Ao usar este site, você concorda com a Política de Privacidade e os Termos de Uso.
Accept
Manaus Atual
Facebook Like
Twitter Follow
Instagram Follow
Manaus AtualManaus Atual
Pesquisar
  • Principal
Follow US
© Foxiz News Network. Ruby Design Company. All Rights Reserved.
Legislativo Estadual

BR-319 é tema principal dos debates na Sessão Ordinária da Aleam desta quarta-feira

19 de fevereiro de 2025
Compartilhar

A discussão sobre a infraestrutura de transporte na região amazônica brasileira, especialmente no que tange à pavimentação da BR-319, tomou conta dos debates entre os deputados estaduais na sessão plenária, desta quarta-feira (19/2), no plenário Ruy Araújo da Assembleia Legislativa do Amazonas (Aleam).
O deputado Sinésio Campos (PT), em discurso no Grande Expediente, disse não aceitar que os 400 quilômetros do trecho do meio da BR-319 não sejam concluídos. “Qual é o impacto ambiental na conclusão das obras?”, questionou. O deputado acrescentou que o debate será menor se tratarmos a Amazônia por uma questão ideológica. “Temos que tratar a BR-319 de uma forma muito mais ampla Eu sei que o presidente dos Estados Unidos é contra a COP30. Ele disse que, nesta direção ambientalista do fundo Amazônia, não tem que dar sequer um real para o fundo”, lamentou.
Em aparte, o deputado Rozenha (PMB) disse que a questão da BR-319 não é só de logística, nem só de preservação ambiental, mas uma questão de subsistência, sobretudo nas cidades de Autazes, Manicoré e Humaitá. “A BR-319 representa integração nacional e o cumprimento pétreo do artigo 5º da Constituição Brasileira”, afirmou. Segundo Rozenha, o que se vê, com muita clareza, é a indisposição por parte do Ministério do Meio Ambiente em relação à rodovia.
O presidente da Assembleia Legislativa, deputado Roberto Cidade (UB), se solidarizou com a pauta defendida pelo deputado Sinésio e afirmou que é importante voltar a contar a com a rodovia asfaltada. Ele lembrou que o governo anterior, através do então ministro da infraestrutura, Tarcísio Freitas, chegou a lançar, em 2019, em Humaitá o início de repavimentação de 52 quilômetros, mas que a recuperação da BR-319 não avançou. “Foi um momento que nos deixou muito otimistas, mas infelizmente não foi em frente e não foi pavimentada”, lamentou.
“Nós precisamos nos unir à bancada federal e cobrar do Governo Federal para que a BR-319 seja pavimentada. O Estado do Amazonas é o único que permanece isolado do resto do Brasil. Sofremos durante a pandemia pela falta de logística. Sofremos por não ter uma estrada que nos permita sair para qualquer lugar do país”, denunciou Cidade.
Atendimento à mulher
A deputada estadual Alessandra Campelo (Podemos) anunciou que a Assembleia Legislativa, em parceria com o Ministério Público, o Poder Judiciário e a Defensoria Pública, está promovendo uma capacitação na Delegacia Geral para atualizar policiais sobre boas práticas no atendimento a mulheres vítimas de violência.
A parlamentar enfatizou a importância de um atendimento humanizado e a necessidade de garantir que vítimas sejam protegidas, em vez de desencorajadas a denunciar seus agressores.
“A Lei Maria da Penha assegura prioridade no atendimento às mulheres vítimas de violência. Elas devem ser protegidas pela segurança pública e pelo sistema de saúde. Não basta mudar a lei, é preciso mudar as práticas”, ressaltou.
Feminicídio
No mesmo discurso, a deputada denunciou casos de feminicídio e violência contra mulheres no Estado. Durante seu pronunciamento, a parlamentar destacou o caso brutal da indígena Rosimar Santos de Oliveira, de 45 anos, ocorrido no município de Barcelos (distante a 399 quilômetros de Manaus), em janeiro deste ano. A vítima, pertencente ao povo Baré, sofreu estupro coletivo seguido de morte, por três homens, também indígenas, pertencentes ao povo Yanomami, com apenas um dos suspeitos preso até o momento.
“A violência contra a mulher não pode ser relativizada como uma questão cultural, porque não é. Violência contra a mulher é crime. Não podemos aceitar que uma mulher indígena, ou qualquer mulher, seja estuprada e assassinada, e que os criminosos permaneçam impunes”, afirmou a deputada.
Campelo informou ainda que a Procuradoria da Mulher da Assembleia Legislativa passou a atuar oficialmente no caso, após receber uma procuração da família da vítima. Além disso, destacou que lideranças Yanomami repudiaram o crime e exigiram justiça.
Finalizando seu discurso, Campelo fez uma reflexão sobre o machismo estrutural que perpetua a violência de gênero no Brasil. “Se todas as ex-mulheres que não estivessem satisfeitas com o fim de seus relacionamentos resolvessem matar seus ex-companheiros, quantos homens estariam aqui hoje? Se toda mulher, num ataque de ciúmes ou por descobrir uma traição, decidisse assassinar seu parceiro ou ex-parceiro, quantos homens estariam vivos?”, questionou a deputada.
UEA
O deputado Thiago Abrahim (UB), comemorou o fato da Universidade do Estado do Amazonas (UEA), ter instalado no município de Itacoatiara (a 176 quilômetros), especificamente na zona rural da Vila de Novo Remanso, o primeiro polo rural da instituição, ofertando o curso superior de Tecnologia em Agroecologia, com a oferta inicial de 60 vagas para estudantes locais.
“É fundamental reconhecer que, frequentemente, jovens desejosos de prosseguir seus estudos e transformar suas vidas precisam deixar suas cidades e comunidades para alcançar esse objetivo. Sabemos que, quando um residente do interior vem para a capital do estado, é pouco provável que retorne à sua terra natal, pois, embora visite sua cidade durante o Natal ou o Ano Novo, é na capital que ele tende a construir sua vida. Além disso, ao levar a universidade para o interior, contribuímos para evitar o inchaço populacional em nossa capital”, resumiu o deputado.
 

Receba as últimas notícias de "Manaus Atual" diretamente na sua caixa de entrada.
Powered by follow.it
Assuntos ALEAM, Assembleia Legislativa do Estado do Amazonas. Legislativo
Compartilhar este artigo
Facebook Twitter Email Copy Link Print
Painel Informe Manaus de Satisfação: Gostou da matéria?
Love0
Angry0
Wink0
Happy0
Dead0

Você pode gostar também

Legislativo Estadual

Com leis em defesa das crianças e adolescentes, deputada Mayra Dias reforça luta no ‘Maio Laranja’

16 de maio de 2025
Legislativo Estadual

Semana de Educação Legislativa encerra com apresentação do programa ‘Cidadão de Berço’

16 de maio de 2025
Legislativo Estadual

Presidente Roberto Cidade propõe Comissão Permanente em defesa da Zona Franca de Manaus durante entrega da Agenda Legislativa da Indústria

16 de maio de 2025
Legislativo Estadual

Emenda de R$ 60 mil do deputado Cabo Maciel reforça a educação do CMPM II

16 de maio de 2025
Legislativo Estadual

Indústria amazonense apresenta Agenda Legislativa 2025 em evento na Assembleia Legislativa

16 de maio de 2025
Legislativo Estadual

Governo do Estado sanciona leis de deputados estaduais relacionadas à área da saúde

16 de maio de 2025
  • Fale Conosco
  • Termo de Uso
  • Sobre o Site

Siga-nos

Portal Manaus Atual