Ao usar este site, você concorda com a Política de Privacidade e os Termos de Uso.
Accept
Manaus Atual
Facebook Like
Twitter Follow
Instagram Follow
Manaus AtualManaus Atual
Pesquisar
  • Principal
Follow US
© Foxiz News Network. Ruby Design Company. All Rights Reserved.
Legislativo Estadual

Roberto Cidade amplia atuação para o fortalecimento da atenção a crianças e adolescentes com TEA

20 de fevereiro de 2025
Compartilhar

Pai atípico, o deputado estadual Roberto Cidade (UB), presidente da Assembleia Legislativa do Amazonas (Aleam), fez um indicativo ao Governo do Amazonas, via Secretaria de Estado de Saúde do Amazonas (SES/AM), para que seja verificada a possibilidade de adequação dos Centros de Atenção Integral à Criança e ao Adolescente (CAICs), instalados na capital, para atendimento às crianças e adolescentes com Transtorno do Espectro Autista (TEA).
Cidade justifica a indicação com base em dados fornecidos pelo Instituto Autismo do Amazonas, que demonstram que o Amazonas possui mais de 20 mil pessoas diagnosticadas com TEA. Os números, porém, tendem a ser muito superiores.
“A criação de espaços adequados é fundamental para oferecer suporte terapêutico e educacional, promovendo a inclusão social e escolar dessas crianças e adolescentes. Por isso, apresentei esse indicativo, para que possam ter mais comodidade nos atendimentos e não precisem se deslocar tanto para terem acesso aos estímulos que precisam. Já aprovamos nesta Casa muitas leis importantes para esse público, mas agora a gente precisa que o Estado execute e isso chegue na ponta, para nossas crianças que precisam e merecem o melhor tratamento”, reforçou.
A implementação de centros especializados, conforme o indicativo, é vital para proporcionar um ambiente terapêutico inclusivo, essencial para o desenvolvimento das habilidades comunicacionais, sociais e motoras das crianças e adolescentes com TEA. Adequar espaços dentro dos CAICs com estímulos sensoriais controlados e comunicação visual adaptada facilitará o processo terapêutico e educacional, promovendo a autonomia e a inclusão social desses indivíduos.
A iniciativa não apenas atenderá a uma demanda crescente, mas também promoverá a inclusão, o desenvolvimento e a melhoria da qualidade de vida desses indivíduos e de suas famílias no estado do Amazonas.
Centro de Inclusão Sensorial na Aleam
O deputado presidente confirmou, ainda, a inauguração do Centro de Inclusão Sensorial para o primeiro semestre deste ano. O espaço, que funcionará dentro das dependências do Legislativo Estadual, irá ofertar terapias e atendimentos direcionados para crianças e adolescentes com TEA e com Síndrome de Down.
“Estamos concluindo as instalações do Centro Sensorial da Aleam e, ainda no primeiro semestre deste ano, ele estará em funcionamento. Inicialmente, serão 200 vagas para servidores do Legislativo e seus dependentes, mas nossa expectativa é de que esse número seja ampliado, gradativamente, para o público em geral no decorrer do ano. Esse será um trabalho social enorme. Não somos a primeira Assembleia do país com essa oferta, mas seremos a primeira da região Norte. Sabemos das dificuldades de mães e pais atípicos para oferecer os atendimentos necessários e para nós da Aleam, é motivo de muita alegria poder ter um espaço como o que teremos aqui”, declarou o deputado.
O Centro de Inclusão Sensorial irá oferecer atendimento médico ambulatorial, acompanhamento com nutricionistas, terapias ocupacionais, fonoaudiólogos, fisioterapeutas, odontólogos e demais especialistas necessários à fisiologia da recuperação motora.

Receba as últimas notícias de "Manaus Atual" diretamente na sua caixa de entrada.
Powered by follow.it
Assuntos ALEAM, Assembleia Legislativa do Estado do Amazonas. Legislativo
Compartilhar este artigo
Facebook Twitter Email Copy Link Print
Painel Informe Manaus de Satisfação: Gostou da matéria?
Love0
Angry0
Wink0
Happy0
Dead0

Você pode gostar também

Legislativo Estadual

Roberto Cidade comemora obras na BR-307 e reforça compromisso com infraestrutura no interior do Amazonas

9 de julho de 2025
Legislativo Estadual

Amazonas é exemplo de campanha de conscientização à saúde animal com o ‘Julho Dourado’

9 de julho de 2025
Legislativo Estadual

Comissão de Indústria, Comércio e Zona Franca da Assembleia Legislativa do Amazonas apresenta balanço semestral

9 de julho de 2025
Legislativo Estadual

Deputada Joana Darc apresenta mais de 90 Projetos de Lei no primeiro semestre de 2025 na Aleam

9 de julho de 2025
Legislativo Estadual

Deputado Cabo Maciel parabeniza posse da reitora da Ufam, Tanara Lauschner, e reforça apoio à educação superior no Amazonas

9 de julho de 2025
Legislativo Estadual

Em data dedicada à ciência, presidente Roberto Cidade celebra política de incentivo à pesquisa nas escolas

8 de julho de 2025
  • Fale Conosco
  • Termo de Uso
  • Sobre o Site

Siga-nos

Portal Manaus Atual