Ao usar este site, você concorda com a Política de Privacidade e os Termos de Uso.
Accept
Manaus Atual
Facebook Like
Twitter Follow
Instagram Follow
Manaus AtualManaus Atual
Pesquisar
  • Principal
Follow US
© Foxiz News Network. Ruby Design Company. All Rights Reserved.
Legislativo Estadual

Deputado Mário César Filho, presidente da CDC da Aleam, e Procon-AM apreendem 1.800 frascos de desodorantes sem procedência em Manaus

22 de fevereiro de 2025
Compartilhar

A Comissão de Defesa do Consumidor da Assembleia Legislativa do Amazonas (CDC-Aleam), presidida pelo deputado estadual Mário César Filho (UB), em parceria com o Instituto de Defesa do Consumidor do Amazonas (Procon-AM), realizou neste fim de semana (21/2), uma operação de fiscalização que resultou na apreensão de 1.800 frascos de desodorantes comercializados sem procedência legal em um estabelecimento de Manaus.
Os produtos, das marcas Rexona e Dove, estavam sendo vendidos sem nota fiscal de compra e com embalagens inteiramente em espanhol, em descumprimento ao Código de Defesa do Consumidor (Lei nº 8.078/1990), que exige que todos os produtos comercializados no Brasil contenham informações claras e precisas em língua portuguesa, conforme determina o artigo 31 da legislação.
Toda a mercadoria foi apreendida e levada para o Procon-AM, onde passará por análises para garantir que não represente riscos aos consumidores. O estabelecimento foi autuado e terá que apresentar justificativas sobre a origem da mercadoria.
O deputado Mário César Filho destacou a importância da fiscalização para garantir a segurança dos consumidores e reforçou que outras ações já estão programadas.
“A comercialização de produtos sem procedência é um risco para a população e um desrespeito ao direito do consumidor. Nossa fiscalização será firme e atuante para impedir essas irregularidades e proteger os amazonenses”, afirmou.
O artigo 31 do Código de Defesa do Consumidor estabelece que “a oferta e apresentação de produtos devem assegurar informações corretas, claras, precisas, ostensivas e em língua portuguesa sobre suas características, qualidade, quantidade, composição, preço, garantia, prazos de validade e origem, entre outros dados”. Dessa forma, qualquer produto comercializado sem tradução oficial está em desacordo com a legislação e pode ser apreendido pelas autoridades competentes.
Conforme o diretor-presidente do Procon-AM, Jalil Fraxe, os consumidores devem estar atentos às informações nos rótulos e embalagens dos produtos.
“O Procon-AM em parceria com a CDC/Aleam, presidida pelo deputado Mário César Filho, tem intensificado as fiscalizações para garantir que os produtos vendidos estejam em conformidade com as normas do CDC, protegendo os direitos dos consumidores. Contudo, é importante que os consumidores também fiquem atentos a essas questões e, caso identifiquem irregularidades, denunciem aos órgãos competentes”, concluiu.
A CDC-Aleam e o Procon-AM continuarão as fiscalizações nos próximos dias para coibir a venda de produtos sem comprovação de origem e reforçar a defesa do consumidor no Amazonas.
A comissão reforça a importância das denúncias e incentiva a população a relatar qualquer suspeita de irregularidade nos canais oficiais da CDC-Aleam e do Procon-AM.
Para denúncias e atendimento, entre em contato com a Comissão de Defesa do Consumidor (CDC/Aleam) através do telefone (92) 3183-4451 e WhatsApp (92) 99169-9144. E por meio do Procon-AM, através do 0800-092-1512 ou 3215-4009.

Receba as últimas notícias de "Manaus Atual" diretamente na sua caixa de entrada.
Powered by follow.it
Assuntos ALEAM, Assembleia Legislativa do Estado do Amazonas. Legislativo
Compartilhar este artigo
Facebook Twitter Email Copy Link Print
Painel Informe Manaus de Satisfação: Gostou da matéria?
Love0
Angry0
Wink0
Happy0
Dead0

Você pode gostar também

Legislativo Estadual

Semana de Educação Legislativa encerra com apresentação do programa ‘Cidadão de Berço’

16 de maio de 2025
Legislativo Estadual

Presidente Roberto Cidade propõe Comissão Permanente em defesa da Zona Franca de Manaus durante entrega da Agenda Legislativa da Indústria

16 de maio de 2025
Legislativo Estadual

Emenda de R$ 60 mil do deputado Cabo Maciel reforça a educação do CMPM II

16 de maio de 2025
Legislativo Estadual

Indústria amazonense apresenta Agenda Legislativa 2025 em evento na Assembleia Legislativa

16 de maio de 2025
Legislativo Estadual

Governo do Estado sanciona leis de deputados estaduais relacionadas à área da saúde

16 de maio de 2025
Legislativo Estadual

Aleam recebe, pela primeira vez, a Agenda Legislativa da Indústria do Amazonas 2025

16 de maio de 2025
  • Fale Conosco
  • Termo de Uso
  • Sobre o Site

Siga-nos

Portal Manaus Atual