Ao usar este site, você concorda com a Política de Privacidade e os Termos de Uso.
Accept
Manaus Atual
Facebook Like
Twitter Follow
Instagram Follow
Manaus AtualManaus Atual
Pesquisar
  • Principal
Follow US
© Foxiz News Network. Ruby Design Company. All Rights Reserved.
Legislativo Estadual

Para deputado Adjuto Afonso, regulamentação do transporte fluvial vai disciplinar a atuação de barcos de cargas e passageiros no Amazonas

18 de março de 2025
Compartilhar

O deputado Adjuto Afonso (União Brasil) utilizou a tribuna da Assembleia Legislativa do Amazonas (Aleam) para parabenizar o governador Wilson Lima (União Brasil) pela regulamentação da Lei nº 7.402/2025, que altera a Lei nº 5.604/2021, e define regras para o serviço de transporte hidroviário intermunicipal de passageiros e cargas no estado do Amazonas. A nova legislação visa melhorar a qualidade do serviço, fortalecendo o trabalho da Agência Reguladora dos Serviços Públicos Delegados e Contratados do Estado do Amazonas (Arsepam), enquanto órgão fiscalizador. A medida foi publicada no Diário Oficial do Amazonas, no dia 10 de março de 2025.
“Quero cumprimentar o governador Wilson Lima, que regulamentou a Lei do transporte hidroviário. Isso é muito bom, porque vai disciplinar a atuação de barcos de cargas, barcos de recreios que atuam aqui no nosso Estado. Nós aqui temos o maior Rio do mundo e éramos o único estado que não tinha uma navegação regulamentada. Aqui, nossas estradas são os nossos rios e essa lei é fundamental para profissionalizar o serviço”, destacou.
De acordo com o deputado, a Lei aprovada em 2021 precisou passar por uma ampla discussão com representantes do segmento do transporte fluvial, tanto de cargas como de passageiros. Após as discussões, a matéria retornou ao Legislativo para a realização de ajustes, antes de ser finalmente sancionada e regulamentada, através de Decreto.
Mudanças
As principais mudanças incluem a redefinição do transporte hidroviário como serviço intermunicipal, dentro do Amazonas, com embarcações de diferentes portes operando conforme horários e tarifas estabelecidos pela Arsepam.
Também traz melhorias para usuários, entre elas: garantia de conforto e previsão de embarcações alternativas em caso de interrupção do serviço; vagas gratuitas para idosos e PcDs; e obrigatoriedade na comunicação de reajuste nas passagens com antecedência mínima de 30 dias.
Com a regulamentação, Adjuto Afonso acredita que os passageiros e cargas serão transportados com mais segurança pelos rios do Amazonas. “Temos que fazer esse transporte por meio de linhas regulares, como existem as linhas de ônibus no transporte público e rodoviário. A população não pode andar em qualquer barco, quantos acidentes tivemos com embarcações que sequer passaram pela Capitania dos Portos?”, relembra.
Além disso, o parlamentar destacou, ainda, que os empresários do setor de navegação também podem ser beneficiados. “Com essa regulamentação vamos disciplinar o serviço e esses empresários vão poder ter acesso a linhas de crédito”, finaliza o deputado.
Comissão de Transportes
O deputado Adjuto Afonso é presidente da Comissão de Transportes da Aleam. A regulamentação da Lei nº 5.604/2021 teve participação direta do deputado junto ao Executivo, promovendo discussões entre as partes envolvidas e enviando indicativo para a criação da legislação.

Receba as últimas notícias de "Manaus Atual" diretamente na sua caixa de entrada.
Powered by follow.it
Assuntos ALEAM, Assembleia Legislativa do Estado do Amazonas. Legislativo
Compartilhar este artigo
Facebook Twitter Email Copy Link Print
Painel Informe Manaus de Satisfação: Gostou da matéria?
Love0
Angry0
Wink0
Happy0
Dead0

Você pode gostar também

Legislativo Estadual

Deputado Cabo Maciel reforça importância da saúde ocular infantil durante Sessão Especial na Aleam A Assembleia Legislativa do Amazonas (Aleam) realizou na terça-feira Sessão Especial voltada à saúde ocular infantil e ao fortalecimento de políticas públicas voltadas ao diagnóstico precoce de deficiências visuais. A solenidade foi proposta pelos deputados estaduais Cabo Maciel (PL) e Delegado Péricles (PL). O encontro reuniu especialistas em oftalmologia, gestores de saúde, educadores e representantes de entidades civis. O deputado Cabo Maciel, autor de dois importantes Projetos de Lei sobre o tema — os PLs nº 1174/2023 e nº 858/2023 —, destacou em sua fala a necessidade de atenção à visão das crianças como condição básica para o aprendizado e a qualidade de vida. Testes para detectar o daltonismo nas escolas públicas

9 de maio de 2025
Legislativo Estadual

Com a subida das águas do rio Negro, Roberto Cidade cobra informações junto à Prefeitura de Manaus sobre ações preventivas e de assistência à população

8 de maio de 2025
Legislativo Estadual

Comissão de Segurança Pública pede informações à SSP e chama secretário

8 de maio de 2025
Legislativo Estadual

Comissão de Assistência Social da Aleam intensifica campanha solidária de doação de frascos para armazenamento de leite materno

8 de maio de 2025
Legislativo Estadual

Wilker Barreto homenageia líderes comunitários em Sessão Especial na Aleam

8 de maio de 2025
Legislativo Estadual

Emenda de Comandante Dan financia Fórum de Saúde Mental da PM

8 de maio de 2025
  • Fale Conosco
  • Termo de Uso
  • Sobre o Site

Siga-nos

Portal Manaus Atual