Ao usar este site, você concorda com a Política de Privacidade e os Termos de Uso.
Accept
Manaus Atual
Facebook Like
Twitter Follow
Instagram Follow
Manaus AtualManaus Atual
Pesquisar
  • Principal
Follow US
© Foxiz News Network. Ruby Design Company. All Rights Reserved.
Legislativo Estadual

Procuradoria da Mulher da Aleam apoia empoderamento feminino e realiza curso Bonecaria da Amazônia

26 de março de 2025
Compartilhar

A Procuradoria Especial da Mulher da Assembleia Legislativa do Amazonas (Aleam) realizou, nesta quarta-feira (26/3), o curso Bonecaria da Amazônia, ação da deputada Alessandra Campelo (Podemos) e do presidente da Casa Legislativa, deputado Roberto Cidade (UB), dentro do programa de apoio às mulheres empreendedoras. A atividade acontece das 8h às 17h, na Escola do Legislativo.
A responsável por ministrar o curso foi a professora Vanda Amaral. Ela é amazonense, formada na área da Educação em Normal Superior, pós-graduada em Educação do Campo e Especialista em Negócios da Floresta. Vanda Amaral é CEO e fundadora da “Bonecaria da Amazônia”, além de ter notabilizado como criadora da boneca de pano “Flor de Tucumã”, um marco entre os itens do tipo na Região Norte.
“A bonequinha Flor de Tucumã nasceu dentro da Universidade do Estado do Amazonas, como tema do projeto de conclusão de curso e foi inspirada nas lembranças de infância de Vanda”, explicou a deputada Alessandra, ressaltando que na época não existia uma identidade da beleza amazônida nas bonecas de pano, brinquedo que é um dos preferidos da infância das meninas.
A boneca Flor de Tucumã é uma obra 100% autoral e personalizada e possui exemplares exclusivos espalhados por toda Amazônia, estados do Brasil e em diversos países como Suíça, Austrália, Portugal e Inglaterra. Hoje é vendida e exportada por intermédio de uma loja virtual chamada @bonecariadaamazonia.
Sobre o curso
A capacitação tem duração de 10 horas e beneficiará 30 mulheres, todas costureiras oriundas de diversas zonas de Manaus. O curso da professora Vanda Amaral terá aula teórica, modelagem, montagem e execução de exemplares únicos de bonecas de cada aluna.
Além da qualificação, as mulheres têm acesso a orientações sobre o programa Crédito Rosa, do Governo do Amazonas (Seas e Afeam), e a uma palestra com o tema “A Mulher e o Empreendedorismo”, ministrada por Roberta Veras Antônio, especialista em Finanças e Empreendedorismo, Educadora Financeira e integrante do Conselho da Mulher Empreendedora.
Parceira do Legislativo 
Neste mês de março, a professora Vanda Amaral recebeu o Diploma Mulher Cidadã Amazonense, concedido pela Aleam, por ser pioneira na confecção de bonecas artesanais com beleza amazônica e por colocar seu projeto à disposição da Procuradoria Especial da Mulher. O objetivo da parceria é dar às mulheres vítimas de violência atendidas pelo órgão a esperança de dias melhores e oportunidade de trabalho e renda. As alunas do curso serão novas empreendedoras no ramo da bonecaria artesanal.

Receba as últimas notícias de "Manaus Atual" diretamente na sua caixa de entrada.
Powered by follow.it
Assuntos ALEAM, Assembleia Legislativa do Estado do Amazonas. Legislativo
Compartilhar este artigo
Facebook Twitter Email Copy Link Print
Painel Informe Manaus de Satisfação: Gostou da matéria?
Love0
Angry0
Wink0
Happy0
Dead0

Você pode gostar também

Legislativo Estadual

Após denúncia de discriminação, deputado Mário César Filho e Procon–AM notificam empresa em shopping de Manaus

6 de julho de 2025
Legislativo Estadual

Cabo Maciel destaca modernização de Lábrea com LED e asfalto e parabeniza Wilson Lima e prefeito Gerlando Lopes

5 de julho de 2025
Legislativo Estadual

Adjuto Afonso destaca apoio ao empreendedorismo na inauguração da nova sede do Sebrae em Presidente Figueiredo

4 de julho de 2025
Legislativo Estadual

Agricultores da ASA, beneficiados por emendas do deputado João Luiz, realizam primeira colheita de café de 2025

4 de julho de 2025
Legislativo Estadual

Aleam reconhece a capoeira como modalidade esportiva a partir de lei de autoria do deputado Roberto Cidade

4 de julho de 2025
Legislativo Estadual

Comissões Técnicas da Aleam analisaram 1.644 proposituras no primeiro semestre de 2025

4 de julho de 2025
  • Fale Conosco
  • Termo de Uso
  • Sobre o Site

Siga-nos

Portal Manaus Atual