Ao usar este site, você concorda com a Política de Privacidade e os Termos de Uso.
Accept
Manaus Atual
Facebook Like
Twitter Follow
Instagram Follow
Manaus AtualManaus Atual
Pesquisar
  • Principal
Follow US
© Foxiz News Network. Ruby Design Company. All Rights Reserved.
Legislativo Estadual

‘Enchente do Madeira é grave e a população necessita de assistência urgente’, declara Comandante Dan

14 de abril de 2025
Compartilhar

Após ter ido à Humaitá (a 697 quilômetros de Manaus), na quinta-feira (10/4), o deputado estadual Comandante Dan (Podemos) voltou a falar da enchente da calha do rio Madeira e alerta às autoridades estaduais e federais sobre a necessidade de assistência às populações da região Sul do Amazonas. Segundo o parlamentar, já há isolamento de distritos e comunidades.
“A situação é bastante grave. Na BR-230, a Transamazônica, nas margens do Km 3 ao 20, muitos tiveram que deixar suas casas, área que ainda pertence ao município de Humaitá. No distrito de Matupi, já na área territorial de Manicoré (distante 331 quilômetros da capital), as mercadorias em geral, como água mineral combustível, não têm como chegar pela a estrada. Lá no Matupi, com uma população estimada de 12 mil habitantes, o DNIT (Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes) disponibilizou uma balsa gratuitamente para transportar caminhões, num percurso que demora dias pelo rio Aripuanã, chegando no porto da Prainha, a 100 quilômetros de Apuí, distante a 455 quilômetros de Manaus”, declarou o deputado.
Segundo ele, a dificuldade de abastecimento do distrito é enorme, assim como o deslocamento dos cidadãos residentes. Há relatos de que as pessoas que tentam ir de Matupi para Humaitá estão sujeitas a pagar a passagem de ônibus, percorrer 150 quilômetros pela rodovia e depois ter que embarcar numa rabeta, ou voadeira, que chega a custar mais R$ 150 por passageiro.
Durante o final de semana, o prefeito de Apuí, Marquinhos Macil (MDB), declarou que não tem água mineral em lugar nenhum da cidade, que completou duas semanas em isolamento total, devido à interrupção do tráfego na BR-230. O prefeito denunciou a falta de abastecimento de alimentos, água mineral, combustíveis e outros itens, além de dificuldades de mobilidade. Apesar da cheia do Madeira se configurar severa, desde o final de março e estar a aproximadamente dois metros para alcançar a marca histórica de 2014, os decretos de situação de emergência foram homologados no final da semana passada.
“Saí da plenária da última quinta-feira e embarquei para Humaitá. Estive na saída do município para a BR-230 e apelei aos Secretários Chefes da Casa Civil e da Defesa Civil do Estado pela homologação do Estado de Emergência para Humaitá, Manicoré e Apuí, a pedido das lideranças locais. Até aquele momento não havia formalização. Infelizmente, repito, a despeito das seguidas tragédias climatológicas, continuamos agindo de forma reativa e tardia. Agora, precisamos ficar alertas para as necessidades daquela população e também ficar mais atentos à Região Metropolitana de Manaus, para onde há probabilidade de 98% de inundação”, finalizou o Comandante Dan.
Segundo a Companhia de Pesquisa de Recursos Minerais (CPRM) no Primeiro Alerta de Cheia, emitido em 28 de março, a previsão para Manaus é que o rio Negro atinja aproximadamente 28,68 metros, com um intervalo provável variando entre 27,93 e 29,43 metros. Segundo o modelo utilizado, a probabilidade de que o rio venha atingir a cota de inundação em Manaus (de 27,50 metros) é de 98%. Para a cota de inundação severa (29,00 metros) essa probabilidade é de 30%.

Receba as últimas notícias de "Manaus Atual" diretamente na sua caixa de entrada.
Powered by follow.it
Assuntos ALEAM, Assembleia Legislativa do Estado do Amazonas. Legislativo
Compartilhar este artigo
Facebook Twitter Email Copy Link Print
Painel Informe Manaus de Satisfação: Gostou da matéria?
Love0
Angry0
Wink0
Happy0
Dead0

Você pode gostar também

Legislativo Estadual

Comandante Dan apoia realização do 1º Simpósio de Regularização Fundiária do Estado do Amazonas

9 de maio de 2025
Legislativo Estadual

Sessão Especial: Delegado Péricles presta homenagem aos oftalmologistas do Amazonas

9 de maio de 2025
Legislativo Estadual

Deputado Wanderley Monteiro propõe transporte digno para mães após o parto com o programa Minha Cegonha

9 de maio de 2025
Legislativo Estadual

Deputado Cabo Maciel reforça importância da saúde ocular infantil durante Sessão Especial na Aleam

9 de maio de 2025
Legislativo Estadual

Deputado Cabo Maciel reforça importância da saúde ocular infantil durante Sessão Especial na Aleam A Assembleia Legislativa do Amazonas (Aleam) realizou na terça-feira Sessão Especial voltada à saúde ocular infantil e ao fortalecimento de políticas públicas voltadas ao diagnóstico precoce de deficiências visuais. A solenidade foi proposta pelos deputados estaduais Cabo Maciel (PL) e Delegado Péricles (PL). O encontro reuniu especialistas em oftalmologia, gestores de saúde, educadores e representantes de entidades civis. O deputado Cabo Maciel, autor de dois importantes Projetos de Lei sobre o tema — os PLs nº 1174/2023 e nº 858/2023 —, destacou em sua fala a necessidade de atenção à visão das crianças como condição básica para o aprendizado e a qualidade de vida. Testes para detectar o daltonismo nas escolas públicas

9 de maio de 2025
Legislativo Estadual

Com a subida das águas do rio Negro, Roberto Cidade cobra informações junto à Prefeitura de Manaus sobre ações preventivas e de assistência à população

8 de maio de 2025
  • Fale Conosco
  • Termo de Uso
  • Sobre o Site

Siga-nos

Portal Manaus Atual