A atividade desenvolvida com os alunos do Ensino Fundamental contou com leitura de cordéis, apresentações teatrais e exibição de estandes
FOTO: Eduardo Cavalcante / Secretaria de Estado de Educação e Desporto Escolar
A Escola Estadual Carvalho Leal, localizada no bairro Cachoeirinha, zona sul de Manaus, promoveu, nesta sexta-feira (25/04), o “1º Sarau Literário EE Carvalho Leal”. O evento realizado pelos estudantes dos Anos Iniciais contou com leitura de contos e cordéis, apresentações teatrais e exibição de estandes para os familiares e responsáveis presentes.
Idealizado para os estudantes do 1º ao 5º ano do Ensino Fundamental, o Sarau Literário da EE Carvalho Leal buscou incentivar a leitura, a escrita e o gosto pela literatura. De maneira lúdica e dinâmica, os alunos desenvolveram suas apresentações com base nos livros trabalhados em sala de aula.
“O Sanduíche da Maricota”, do autor Avelino Guedes; “Minhas Rimas de Cordel”, do autor César Obeid; “Os Pequenos Detetives da História”, de Etelvina Garcia; “Até Passarinho Passa”, de Bartolomeu Queirós; e “Eu e meus botões”, de Ana Paula Picheth foram os livros trabalhados pelos estudantes. Também foi abordado pelos alunos o folclore brasileiro, utilizando adivinhas passarinhas, em Cordel.
A diretora escolar da EE Carvalho Leal, Ana Carolina Pinheiro, explicou que a atividade buscou trazer os estudantes como protagonistas dos contos, apresentando aquilo que eles compreenderam aliado aos professores, permitindo um aprendizado divertido aos alunos.
FOTO: Eduardo Cavalcante / Secretaria de Estado de Educação e Desporto Escolar“Essa apresentação incentiva os alunos a lerem e a importância dessa leitura. Essa fase para as crianças é uma fase crucial, então que os pais leiam com seus filhos em casa e que os professores criem esse hábito para que as crianças possam cada vez mais absorver os conteúdos necessários para o seu desenvolvimento”, disse a diretora.
Aprendizados
Além da leitura, a atividade desenvolvida pelos professores também trabalhou diferentes aprendizados como: trabalho em equipe, dicção e até mesmo educação alimentar, como afirmou a professora dos estudantes do 1º ano do Ensino Fundamental, Graciney Alves.
Segundo a professora, durante a leitura do livro “O Sanduíche da Maricota”, foi realizada uma atividade dinâmica envolvendo o tema do livro. Por meio de um piquenique, os alunos aprenderam sobre alimentos saudáveis e sua importância de consumi-los.
“Nós tivemos uma parceria. Os pais mandaram os alimentos que seriam usados nesse piquenique, como verduras, tomate e milho. Aqueles que não gostavam, observando aqueles que gostavam foram provar, então, de uma simples leitura, virou uma atividade muito prazerosa”, explicou a professora.
Da casa para a escola
FOTO: Eduardo Cavalcante / Secretaria de Estado de Educação e Desporto Escolar
Fernanda Machado, além de mãe da aluna Ana Eloísa Melo, do 1º ano, é também professora da turma do 4º ano na EE Carvalho Leal. Ela enfatizou a importância do trabalho realizado na escola para a inserção da literatura e a necessidade da parceria dos pais.
“Eu acho muito importante esse incentivo e esse fomento a leitura porque a escola pública é isso, é acreditar no seu aluno, é incentivar o seu aluno a ir além. Eu como mãe e professora, como alguém que acredita na escola pública, estou muito orgulhosa do que ela apresentou e dos meus alunos também”, completou.
Para a aluna Ana Eloísa Melo, 6 anos, a atividade foi superdivertida. Como alguém que adora contos, a atividade a incentivou a continuar fazendo algo que gosta.
“Eu gostei muito da parte que a raposa come a galinha. Eu gostei muito que eu pude vestir meu vestido de formatura e também passar tempo com os meus amigos”, contou a aluna.
O post EE Carvalho Leal realiza sarau literário com alunos dos Anos Iniciais apareceu primeiro em Agência Amazonas de Notícias.