Ao usar este site, você concorda com a Política de Privacidade e os Termos de Uso.
Accept
Manaus Atual
Facebook Like
Twitter Follow
Instagram Follow
Manaus AtualManaus Atual
Pesquisar
  • Principal
Follow US
© Foxiz News Network. Ruby Design Company. All Rights Reserved.
Amazonas

Ação coordenada das secretarias de Saúde do Amazonas, do Acre e de Rondônia garante transplante de fígado de paciente de Envira

7 de maio de 2025
Compartilhar

Operação durou cerca de 30 horas e mostrou a força do trabalho integrado do SUS

FOTO: Luan Martins / SES-Acre e Evandro Seixas/ SES-AM

A articulação rápida e coordenada entre as secretarias de Saúde do Amazonas (SES-AM), do Acre (SES-AC) e de Rondônia (SES-RO) e da prefeitura de Envira garantiu uma nova chance de vida a um paciente de 61 anos, morador do município, a 1.208 quilômetros de Manaus. Elson Wanderley de França foi submetido a um transplante de fígado na segunda-feira (05/05), em Rio Branco (AC), após uma operação de 30 horas que se transformou em uma corrida contra o tempo, desde o momento em que o doador do órgão foi identificado pela Central de Transplantes, na tarde de domingo.

De acordo com a secretária de Saúde do Amazonas, Nayara Maksoud, a integração entre os estados demonstrou a força do Sistema Único de Saúde (SUS). “Um morador de Envira foi receptor de um fígado captado em Rondônia, com transplante realizado no Acre, e o município de origem do paciente foi peça-chave nessa logística. Essa integração é fundamental para vencermos os desafios da nossa região e salvarmos cada vez mais vidas”, destacou a secretária, que coordenou a ação junto com os gestores dos outros estados.

FOTO: Luan Martins / SES-Acre e Evandro Seixas/ SES-AM

“Assim que nos informaram do doador compatível, entramos numa articulação interestadual e, em questão de horas, organizamos a operação que envolveu também a prefeitura de Envira, que garantiu aeronave para levar o paciente a Rio Branco. Enquanto isso, o governo do Acre mobilizou suas equipes para buscar o órgão em Porto Velho, capital de Rondônia”, relata a secretária da SES-AM, Nayara Maksoud.

Na manhã de segunda-feira, enquanto o paciente embarcava de avião para Rio Branco, o fígado era captado em Porto Velho e levado de helicóptero da Secretaria de Justiça e Segurança Pública do Estado (Sejusp). Ao todo, foram mais de 30 horas de trabalho das equipes envolvidas. A cirurgia durou aproximadamente 10 horas e foi realizada na Fundação Hospitalar do Acre (Fundhacre), referência em transplantes no Estado.

FOTO: Luan Martins / SES-Acre e Evandro Seixas/ SES-AM

O paciente, que sofria de cirrose e câncer no fígado, segue internado na Unidade de Terapia Intensiva (UTI), sob cuidados da equipe multiprofissional, com boa recuperação.

Em um comunicado nas redes sociais, a família de Elson Wanderley de França manifestou gratidão. “Temos a imensa alegria de compartilhar que a cirurgia foi realizada com sucesso. Elson encontra-se em recuperação na UTI, em fase de pós-operatório, e seu quadro clínico evolui positivamente, dentro do esperado. A todos os envolvidos, nosso mais sincero e emocionado obrigado. Que esse gesto de solidariedade e compromisso com a vida sirva de exemplo para todos”, diz a mensagem.

O prefeito de Envira, Ivon Rattes, celebrou o sucesso da missão. “A vida deve mobilizar os gestores públicos. Foi isso que fizemos. Agradeço aos Governos do Amazonas e do Acre e à equipe do Governo de Rondônia. Todos foram fundamentais para que o paciente tivesse essa oportunidade de viver”, disse.

O médico Tercio Genzini, responsável técnico pelos transplantes hepáticos na Fundhacre, ressaltou que o Norte está se tornando referência em transplantes e enfatizou a importância da doação de órgãos. “Também é importante reconhecer o trabalho do Sistema Nacional de Transplantes, que, por meio dos convênios com a aviação civil, garantiu que eu e uma auxiliar chegássemos a tempo para a realização da captação e do transplante. A aviação também tem salvado vidas”, ressaltou.

FOTO: Luan Martins / SES-Acre e Evandro Seixas/ SES-AM

O secretário de Saúde do Acre, Pedro Pascoal, destacou a força do SUS e a integração entre os estados para vencer os obstáculos logísticos da Amazônia. “A logística na região amazônica é desafiadora, mas, com união de esforços, conseguimos salvar mais uma vida. Agradeço também aos governos do Amazonas e Rondônia, por meio de seus secretários de Saúde, além da Prefeitura de Envira, por todo o esforço conjunto”.
O post Ação coordenada das secretarias de Saúde do Amazonas, do Acre e de Rondônia garante transplante de fígado de paciente de Envira apareceu primeiro em Agência Amazonas de Notícias.

Receba as últimas notícias de "Manaus Atual" diretamente na sua caixa de entrada.
Powered by follow.it
Assuntos Agência Amazonas, Governo do Amazonas, Governo Wilson Lima, SECOM
Compartilhar este artigo
Facebook Twitter Email Copy Link Print
Painel Informe Manaus de Satisfação: Gostou da matéria?
Love0
Angry0
Wink0
Happy0
Dead0

Você pode gostar também

Amazonas

Estádio Carlos Zamith entra na reta final de modernização com novo sistema de iluminação e melhorias na estrutura

8 de maio de 2025
Amazonas

Governo do Amazonas firma acordo com Agência Nacional de Águas para fortalecer gestão dos recursos hídricos

8 de maio de 2025
Amazonas

Governo do Amazonas entrega kits de bebês e cestas de alimentos para grávidas em situação de vulnerabilidade, em Parintins

8 de maio de 2025
Amazonas

PC-AM e Senad realizam primeiro leilão on-line de veículos apreendidos em operações no Amazonas

8 de maio de 2025
Amazonas

Em sete meses, Núcleo de Recuperação de Celulares prendeu 38 pessoas e recuperou cerca de cinco mil aparelhos

8 de maio de 2025
Amazonas

Transformação digital ganha reforço no Amazonas com nova pós-graduação

8 de maio de 2025
  • Fale Conosco
  • Termo de Uso
  • Sobre o Site

Siga-nos

Portal Manaus Atual