Em Sessão Especial realizada na manhã desta sexta-feira (16/5), no plenário Ruy Araújo da Assembleia Legislativa do Amazonas (Aleam ), a Federação das Indústrias do Estado do Amazonas (Fieam) e o Centro da Indústria do Estado do Amazonas (Cieam), apresentaram aos parlamentares estaduais a Agenda Legislativa da Indústria do Amazonas 2025. A solenidade foi uma parceria entre as entidades, o deputado Roberto Cidade (União Brasil), presidente da Casa, e do deputado Adjuto Afonso (União Brasil), vice-presidente, e contou com a participação de representantes da indústria, do comércio, da Zona Franca de Manaus, além dos deputados Abdala Fraxe (Avante), Sinésio Campos (PT) e Alessandra Campelo (Podemos).
Esta é a primeira vez que a Agenda Legislativa da Indústria do Amazonas 2025 é entregue no Legislativo Estadual. O documento é um instrumento de diálogo transparente e qualificado com os Poderes Legislativo e Executivo. Na Agenda constam as principais proposições legislativas em tramitação no Congresso Nacional com impacto direto na Zona Franca de Manaus (ZFM), defendendo a manutenção de suas vantagens comparativas como política de desenvolvimento regional.
Ao entregar o documento aos deputados estaduais, o presidente da Fieam, o empresário Antonio Silva, explicou que a formatação das propostas teve uma grande contribuição dos parlamentares estaduais, em especial do deputado Adjuto Afonso.
“Nesta proposta está elencado tudo aquilo que o setor produtivo precisa para fazer mais atração de empresas e geração de emprego e renda. Essa é uma proposta que fizemos e tivemos, de pronto, a adesão do nosso parceiro, deputado Adjuto Afonso, que tem estado conosco todo o tempo, na alegria ou na tristeza. Então o deputado Adjuto é nosso parceiro direto”, declarou Antonio Silva.
Já o presidente executivo do Cieam, Lúcio Flávio Morais de Oliveira, explicou a base de construção do documento evidenciando a importância do setor industrial.
“A Zona Franca de Manaus, após mais de cinco décadas de existência, se configura como a locomotiva do desenvolvimento socioeconômico, e principal fonte de arrecadação do estado do Amazonas, onde se destaca como protagonista da geração de emprego e renda, proporcionando melhoria significativa da qualidade de vida de todos os amazonenses, bem como, dos estados vizinhos da região norte. Nesse sentido, as entidades de classe representativas da indústria constroem anualmente, uma pauta que monitora as principais proposições legislativas, federal e estadual, que podem impactar nas atividades da indústria”, disse.
O deputado Adjuto Afonso destacou o fato de que a Fieam e o Cieam, neste ano, priorizaram a Assembleia Legislativa do Amazonas, apresentando a Agenda Legislativa da Indústria em Manaus, antes mesmo de levá-la à bancada federal do Amazonas em Brasília, onde acontece anualmente uma sessão para a entrega do documento.
“O momento aqui é de ouvirmos a Federação das Indústrias e agradecer ao presidente Antonio Silva, que escolheu a nossa casa para fazer este lançamento tão importante. É a primeira vez que a Assembleia do Amazonas recebe a Fieam e o Cieam para que a gente tenha o conhecimento desta Agenda. É muito importante, para nós, sermos os primeiros a receber essa Agenda da Indústria, setor que gera mais de 120 mil empregos diretos. Eu vejo que a cada dia crescem os números de emprego. Certamente, sem o PIM, nossa população não teria nenhuma outra alternativa econômica, principalmente no interior do estado”, avaliou o deputado.
Da mesma maneira, o presidente Roberto Cidade também falou da importância do diálogo entre o parlamento e a indústria e afirmou que pretende transformar a entrega da Agenda Legislativa da Indústria em uma tradição dentro da Aleam.
“Estamos sempre à disposição. Acredito que a indústria sempre tem que ser ouvida. No ano que vem estaremos de portas abertas e iremos fazer um evento muito maior. Faço questão de pedir para que o governador esteja presente também e que o poder judiciário também esteja presente, porque precisamos do apoio jurídico. Precisamos trabalhar com muito diálogo e construções eficazes”, declarou.
Além de Adjuto e Cidade, compuseram a Mesa o presidente da Fieam, Antonio Silva; o Secretário Executivo de Estado de Planejamento, Desenvolvimento, Ciência, Tecnologia e Inovação (Sedecti), Gustavo Adolfo Igrejas; o presidente-executivo do Centro Da Indústria do Estado do Amazonas (Cieam), Lúcio Flávio Morais de Oliveira; o superintendente adjunto executivo da Superintendência da Zona Franca de Manaus (Suframa), Luiz Frederico de Oliveira Aguiar; a vice-presidente da Federação das Indústrias do Estado do Pará (Fiepa), Priscila Vieira; o diretor Laemanuel Mustaffa Paes Lemos, da Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo do Amazonas do Estado do Amazonas (Fecomércio -AM); Jorge Luiz Rodrigues, diretor de relações empresárias e institucional da Associação Comercial do Amazonas (ACA); e Rodrigo Durães Fugii, presidente da Comissão de Relações Institucionais da Câmara de Comércio e Indústria Nipo-Brasileira do Amazonas.