A II Semana de Educação Legislativa, promovida pela Escola do Legislativo Senador José Lindoso, foi encerrada nesta sexta-feira (16/5), no auditório Senador João Bosco Ramos de Lima, com a apresentação do programa “Cidadão de Berço”. Coordenado pela Gerência de Educação Cidadã, esta edição teve a participação de estudantes do 5º ano do ensino fundamental da Escola Estadual Maria Arminda Guimarães de Andrade.
O programa Cidadão de Berço foi criado por meio do Projeto de Resolução Legislativa (PRL) nº 55, de 2023, com o objetivo de promover a formação cidadã e política de crianças do ensino fundamental, por meio de atividades como teatro de fantoches, rodas de conversa, simulação de votação entre os alunos e elaboração de uma carta coletiva destinada ao Poder Legislativo estadual.
A pedagoga Josy Kelly Martins, responsável pelo programa, apresentou aos alunos, de forma lúdica, a origem e o funcionamento dos Poderes Executivo, Legislativo e Judiciário, bem como a função e a importância do voto.
Balanço da semana
De acordo com o diretor da Escola do Legislativo, professor Jander Lasmar, a Semana atingiu sua finalidade ao reunir representantes das escolas de governo, promovendo um intercâmbio de conhecimentos e experiências, com a exposição dos principais programas e cursos de cada instituição.
“Além de termos conseguido mostrar ao público participante a finalidade de uma escola de governo e sua importância para a sociedade como instrumento de educação, conseguimos ainda reunir jovens que tiveram a oportunidade de atualizar seus conhecimentos sobre temas sociais relevantes, por meio de profissionais e palestrantes capacitados, convidados pela nossa Escola”, destacou Jander.
Para a servidora da Escola do Legislativo e coordenadora do programa Educando pela Cultura, Jacy Braga, o resultado da semana foi exitoso.
“Conseguimos trabalhar, com sucesso, os temas propostos, que incluíram letramento racial, educação antirracista, o impacto das redes sociais na vida dos jovens, novos modelos de formação familiar e adoção, além da apresentação do programa Cidadão de Berço, com a presença de um público que saiu mais consciente e informado, fazendo com que a Escola cumprisse, mais uma vez, sua missão precípua de educar e orientar.”