O deputado estadual Comandante Dan (Podemos) viajou à calha do rio Madeira no sábado (17/5). O roteiro incluiu a comunidade de Santo Antônio do Matupi, localizada na zona rural de Manicoré (distante 332 quilômetros de Manaus) e a cidade de Borba (a155 quilômetros. Além de verificar as ações humanitárias desenvolvidas para assistir aos cidadãos do Madeira, severamente atingidos pela enchente, o parlamentar reuniu com cidadãos, com trabalhadores do segmento de pesca e com lideranças municipais.
“Estivemos hoje na comunidade de Matupi e no município de Borba, em reunião com lideranças locais e conversando com os cidadãos, para encontrar formas de nosso mandato levar qualidade de vida à nossa gente do interior. Fomos o primeiro deputado a denunciar a situação crítica e o isolamento do Sul do Amazonas, em razão do transbordamento do Madeira sobre a BR-230, atingindo mais diretamente Humaitá, Manicoré, Apuí e a comunidade de Matupi. Estivemos aqui há pouco mais de um mês e voltamos para ver se nossos alertas e pedidos de socorro aos municípios encontraram ressonância”, afirmou o parlamentar.
Em Santo Antônio do Matupi, Dan reuniu com a comunidade e empreendedores locais para tratar sobre o recapeamento da Via Vicinal Pito Acesso, considerada estratégica para os 10 mil cidadãos que vivem naquele distrito. Outro assunto da pauta foi a regularização fundiária, necessária a produtores rurais, mas que requer critérios, já que a região possui áreas de preservação ambiental e terras indígenas, como a dos Tenharim, Marmelos e Jiahui, que foram atravessadas pela BR-230. O deputado também pleiteia uma solução ao fechamento do escritório da Amazonas Energia em Matupi, sem uma solução até o momento.
Em Borba, o Comandante Dan participou da inauguração do escritório sede dos pescadores, filiado à Federação dos Sindicatos dos Pescadores e Pescadoras Artesanais do Amazonas, um espaço que fortalecerá a representatividade do segmento naquela cidade. O parlamentar participou também de reuniões comunitárias, esteve com a equipe do Prefeito Toco Santana e fiscalizou obras executadas com recursos públicos. Dan havia oficialmente solicitado uma solução aos problemas enfrentados pelo Porto de Borba, que já recebeu do DNIT (Departamento Nacional de Infraestrutura de Transporte) providências emergenciais.
Nesta segunda-feira (19/5), o deputado atende a convite da Câmara Federal na cidade de Fortaleza (CE), para tomar parte no seminário sobre implementação das Leis Orgânicas das Polícias e Bombeiros Militares.