Ao usar este site, você concorda com a Política de Privacidade e os Termos de Uso.
Accept
Manaus Atual
Facebook Like
Twitter Follow
Instagram Follow
Manaus AtualManaus Atual
Pesquisar
  • Principal
Follow US
© Foxiz News Network. Ruby Design Company. All Rights Reserved.
Legislativo Estadual

Comandante Dan participa do 1º Seminário da Comissão de Segurança Pública e Combate ao Crime Organizado da Câmara dos Deputados, em Fortaleza

20 de maio de 2025
Compartilhar

O deputado estadual Comandante Dan (Podemos) foi convidado ao evento na condição de presidente, tanto da Comissão de Segurança Pública do Legislativo Estadual, quanto da equivalente na UNIÃO Nacional dos Legislativos e Legisladores Estaduais (Unale). A implementação da Lei Orgânica das Polícias e Bombeiros foi um dos temas centrais do encontro, organizado pela Câmara Federal.
“A Lei 14.735 e a Lei 14.751, ambas de 2023, são as leis orgânicas das polícias civis e militares. As estruturas de segurança precisam se adequar às leis federais. Há diversos benefícios previstos naquelas normativas que ainda não estão efetivados nos estados, a exemplo do Amazonas. E me refiro a benefícios à população e à ordem pública. Sob esse aspecto, considerei enriquecedora a participação no evento”, declarou o Comandante Dan, policial militar da reserva em seu primeiro mandato eletivo.
Entre os benefícios proporcionados pelas leis mencionados pelo parlamentar, está o artigo 40 da Lei Orgânica das Polícias Civis, a Lei 14.735/2023: “Art. 40. Fica vedada a custódia de preso e de adolescente infrator, ainda que em caráter provisório, em dependências de prédios e unidades das polícias civis, salvo interesse fundamentado na investigação policial”. Inclusive, tramita no Legislativo Estadual um projeto de lei do Comandante Dan, que visa proibir a custódia de presos em delegacias de polícia no Amazonas.
“Estamos buscando materializar ao Amazonas o que preconizam as novas leis orgânicas nacionais das polícias militares e civis. Contudo, é necessário que também haja uma iniciativa do Executivo, propondo novas leis orgânicas em nível estadual, guardando o princípio da simetria com a norma federal”, afirmou o parlamentar.
Durante o evento, houve uma visita técnica à Secretaria Municipal de Segurança Pública e Defesa Social de Fortaleza, que abriga a terceira maior guarda municipal do país, a segunda maior guarda armada. Com obrigações não concorrentes à policial militar do Ceará, a guarda de Fortaleza também administra o trânsito da cidade.

Receba as últimas notícias de "Manaus Atual" diretamente na sua caixa de entrada.
Powered by follow.it
Assuntos ALEAM, Assembleia Legislativa do Estado do Amazonas. Legislativo
Compartilhar este artigo
Facebook Twitter Email Copy Link Print
Painel Informe Manaus de Satisfação: Gostou da matéria?
Love0
Angry0
Wink0
Happy0
Dead0

Você pode gostar também

Legislativo Estadual

Presidente Roberto Cidade alerta para início do prazo de inscrições para o concurso público da Aleam, nesta quarta-feira, 10/9

9 de setembro de 2025
Legislativo Estadual

Deputados estaduais debatem incentivo à cultura, saúde e infraestrutura em sessão plenária

9 de setembro de 2025
Legislativo Estadual

Em Cessão de Tempo, mãe de jovem vítima de hipertermia maligna pede que lei estadual seja implementada

9 de setembro de 2025
Legislativo Estadual

Alessandra Campelo diz que árbitro que agrediu ex-namorada se mostrou ‘um ser humano deplorável’ e apoia suspensão anunciada pela FAF

9 de setembro de 2025
Legislativo Estadual

Wilker Barreto cobra melhorias em escola indígena e regularização da energia elétrica no interior do Amazonas

9 de setembro de 2025
Legislativo Estadual

Jornada de Cirurgias Oftalmológicas, fruto de emenda parlamentar do deputado Dr. George Lins, é realizada em Tabatinga

9 de setembro de 2025
  • Fale Conosco
  • Termo de Uso
  • Sobre o Site

Siga-nos

Portal Manaus Atual