Paralelamente às ações de conscientização ambiental e ao incentivo ao descarte correto de resíduos, a Assembleia Legislativa do Amazonas (Aleam) promove, de forma contínua, três campanhas permanentes de arrecadação de materiais: tampinhas plásticas, frascos de aerossol e frascos de vidro.
O projeto “Tampinha Legal”, idealizado pela presidente da Comissão de Saúde da Aleam, deputada Dra. Mayara Pinheiro Reis (Republicanos), tem como objetivo promover a conscientização ambiental entre os servidores da Casa. Somente em 2024, mais de 300 quilos de tampinhas foram destinados ao Grupo de Apoio às Mulheres Mastectomizadas da Amazônia (Gamma).
“É um projeto de cunho ambiental, que nos permite retirar lixo do meio ambiente. Além de promover a preservação ambiental, ele arrecada recursos para uma instituição como o Gamma, que desenvolve um trabalho sério de apoio às mulheres mastectomizadas”, destacou a parlamentar.
As tampinhas arrecadadas são vendidas, e o valor obtido é revertido ao Instituto Gamma. De acordo com a diretora do grupo, Oriona Ohse, a iniciativa é importante tanto do ponto de vista ambiental quanto social. As tampinhas são recolhidas em todos os setores da Aleam e encaminhadas à Diretoria de Assistência Social, responsável por repassá-las à instituição beneficiada.
Outra campanha de destaque é “Quem recicla, sara”, focada na coleta de embalagens de produtos aerossóis, como desodorantes, inseticidas e tintas. A ação é liderada pela Comissão de Assistência Social e Trabalho (Cast), presidida pela deputada Mayra Dias (Avante), e já arrecadou, em 2024, cerca de 3.200 frascos destinados ao Grupo Raio de Sol. Desde o início da campanha, em 2023, mais de 8 mil unidades foram entregues.
O material reciclado é convertido em recursos para aquisição de cestas básicas, fraldas descartáveis e materiais de artesanato, beneficiando crianças com doenças sanguíneas e suas famílias.
“As embalagens podem ser entregues diretamente na CAST, localizada no 4º andar da sede da Aleam. Caso o doador prefira, pode entrar em contato pelo número (92) 3183-4457, que providenciaremos uma equipe para realizar a coleta”, informa a coordenadora da Cast, Márcia Álamo.
Doe frascos de vidro – Amamentação Solidária
A campanha “Doe frascos de vidro – Amamentação Solidária” foi instituída por meio da Resolução Legislativa nº 990/2023, originada do Projeto de Resolução Legislativa nº 22/2023, de autoria da deputada Mayra Dias. A ação é realizada anualmente, durante o mês de maio.
Promovida pela Comissão de Assistência Social e Trabalho, em parceria com as Diretorias de Saúde e de Assistência Social, a campanha conta com ações de conscientização, eventos e divulgação de material educativo.
Os frascos ideais para o armazenamento de leite humano são os de vidro com tampa de plástico, como os de café solúvel. Frascos com tampas de metal ou bocas muito largas não são adequados. Os tamanhos mais indicados são de 50 ml, 100 ml ou 300 ml.
“Quem tiver frascos de vidro de café solúvel, que normalmente iriam para o lixo, pode entregar aqui na Comissão. Nós os arrecadamos para doar aos bancos de leite, que utilizam esses recipientes para armazenar leite materno. No ano passado, doamos quase 600 frascos. Neste ano, queremos superar essa meta, ajudando mais bebês e contribuindo com o meio ambiente”, afirmou a deputada Mayra Dias.
Descarte consciente
Outra importante iniciativa da Aleam é a campanha “Descarte Consciente”, conduzida pela Comissão de Proteção aos Animais, Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável (CPAMA), presidida pela deputada Joana Darc (UB). A ação recebe materiais eletrônicos, recicláveis e ressignificáveis.
Papéis, livros, apostilas, garrafas de vidro, isopor, plástico, ferro, metais, pilhas, caroços de tucumã e cápsulas de café podem ser entregues limpos, secos e separados na sede da Comissão, localizada no 4º andar da Aleam.
Todo o material é encaminhado para uma cooperativa de reciclagem, em parceria com a empresa Drivethru Ambiental.