A Prefeitura de Manaus, por meio da Secretaria Municipal de Meio Ambiente, Sustentabilidade e Mudança do Clima (Semmasclima), realizou, nesta sexta-feira, 6/6, uma roda de conversa sobre os Planos de Ação Climática e de Redução de Riscos e Desastres e sobre o Plano Municipal de Saneamento Básico de Manaus, que está sendo revisado. A ação aconteceu no Parque Municipal do Mindu, localizado no bairro Parque 10 de Novembro, zona Centro-Sul.
O evento contou com a participação de estudantes, servidores públicos, professores, técnicos e consultores do meio ambiente e foi comandado pelo secretário da Semmasclima, Fransuá Matos, que destacou a importância dos três planos para a população de Manaus.
“A gestão do prefeito David Almeida segue mobilizada com investimentos em infraestrutura, tecnologia e assistência social. Os três planos vão demonstrar alguns padrões climáticos, alguns padrões de estrutura onde tecnicamente a prefeitura pode investir não apenas agora nessa gestão, mas nas próximas décadas. Alguns estão mais avançados, como o de Redução de Riscos, que já está na parte de consulta pública. Outros estão na fase de diagnóstico e prognóstico, mas todos passarão por consulta popular respeitando diretrizes estabelecidas pela prefeitura e atendendo áreas ribeirinhas e de periferia”, explicou.
Manaus é uma das poucas cidades brasileiras que terá Plano de Ação Climática e de Redução de Riscos e Desastres. No Plano de Ação Climática de Manaus, haverá o Inventário de emissões de Gases de Efeito Estufa (GEE), o Levantamento de Riscos e Vulnerabilidades à Mudança do Clima e o próprio Plano de Mitigação e Adaptação à Mudança do Clima. O documento deve passar por consulta pública e aprovação no segundo semestre de 2025, para posterior criação de instrumento legal.
A revisão do Plano de Saneamento Básico de Manaus contemplará dois novos componentes: manejo de águas pluviais e drenagem; limpeza urbana e gestão de resíduos sólidos, além dos que já constam no atual: serviços de abastecimento de água potável e esgotamento sanitário.
“Esse plano dá ao gestor mecanismos de evolução do sistema como um todo, e dá a população instrumentos de participação controle e efetiva construção conjunta de um modelo que possa no horizonte executível atender todas as questões ambientais, sociais, de saúde pública, que estão sempre envolvidas nos temas de saneamento básico”, explicou o coordenador de Diagnóstico do eixo de Resíduos Sólidos do Plano de Saneamento Básico de Manaus, Paulo Farias.
O Plano Municipal de Redução de Riscos e Desastres é elaborado por meio do programa Periferia Sem Risco, do Ministério das Cidades, em parceria com a Prefeitura de Manaus e especialistas da Universidade Federal do Amazonas (Ufam). O objetivo é mapear áreas para prevenir e diminuir impactos de desastres naturais em áreas de risco, por meio de medidas como intervenções futuras para saneamento, construção de barragens e programas de prevenção e resposta.
“Estamos na etapa de apresentação de resultados, consulta e conversa com a comunidade. Nossa perspectiva é finalizar essa etapa entre junho e julho, e entregar o plano para execução às secretarias, principalmente de Defesa Civil e de Meio Ambiente”, explicou o coordenador do Plano de Redução de Riscos e Desastres, Rogério Marinho.
— — —
Texto – Taianna Castro / Semmasclima
Fotos – Clóvis Miranda / Semcom
Disponíveis em – https://flic.kr/s/aHBqjCh7Cn