Ao usar este site, você concorda com a Política de Privacidade e os Termos de Uso.
Accept
Manaus Atual
Facebook Like
Twitter Follow
Instagram Follow
Manaus AtualManaus Atual
Pesquisar
  • Principal
Follow US
© Foxiz News Network. Ruby Design Company. All Rights Reserved.
Prefeitura de Manaus

Igarapé do Conjunto Senador João Bosco ganha novo cenário após ação da Prefeitura de Manaus

17 de junho de 2025
Compartilhar

O igarapé que corta o conjunto Senador João Bosco, na avenida Torquato Tapajós, zona Norte de Manaus, amanheceu de cara nova. Após dois dias de trabalho intenso, a Prefeitura de Manaus, por meio da Secretaria Municipal de limpeza urbana (Semulsp), concluiu, nesta terça-feira, 17/6, a limpeza total do local, trazendo alívio e dignidade aos moradores da área.

O cenário, que até então era de transtorno, com o igarapé tomado por lixo e sedimentos, agora é outro. As águas voltaram a fluir, as margens estão limpas e o acúmulo de resíduos — que frequentemente fazia o nível do igarapé subir, chegando a cobrir a ponte que liga as duas etapas do conjunto — foi eliminado.

“O mais revoltante é que esse lixo não é gerado aqui. Vem de outros bairros, arrastado pela chuva. E quem paga o preço somos nós, que ficamos ilhados, com a ponte submersa, além do mau cheiro e do risco de doenças”, desabafa a comerciante Ana Paula Silva, que mora há mais de 20 anos no conjunto.

Outro morador, o autônomo Francisco Lima, também fez questão de reforçar que o problema não é a falta de serviços. “Aqui tem coleta de lixo todos os dias, tem lixeira comunitária no meio dos blocos. Mas, infelizmente, muita gente de fora descarta lixo na rua ou em terrenos baldios, e a chuva traz tudo para cá. É muito injusto com a gente”, lamenta.

Determinada a resolver o problema, a Prefeitura de Manaus mobilizou uma força-tarefa que atuou durante dois dias consecutivos na remoção dos resíduos, dragagem e desassoreamento do igarapé. O resultado foi a retirada de dezenas de toneladas de lixo, todo encaminhado ao Aterro Municipal da cidade.

“O prefeito David Almeida tem um olhar muito sensível para os igarapés de Manaus. Por determinação dele, não medimos esforços para garantir que nossa cidade esteja limpa e preparada, principalmente neste período de chuvas. Mas é fundamental que cada cidadão faça a sua parte, não jogando lixo nas ruas, nos igarapés ou em qualquer área pública”, destacou o secretário da Semulsp, Sabá Reis.

Além da retirada dos sedimentos acumulados, a Semulsp também realizou o trabalho de limpeza das margens e de educação ambiental junto à comunidade, reforçando a importância do descarte correto dos resíduos para evitar que problemas como este voltem a acontecer.

O serviço foi concluído com a limpeza da margem direita do igarapé, ao lado da ponte, trazendo alívio e dignidade para os moradores do conjunto Senador João Bosco. O local, que antes estava tomado pelo lixo, hoje apresenta um NOVO cenário, livre dos resíduos e com o fluxo das águas restabelecido.

“Nosso trabalho é diário, é constante. A cidade responde quando nós cuidamos dela, mas o cuidado precisa ser coletivo. O lixo que chega aos igarapés, muitas vezes, não é descartado aqui, vem de outros pontos da cidade carregado pela chuva. Isso mostra que o problema não é local, é de toda a sociedade. Cuidar dos igarapés é cuidar de Manaus e proteger o nosso cartão-postal natural, que é o rio Negro”, reforçou Sabá.

A ação no conjunto Senador João Bosco faz parte de uma força-tarefa maior que a Semulsp realiza em vários igarapés da cidade, especialmente durante o período de chuvas intensas. Nos últimos meses, trabalhos semelhantes foram executados no igarapé do Mindu, no trecho da avenida Alphaville, próximo ao parque Gigantes da Floresta; no igarapé do Passarinho; na Sapolândia, no Alvorada; e na rua Jordão, no bairro Nova Vitória, além do igarapé do Parque Mauá.

— — —

Texto – Dora Tupinambá / Semulsp

Fotos – Divulgação / Semulsp

Receba as últimas notícias de "Manaus Atual" diretamente na sua caixa de entrada.
Powered by follow.it
Compartilhar este artigo
Facebook Twitter Email Copy Link Print
Painel Informe Manaus de Satisfação: Gostou da matéria?
Love0
Angry0
Wink0
Happy0
Dead0

Você pode gostar também

Prefeitura de Manaus

Prefeitura de Manaus avança com serviços do ‘Plano de Verão’ na zona Leste

30 de julho de 2025
Prefeitura de Manaus

‘Plano de Verão’ da prefeitura intensifica serviços de recuperação asfáltica no bairro Jorge Teixeira

30 de julho de 2025
Prefeitura de Manaus

Prefeitura de Manaus intensifica obras de infraestrutura no bairro Cidade de Deus com o ‘Plano de Verão’

30 de julho de 2025
Prefeitura de Manaus

Prefeitura realiza implantação de canaletas na comunidade Bairro Novo e reforça infraestrutura viária na área

30 de julho de 2025
Prefeitura de Manaus

Prefeitura intensifica obras no bairro Tarumã com frentes simultâneas do ‘Plano de Verão’

30 de julho de 2025
Prefeitura de Manaus

Semana do Controle Social reafirma importância dos conselhos locais de saúde

30 de julho de 2025
  • Fale Conosco
  • Termo de Uso
  • Sobre o Site

Siga-nos

Portal Manaus Atual