Alunos apresentaram projetos com o objetivo de solucionar problemas socioambientais da comunidade escolar
FOTO: Euzivaldo Queiroz / Secretaria de Estado de Educação e Desporto EscolarEstudantes da Escola Estadual (EE) Senador Antóvila Mourão Vieira, localizada no bairro São Lázaro, zona sul de Manaus, participaram, nesta terça-feira (24/06), de um momento imersivo na temática socioambiental. Debatendo temas como saneamento básico, energia sustentável, racismo ambiental e ansiedade climática, os alunos apresentaram projetos com o objetivo de sensibilizar pais e demais membros da comunidade escolar sobre os impactos das ações humanas no futuro do planeta.
O evento foi uma iniciativa da escola para mobilizar os estudantes na criação de projetos que possam representar o Amazonas na 6ª Conferência Nacional Infantojuvenil pelo Meio Ambiente, destinada a alunos entre 11 e 14 anos, que será realizada em Brasília no mês de setembro de 2025. Serão escolhidos 21 estudantes da rede pública de todo o estado para participar de uma semana imersiva com palestras, workshops, painéis climáticos, iniciativas sustentáveis e demais atividades.
Unindo cultura e educação ambiental, estudantes assistiram a apresentações musicais realizadas em conjunto com professores da escola. Todas as músicas apresentadas tratavam sobre questões ambientais, com mensagens de apelo pela manutenção da Amazônia de pé. Para a diretora da unidade escolar, Antônia Linhares, é por meio de atividades como essa que o desejo de cuidar do meio ambiente nasce nos alunos.
“O nosso objetivo aqui é trazer para a comunidade escolar um pouco mais de conhecimento sobre o que seria a justiça climática, a educação e a sustentabilidade também”, afirmou a diretora.
Pequenas ações trazem grandes resultados
Foi proposto para o grupo de alunos escolhidos para representar os demais estudantes que observassem as problemáticas ambientais presentes no dia a dia de cada um deles. A partir disso, eles deveriam pensar em soluções práticas que pudessem amenizar ou solucionar tais problemas. Durante o evento, os grupos apresentaram e defenderam suas alternativas de solução, participando também de uma votação para escolher o grupo que representará a escola na etapa estadual da Conferência Nacional Infantojuvenil pelo Meio Ambiente.
O grupo com maior número de votos foi o da aluna Emilly Limeira, do 9º ano. De acordo com Emilly, foi observado pelos alunos uma grande quantidade de lixo que, com as chuvas, podem entupir o sistema de drenagem e esgoto da cidade.
“Eu fui pensando em todos problemas e, no momento, organizei tudo junto com os meus colegas, e uma das soluções que está sendo pensada é a criação de uma patrulha ambiental, juntar os alunos que estão interessados em ajudar na horta, e começar a cuidar”, destacou Emilly.
A professora coordenadora do evento, Tereza Santos, que leciona a disciplina de Geografia, buscou ampliar a discussão para além dos temas de desmatamento, ensinando os alunos conceitos mais complexos como racismo ambiental, ansiedade climática e as leis que protegem as florestas.
FOTO: Euzivaldo Queiroz / Secretaria de Estado de Educação e Desporto Escolar
“Isso a gente tem que trazer para a realidade do aluno de hoje, seja na escola, seja no bairro, porque ele é um cidadão crítico, então ele só pode se engajar com essas pautas a partir da própria vivência”, reiterou a professora.
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