Uma série de podcasts e um livro foram produzidos com recursos do programa PEF/Fapeam
Foto: Divulgação/Arquivo da pesquisadora Inara Regina
Coordenado pela professora da Universidade Federal do Amazonas (UFAM) e coordenadora do Laboratório de Comunicação e Conexão Estratégicas (LabConEst), Inara Regina Batista da Costa, o projeto visou valorizar e fortalecer o trabalho de mulheres na ciência e tecnologia na Amazônia, usando a divulgação científica para mostrar suas pesquisas e incentivando o empreendedorismo feminino. A iniciativa gerou a série de podcasts “Elas na Ciência” e o livro “Ciência e empreendedorismo: experiências de pesquisadoras na Amazônia”.
“Trata-se de importantes projetos de pesquisas que estão alinhados com os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável da ONU e suas descobertas geram impacto social, ambiental e econômico”, comentou Inara Costa.
A série distribuída em dez episódios, de cerca de 30 minutos, abordou entre os temas, a contribuição da ciência para o desenvolvimento social do Amazonas, empreendedorismo feminino e a comunicação pública da ciência, por meio de reflexões sobre o trabalho desenvolvido por pesquisadoras na Amazônia, assim como estudos para a elaboração de projetos de leis e políticas públicas nas áreas ambiental, econômica, científica e tecnológica.
Apresentado por Inara Regina Costa e pela jornalista e empreendedora Edilene Mafra, os episódios do podcast detalham a construção da cidadania por meio da ciência e a importância da divulgação de projetos de pesquisa para a sociedade. As entrevistadas deram depoimentos sobre os desafios regionais da área da ciência, o protagonismo das mulheres cientistas, e soluções inovadoras para problemas tecnológicos, culturais e sociais no Amazonas.
“Recebemos feedbacks de estudantes, professores e de profissionais autônomos. Nosso desejo é divulgar mais projetos de pesquisas inéditos, lançando a segunda temporada do podcast “Elas na Ciência”, ampliando o alcance dessas vozes femininas que transformam a Amazônia com ciência e inovação”, afirmou Inara Regina Costa.
Foto: Divulgação/Arquivo da pesquisadora Inara Regina
Ela reforça que o desenvolvimento de uma parceria entre jornalistas e cientistas contribui para o compartilhamento de dados importantes de projetos que podem melhorar a qualidade de vida da população. Para a pesquisadora, o conteúdo dos episódios do podcast tem o potencial de formar um público interessado em Ciência e Tecnologia, apresentando possíveis novos caminhos para a geração de renda.
Entre as outras atividades executadas, foi realizada uma roda de conversas com mulheres empreendedoras e lideranças científicas, durante a Feira do Empreendedor do Sebrae, em setembro de 2024.
Sobre o livro “Ciência e empreendedorismo: experiências de pesquisadoras na Amazônia”, este apresenta relatos das cientistas entrevistadas no podcast, e seus projetos de pesquisa relacionados aos ODS. A obra está disponível gratuitamente no link: https://riu.UFAM.edu.br/handle/prefix/7707
Apoio da Fapeam
A pesquisadora destaca o apoio da Fundação como fundamental para a produção de materiais com alta qualidade técnica. “Para além dos recursos financeiros, a Fapeam nos possibilitou, por meio de um único projeto, amplificar as vozes de dez mulheres cientistas e fazer a devolutiva da ciência à sociedade de forma profissional e democrática”, concluiu.
Os episódios do “Elas na Ciência” estão disponíveis no Spotify e em formato de vídeo no YouTube em: https://www.youtube.com/@PodcastElasNaCiencia
PEF/Fapeam
O programa teve como objetivo fomentar projetos de pesquisa e desenvolvimento de soluções tecnológicas inovadoras para produtos, serviços e/ou processos, por meio de ações colaborativas entre mulheres cientistas, vinculadas a instituições de pesquisa e/ou ensino superior ou centros de pesquisa, e mulheres empreendedoras à frente de startups, microempresas ou empresas de pequeno porte, transformando ideias inovadoras em empreendimentos sustentáveis.
O post Projeto apoiado pelo Governo do Amazonas conecta pesquisadoras e empreendedoras com C&T apareceu primeiro em Agência Amazonas de Notícias.