Ao usar este site, você concorda com a Política de Privacidade e os Termos de Uso.
Accept
Manaus Atual
Facebook Like
Twitter Follow
Instagram Follow
Manaus AtualManaus Atual
Pesquisar
  • Principal
Follow US
© Foxiz News Network. Ruby Design Company. All Rights Reserved.
Amazonas

Transformação digital: PGE-AM debate ética no uso da Inteligência Artificial

25 de julho de 2025
Compartilhar

Evento contou com palestras e mesa de debates sobre como explorar a IA com responsabilidade institucional

FOTO: Nathália Andrade/PGE-AM e Heloísa Braga/PGE-AM

Com o tema ‘Transformação digital da PGE-AM – Ética no uso da Inteligência Artificial’, a Procuradoria Geral do Estado do Amazonas (PGE-AM) realizou, nesta quinta-feira (25/07), um evento voltado à modernização da gestão pública e ao uso responsável da tecnologia. A programação contou com a participação de autoridades e especialistas que debateram o com procuradores, servidores, residentes e estagiários da instituição.

O evento, que foi conduzido pela Procuradora do Estado e Corregedora da PGE-AM, Clara Maria Lindoso e Lima, contou com a participação do secretário-chefe da Casa Civil, Flávio Antony Filho.

Além dele, o evento contou com palestras do procurador-geral do Amazonas, Giordano Bruno Costa da Cruz; do superintendente de Tecnologia, Inovação e Gestão Estratégica da PGE-AM, Rodrigo Lima; do juiz do Tribunal de Justiça do Amazonas, Igor Campagnolli; da presidente da Comissão de IA da OAB/AM, Juliana Campagnolli; e da mestre em Engenharia Janaína Souza.

“O uso da Inteligência Artificial em qualquer meio que ela seja empregada, incluindo a advocacia pública do estado do Amazonas, tem que ser um uso responsável, racional, ético e um uso compromissado com a finalidade principal desta instituição, que é o exercício da advocacia pública em benefício do estado do Amazonas”, destacou Giordano Bruno da Cruz, procurador-geral do Amazonas.

O secretário-chefe da Casa Civil enfatizou que a Inteligência Artificial e a transformação digital são um caminho sem volta tanto na gestão pública quanto privada.

“Todos nós teremos que nos adequar a essa nova forma de trabalhar e, quem não fizer isso, certamente terá dificuldades num futuro muito próximo. Então o Governo do Estado do Amazonas vem buscando capacitar, cada vez mais, os seus servidores e colocar à disposição de toda a sociedade mais conhecimento sobre essas ferramentas importantes para os avanços das políticas públicas”, considerou Antony.

FOTOS: Nathália Andrade/PGE-AM e Heloísa Braga/PGE-AMPlanejamento e transformação digital

A primeira apresentação ficou a cargo do procurador-geral Giordano Bruno, que compartilhou os principais marcos da atual gestão, com destaque para o novo planejamento estratégico da PGE-AM e a criação das superintendências, unidades técnicas que funcionam como braços de apoio à alta gestão.

Na sequência, o superintendente de Tecnologia, Inovação e Gestão Estratégica, Rodrigo Duarte de Lima, apresentou os roadmaps da transformação digital da PGE, detalhando etapas e modernização de fluxos.

IA com responsabilidade institucional

A mesa de debates “Ética no uso da Inteligência Artificial”, mediada pelo procurador do Estado Paulo Bernardo Lindoso e Lima, com a participação de Igor Campagnolli, Juliana Campagnolli e Janaína Souza, foi uma oportunidade para os servidores adquirirem novos conhecimentos sobre IA. Num segundo momento, os participantes puderam interagir com os palestrantes e tirar dúvidas sobre o tema.

A advogada Juliana Campagnolli reforçou o papel das instituições jurídicas na construção de diretrizes éticas e seguras para o uso da inteligência artificial.

FOTOS: Nathália Andrade/PGE-AM e Heloísa Braga/PGE-AM“A ética é o alicerce da adoção responsável da Inteligência Artificial no setor público. Não se trata apenas de respeitar normas, mas de garantir que os algoritmos reflitam valores democráticos, não reforcem desigualdades e ajudem a preservar a confiança da sociedade nas instituições”, apontou Campagnolli.

Participação e próximos passos

A PGE-AM reforçou que o evento marca o início de um novo ciclo institucional, guiado por dados, inovação e compromisso com a excelência na prestação dos serviços jurídicos. O Lúmina – Laboratório de Inovação que está em fase de obra, as superintendências e os projetos digitais serão pilares fundamentais dessa jornada.
O post Transformação digital: PGE-AM debate ética no uso da Inteligência Artificial apareceu primeiro em Agência Amazonas de Notícias.

Receba as últimas notícias de "Manaus Atual" diretamente na sua caixa de entrada.
Powered by follow.it
Assuntos Agência Amazonas, Governo do Amazonas, Governo Wilson Lima, SECOM
Compartilhar este artigo
Facebook Twitter Email Copy Link Print
Painel Informe Manaus de Satisfação: Gostou da matéria?
Love0
Angry0
Wink0
Happy0
Dead0

Você pode gostar também

Amazonas

Cetam prorroga inscrições para os cursos gratuitos de qualificação na modalidade EaD

26 de julho de 2025
Amazonas

Festival Folclórico do Amazonas encerra penúltima noite com apresentações de bois-bumbás no Sambódromo

26 de julho de 2025
Amazonas

Série Encontro das Águas encerra temporada com espetáculo inspirado no K-pop no Teatro Amazonas

26 de julho de 2025
Amazonas

Em Parintins, revistas em quadrinhos resgatam história do Boi Mirim Estrelinha e celebram tradição infantil em Parintins

26 de julho de 2025
Amazonas

Paratletas do Amazonas representarão o Brasil no Mundial de Halterofilismo

26 de julho de 2025
Amazonas

Dia dos Avós: Centro de Convivência reforça laços entre avós e netos

26 de julho de 2025
  • Fale Conosco
  • Termo de Uso
  • Sobre o Site

Siga-nos

Portal Manaus Atual