Durante pronunciamento nesta quarta-feira (6/8), o deputado estadual Wilker Barreto (Mobiliza) destacou a atuação do Corpo de Bombeiros no incêndio de grandes proporções que atingiu uma fábrica no Distrito Industrial de Manaus e reforçou a necessidade urgente de investimentos na corporação. As chamas, que se espalharam rapidamente pelos galpões da empresa, mobilizaram dezenas de militares, viaturas e carros-pipa, com fumaça intensa ainda sendo vista em vários pontos da cidade.
Na tribuna da Assembleia Legislativa do Amazonas (Aleam), Wilker Barreto prestou Solidariedade aos profissionais que atuam na linha de frente e fez um alerta sobre a situação da corporação.
“Quero primeiro parabenizar o trabalho que ainda continua do Corpo de Bombeiros, de todo seu efetivo à frente desse grande incêndio que atingiu ontem a capital”, iniciou Wilker.
O parlamentar ressaltou que o incêndio expõe uma realidade preocupante: a falta de estrutura da corporação para enfrentar ocorrências dessa magnitude. “Está visível que o Corpo de Bombeiros do Amazonas precisa ser melhor equipado, melhor aparelhado, precisa terminar de chamar os concursados aptos a entrarem.”
Para transformar essa preocupação em ação concreta, Wilker informou que está oficializando um pedido ao comando da corporação, solicitando um diagnóstico técnico das necessidades da instituição antes da formulação da lei orçamentária Anual (LOA) de 2026.
“Estou oficializando ao comandante do Corpo de Bombeiros para que informe esta Casa, antes da composição da lei orçamentária 2026, qual é, na sua visão técnica, a estrutura que o Corpo de Bombeiros precisa”, informou.
Segundo o deputado, é uma oportunidade que o Parlamento estadual não PODE desperdiçar. “Se esta Casa, com base nas informações que precisam ser prestadas pelo comandante, não inserir isso dentro do orçamento do próximo ano para aquisição, esta Casa perderá uma chance ímpar de contribuir para que situações rápidas sejam contidas”, finalizou.