O plenário Ruy Araújo da Assembleia Legislativa do Estado do Amazonas (Aleam) foi palco, nesta sexta-feira (8/8), da entrega do Título de Cidadão do Amazonas ao coronel Franciney Machado Bó, proposta de autoria do deputado Adjuto Afonso (UNIÃO Brasil). A honraria, instituída pela Lei nº 6.902, sancionada em 28 de maio de 2024, foi entregue em reconhecimento aos bons e relevantes serviços prestados ao Amazonas. O início da Sessão Especial foi realizada pelo deputado Sinésio Campos (PT).
Natural de Boa Vista (RR), o homenageado construiu toda a sua trajetória profissional no Amazonas. Atualmente, exerce o cargo de corregedor-geral do Sistema de Segurança Pública do Estado do Amazonas (SSP-AM). Sua carreira militar soma importantes funções, foi Comandante do Comando de Policiamento de Área Leste, Coordenador de Planejamento e Gestão Integrada (2019–2021), Subdiretor da Diretoria de capacitação e Treinamento, e Chefe da Seção de Operações do Comando de Policiamento Especializado. Também se destacou como observador da PMAM durante a Copa das Confederações de 2013, em Fortaleza, e teve participação relevante nas ações de enfrentamento à pandemia de Covid-19 via a Central Integrada de Fiscalização.
Em seu discurso, o deputado Adjuto Afonso destacou a homenagem como justa e merecida. “É uma honra conceder o Título de Cidadão do Amazonas a alguém que, embora tenha nascido em Boa Vista, dedicou-se corajosamente à segurança e bem-estar do nosso Estado. O Coronel Franciney Bó personifica compromisso, competência e amor pelo Amazonas. Dentre os destaques de seu trabalho, estão as operações de enfrentamento à pandemia Covid-19, por mei da Central Integrada de Fiscalização”, disse.
Por sua vez, o Coronel Franciney Machado Bó manifestou profundo agradecimento. “Receber o título de amazonense é motivo de imenso orgulho. Esta honraria traduz o reconhecimento de um percurso construído com dedicação. Agradeço ao deputado Adjuto Afonso e à Assembleia Legislativa por este gesto que toca minha história e reforça meu compromisso com o povo do Amazonas”, agradeceu.
A solenidade contou com a presença de diversas autoridades civis e militares, dentre elas, delegado Domingos Pinzon, representando a Superintendência da polícia Federal; promotor Reinado Nery, pelo Ministério Público; tenente-coronel Fábio Honda, representando a defensoria pública; coronel Marlon Galdino, do Comando Militar da Amazônia; major Aviador Flávio dos Santos, do VII Comar; tenente-coronel Paulo de Melo, representando o Tribunal de justiça do Amazonas; coronel Fabiano Bó, representando o governador Wilson Lima; coronel Marcos Brandão, pela Prefeitura de Manaus; e, coronel Klinger Paiva, comandante-geral da polícia Militar.