Ao usar este site, você concorda com a Política de Privacidade e os Termos de Uso.
Accept
Manaus Atual
Facebook Like
Twitter Follow
Instagram Follow
Manaus AtualManaus Atual
Pesquisar
  • Principal
Follow US
© Foxiz News Network. Ruby Design Company. All Rights Reserved.
Amazonas

Ipaam e UEA destacam que águas da Bacia do Tarumã-Açu estão dentro dos padrões, mas com qualidade em queda

12 de agosto de 2025
Compartilhar

Relatório está disponível para consulta no site do Instituto e será compartilhado com órgãos de controle e gestão ambiental

FOTOS: Moisés Henrique/IpaamAs águas da Bacia do Tarumã-Açu, na zona oeste de Manaus, estão dentro dos padrões de qualidade definidos pelo Conselho Nacional do Meio Ambiente (Conama), mas apresentam redução progressiva da capacidade natural de depuração. O relatório técnico foi elaborado pelo Programa de Monitoramento de Água, Ar e Solos do Amazonas (ProQAS/AM), da Universidade do Estado do Amazonas (UEA), em parceria com a Gerência de Recursos Hídricos do Instituto de Proteção Ambiental do Amazonas (Ipaam).

Os dados do documento recebido, nesta terça-feira (12/08), pelo diretor-presidente do Instituto de Proteção Ambiental do Amazonas (Ipaam), Gustavo Picanço, focaram em nove parâmetros do Índice de Qualidade das Águas (IQA), coliformes, pH, oxigênio dissolvido, turbidez, fósforo e outros.

Segundo Picanço, o relatório está disponibilizado à sociedade no site do Ipaam (www.ipaam.am.gov.br), clicando no banner “Relatório Técnico nº 001/2025 – Bacia do Tarumã-Açu”, e será encaminhado aos órgãos de controle ambiental, Legislativo, Judiciário, Prefeitura de Manaus e demais instituições ligadas à gestão dos recursos hídricos.

Ele afirmou que o documento representa um alerta sobre a situação atual da Bacia do Tarumã e que o Instituto, no exercício de sua função de monitoramento e controle ambiental no Amazonas, vai intensificar ações na Área de Proteção Ambiental (APA) Tarumã.

FOTO: Moisés Henrique/Ipaam

As ações previstas incluem a identificação de sítios e flutuantes que lançam efluentes diretamente no rio, o combate ao desmatamento e a realização de campanhas de educação ambiental junto às comunidades e empreendimentos instalados na região. Picanço ressaltou que há moradores que vivem e tiram seu sustento da bacia há mais de 37 anos, como é o caso de proprietários de flutuantes tradicionais, e que demonstram preocupação com o futuro da área.

De acordo com a reitora da UEA em exercício, Kátia Couceiro, o monitoramento regular do rio é essencial para identificar problemas e tratá-los de forma eficiente. “A hora é agora, porque as ações, neste momento, são mais fáceis de serem tomadas e com menor custo para resolver o problema. Apesar de o rio estar em qualidade aceitável, precisamos reforçar que o trabalho deve ser conjunto entre a população, autoridades e instituições. Que possamos continuar desenvolvendo e fortalecendo cada vez mais esse projeto”, destacou.

Alertas

FOTO: Moisés Henrique/Ipaam

O coordenador do ProQAS/AM, Sergio Duvoisin Junior, complementou ressaltando que, apesar de uma análise isolada indicar que o Tarumã-Açu está em boas condições, o monitoramento ao longo de mais de cinco anos revela uma tendência preocupante.

“Se fizéssemos uma análise hoje, só hoje, diríamos que o Tarumã-Açu está em perfeitas condições. O que preocupa é que, mesmo dentro dos parâmetros da resolução do Conama, nos últimos três anos a qualidade da água vem piorando. Isso acende um sinal de alerta, principalmente na região do Baixo Tarumã-Açu, onde alguns parâmetros indicam uma piora”, compartilhou o pesquisador.

Duvoisin alertou, ainda, que o principal resultado do trabalho é mostrar que é preciso Agir imediatamente para evitar que a Bacia do Tarumã-Açu se transforme em uma área tão impactada quanto as bacias do São Raimundo e Educandos.

O gerente de Recursos Hídricos do Ipaam, Daniel Nava, destacou que a parceria com a UEA é essencial para fortalecer o monitoramento ambiental e o licenciamento das atividades na Bacia do Tarumã-Açu. Ele ressaltou que os dados científicos ajudam a identificar os impactos no rio e que o Ipaam trabalha para garantir que os usuários da bacia assumam a responsabilidade pela conservação, promovendo a “Cidadania das águas”.

No evento realizado no Ipaam, estiveram presentes representantes da UEA, da Procuradoria Geral do Estado (PGE-AM), da Unidade Gestora de Projetos Especiais (UGPE), do Ministério Público de Contas do Estado do Amazonas (MPC-AM), da defensoria pública do Estado do Amazonas (DPE-AM), do Conselho Regional de Engenharia e Agronomia do Amazonas (Crea-AM), da Secretaria Municipal de Meio Ambiente, Sustentabilidade e Mudança do Clima (Semmasclima), do Serviço Geológico do Brasil (SGB) – Superintendência Regional de Manaus, do Comitê da Bacia Hidrográfica do Tarumã-Açu, do Grupo Atem, entre outros.

A Bacia do Tarumã-Açu, que nasce e deságua dentro do território de Manaus, representa um importante recurso natural para a cidade e para a região. Por isso, a preservação e recuperação da qualidade das suas águas dependem do trabalho integrado entre órgãos estaduais, municipais, instituições de pesquisa e a própria população, para garantir que esse ecossistema continue a sustentar a vida e o desenvolvimento local.
O post Ipaam e UEA destacam que águas da Bacia do Tarumã-Açu estão dentro dos padrões, mas com qualidade em queda apareceu primeiro em Agência Amazonas de Notícias.

Receba as últimas notícias de "Manaus Atual" diretamente na sua caixa de entrada.
Powered by follow.it
Assuntos Agência Amazonas, Governo do Amazonas, Governo Wilson Lima, SECOM
Compartilhar este artigo
Facebook Twitter Email Copy Link Print
Painel Informe Manaus de Satisfação: Gostou da matéria?
Love0
Angry0
Wink0
Happy0
Dead0

Você pode gostar também

Amazonas

Mais de 8 mil pessoas participaram da programação do Amazonas Green Jazz Festival 2025

13 de agosto de 2025
Amazonas

Hospital Delphina Aziz bate recorde, com a realização de mais de 2,1 milhões de exames laboratoriais, em um ano

13 de agosto de 2025
Amazonas

Ministério da Saúde incorpora aplicativo Malariatrat como referência no tratamento da malária

13 de agosto de 2025
Amazonas

PNAB: Escuta pública fortalece diálogo entre Governo do Amazonas e artistas sobre recursos da cultura no estado

13 de agosto de 2025
Amazonas

Corpo de Dança do Amazonas une arte e resistência dos povos originários no palco do Teatro Amazonas

13 de agosto de 2025
Amazonas

Nova resolução da Arsepam amplia gratuidade no transporte hidroviário e reforça regras de segurança no Amazonas

13 de agosto de 2025
  • Fale Conosco
  • Termo de Uso
  • Sobre o Site

Siga-nos

Portal Manaus Atual