Na terça-feira (26/8), durante pronunciamento no plenário da Assembleia Legislativa do Amazonas (Aleam), o deputado estadual Sinésio Campos (PT) destacou a importância da retomada do programa Brasil Sorridente, com a entrega de Unidades Odontológicas Móveis para ampliar o acesso da população à saúde bucal.
O Governo Federal entregou 400 unidades em todo o país, beneficiando 1,4 milhão de pessoas. O Amazonas foi contemplado com 27 unidades odontológicas móveis (UOMs), com investimento de aproximadamente R$ 10,2 milhões, recurso proveniente do NOVO PAC saúde.
“Essas unidades são um marco para o Amazonas. O programa Brasil Sorridente volta com força para chegar às comunidades mais distantes, levando dignidade, Cidadania e saúde. O direito ao sorriso é também o direito à autoestima e à qualidade de vida”, afirmou Sinésio Campos.
As UOMs são totalmente equipadas com consultório odontológico completo, incluindo cadeira, aparelho de raio-X, gerador, ar-condicionado e equipamentos para atendimentos básicos e especializados. Elas atuarão comoextensão das Unidades Básicas de saúde (UBS), em apoio às equipes de saúde da Família, permitindo que indígenas e populações rurais tenham acesso a cuidados antes inexistentes.
Para o parlamentar, a iniciativa representa um salto na promoção da saúde pública no Amazonas, Estado marcado por grandes distâncias geográficas e enormes desafios logísticos.
“Esse investimento traduz cuidado e alcance social. São milhares de amazonenses, em áreas urbanas e rurais, que agora terão a saúde bucal garantida. É o Governo Federal cumprindo seu papel de cuidar das pessoas em cada canto do nosso Estado”, ressaltou.
Municípios contemplados no Amazonas: Apuí;Atalaia do Norte;Autazes; Barcelos; Barreirinha; Boa Vista do Ramos; Boca do Acre; Careiro da Várzea; Coari; Eirunepé; Guajará; Itacoatiara; Itapiranga; Manaus; Manicoré; Maués; NOVO Airão; Parintins; Pauini; Presidente Figueiredo; Rio Preto da Eva; Santo Antônio do Içá; São Gabriel da Cachoeira; Silves; Tabatinga; Tefé e Tonantins.