Ao usar este site, você concorda com a Política de Privacidade e os Termos de Uso.
Accept
Manaus Atual
Facebook Like
Twitter Follow
Instagram Follow
Manaus AtualManaus Atual
Pesquisar
  • Principal
Follow US
© Foxiz News Network. Ruby Design Company. All Rights Reserved.
Amazonas

Sema e Forças de Segurança recuperam mais de 250 quelônios capturados ilegalmente em Canutama e Lábrea

27 de agosto de 2025
Compartilhar

Operação foi realizada entre segunda (25/08) e terça-feira (26/08), após denúncia sobre transporte ilegal de animais silvestres

FOTO: Divulgação/SEMA

A Secretaria de Estado do Meio Ambiente (SEMA), em conjunto com as Polícias Militar (PMAM) e Civil (PC-AM), atuou em uma operação que resultou na apreensão e soltura de 254 quelônios e na recuperação de aproximadamente mil ovos de tracajá.

A ação foi executada nos municípios de Canutama e Lábrea (a 619 e 702 quilômetros de Manaus, respectivamente), entre segunda (25/08) e terça-feira (26/08). Os animais foram devolvidos à natureza e cerca de mil ovos foram transferidos para o Tabuleiro Fortaleza, na Reserva Extrativista (Resex) de Canutama, área que mantém chocadeiras para conservação das espécies.

FOTOS: Divulgação/SemaSegundo o gestor da Resex e da Floresta Estadual de Canutama, Altemar Santos, a destinação correta dos ovos é um dos pontos mais importantes da operação. A Reserva é uma das 15 Unidades de Conservação que contribui, diretamente, para o aumento da população de tracajás e tartarugas nos rios da Amazônia.

“Na natureza, uma grande parte dos ninhos é saqueada ou destruída, e isso compromete a sobrevivência das espécies de quelônio. Ao transferirmos esses ovos para as chocadeiras da Resex Canutama, conseguimos aumentar em até dez vezes a taxa de eclosão e garantir que mais filhotes retornem aos rios”, explicou.

FOTOS: Divulgação/SemaSobre a operação

O trabalho iniciou após denúncia sobre o transporte ilegal de animais silvestres na região. A mobilização foi organizada a partir de informações repassadas à polícia, sobre uma embarcação suspeita de atuar no tráfico de quelônios.

Com o apoio logístico da SEMA, que disponibilizou embarcação, piloteiro e combustível, as equipes foram até a praia do Ribeirão, localizada dentro da Floresta Estadual de Canutama, onde realizaram a abordagem. No local, foram confirmadas as denúncias. Um tracajá foi encontrado morto.

FOTOS: Divulgação/SemaDurante a abordagem, o proprietário da embarcação, de 24 anos, foi preso em flagrante e conduzido ao 62º Distrito Integrado de polícia (DIP), em Canutama. Ele responderá por crime ambiental de caça ilegal profissional e permanecerá à disposição do poder judiciário.
O post SEMA e Forças de Segurança recuperam mais de 250 quelônios capturados ilegalmente em Canutama e Lábrea apareceu primeiro em Agência Amazonas de Notícias.

Receba as últimas notícias de "Manaus Atual" diretamente na sua caixa de entrada.
Powered by follow.it
Assuntos Agência Amazonas, Governo do Amazonas, Governo Wilson Lima, SECOM
Compartilhar este artigo
Facebook Twitter Email Copy Link Print
Painel Informe Manaus de Satisfação: Gostou da matéria?
Love0
Angry0
Wink0
Happy0
Dead0

Você pode gostar também

Amazonas

Cigás inicia teste hidrostático em trecho do Gasoduto UTE Manaus alcançando bairros da zona leste de capital

27 de agosto de 2025
Amazonas

Observatório apoiado pelo Governo do Amazonas qualifica professores e potencializa a educação do campo e indígena no Médio Purus

27 de agosto de 2025
Amazonas

Ipaam estabelece regras para licenciamento de energia solar no Amazonas

27 de agosto de 2025
Amazonas

Pesquisa aponta Polícia Civil como instituição mais confiável do Brasil. No Amazonas, resultados refletem efetividade e confiança da população

27 de agosto de 2025
Amazonas

Cirandas de Manacapuru revelam propostas artísticas que misturam tradição e inovação

27 de agosto de 2025
Amazonas

“O programa RecuperaFone funciona é eficaz”, diz autônoma ao recuperar aparelho celular que havia sido furtado

27 de agosto de 2025
  • Fale Conosco
  • Termo de Uso
  • Sobre o Site

Siga-nos

Portal Manaus Atual