A escola do Legislativo Senador José Lindoso da Assembleia Legislativa do Amazonas (Aleam), realizará na sexta-feira (29/8), pela primeira vez, uma formação especializada voltada aos alunos soldados da polícia Militar, por meio do programa Educando Pela Cultura. A iniciativa, coordenada pela pedagoga Jacy Braga, abordará o tema “violência contra a mulher: da origem ao feminicídio”, com enfoque psicossocial e no âmbito da segurança pública, e acontecerá no auditório Senador João Bosco Rodrigues,
A capacitação dos futuros policiais surge em resposta a dados alarmantes sobre a violência de gênero no país e no Estado.
O Brasil ocupa posição entre os cinco primeiros do mundo em casos de feminicídio, superando até mesmo países que aplicam pena de morte para mulheres que não usam véu.
No cenário nacional, o Amazonas figura como o segundo estado brasileiro com maior incidência de violência contra a mulher.
Segundo o Anuário de Segurança Pública e o Atlas de Segurança Pública, o Amazonas está entre os estados que mais registram mortes de mulheres no país. A situação engloba diferentes tipos de violência física, psicológica, financeira, que frequentemente evoluem para o feminicídio.
“O objetivo é contribuir com a formação dos futuros policiais para que, ao se depararem com um crime contra a mulher, saibam como Agir adequadamente, sem revitimizar a vítima”, explicou Jacy Braga.
A iniciativa busca, ainda segundo Jacy, capacitar os profissionais de segurança pública para devolver às mulheres a sensação de segurança necessária para circular pelas ruas sem medo de serem abordadas ou violadas. A formação representa um passo importante na construção de protocolos mais eficazes de atendimento às vítimas de violência de gênero no Estado.