Ao usar este site, você concorda com a Política de Privacidade e os Termos de Uso.
Accept
Manaus Atual
Facebook Like
Twitter Follow
Instagram Follow
Manaus AtualManaus Atual
Pesquisar
  • Principal
Follow US
© Foxiz News Network. Ruby Design Company. All Rights Reserved.
Amazonas

Defesa Civil do Amazonas promove capacitação dos municípios que participarão da simulação do sistema Defesa Civil Alerta

1 de setembro de 2025
Compartilhar

Treinamento orienta os agentes de Defesa Civil dos municípios sobre protocolos e procedimentos para garantir a eficácia da simulação

Foto: Mylena Matos / Defesa Civil do Amazonas

A Defesa Civil do Amazonas iniciou, nesta segunda-feira (1º/09), a capacitação de representantes dos municípios de Manaus, Manacapuru, Iranduba e NOVO Airão, que irão participar da simulação do sistema Defesa Civil Alerta, ferramenta que envia mensagens de emergência diretamente aos celulares da população em áreas de risco. O treinamento tem como objetivo preparar gestores e equipes técnicas para os protocolos que serão adotados durante a simulação, assegurando que a ação ocorra de forma organizada e segura.

O sistema já está em funcionamento em outras regiões do país e, em breve, será expandido para toda a Região Norte, fortalecendo a comunicação de risco e a preparação das comunidades para possíveis desastres naturais.

A simulação está prevista para ser executada ainda neste mês. E contará com mensagens enviadas a celulares de moradores das áreas selecionadas. Para evitar desinformação, a Defesa Civil fará ampla divulgação prévia junto à população, reforçando que se trata de um teste do sistema e não de uma situação real de emergência.

Foto: Monteiro/Defesa Civil do Amazonas

De acordo com o chefe do Centro de Monitoramento e Alerta da Defesa Civil do Amazonas, Charlis Barroso, a capacitação é uma etapa fundamental para que os municípios estejam alinhados às orientações nacionais.

“Estamos preparando os municípios para que a simulação seja bem-sucedida e cumpra seu papel de testar a eficiência do sistema, além de reforçar a importância da comunicação rápida e clara em situações de risco. Esse é mais um passo para fortalecermos a cultura de prevenção e proteção da população amazonense”, destacou o gestor.

O coordenador da Defesa Civil de NOVO Airão, Marcio Cavalcante, destacou a relevância da ação para fortalecer a atuação local. “Essa preparação é essencial para que possamos orientar nossa população e garantir que todos compreendam como funciona o sistema. É um avanço importante, que vai melhorar nossa resposta em situações de risco e aumentar a sensação de segurança da comunidade”, afirmou.

Foto: Mylena Matos e Lucas Monteiro/Defesa Civil do Amazonas

Há dois tipos de alertas conforme sua severidade ou finalidade: o extremo e o severo. O primeiro, é o nível máximo de alerta, caracterizado por ameaças extremas à vida ou à propriedade, necessitando que a população adote medidas de proteção imediata. E o segundo, a urgência não é imediata e a população tem mais tempo para se proteger.

Como funciona o sistema

Diferentemente do alerta encaminhado via SMS, o Defesa Civil Alerta apresenta a mensagem de texto sobreposta ao conteúdo em uso no celular, garantindo maior visibilidade da informação. A janela só é fechada com o comando do usuário do aparelho.

Foto: Mylena Matos / Defesa Civil do Amazonas

Em casos de riscos extremos, o alerta será emitido com um sinal sonoro no celular, mesmo que o aparelho esteja no modo silencioso, para garantir que todos recebam a mensagem. Outra diferença importante é que não há necessidade de cadastro prévio ou indicação de CEP: os alertas de emergência são enviados automaticamente a todos os celulares que estejam em localidades com risco de desastres mapeadas pela Defesa Civil.

Compatibilidade dos aparelhos

No geral, os aparelhos mais novos, lançados a partir de 2020, são os compatíveis com o Defesa Civil Alerta. Em termos técnicos, aparelhos definidos como CAT 4 ou superior pelo padrão 3GPP, que suportem tecnologias 4G ou 5G, com os sistemas operacionais Android e iOS.
O post Defesa Civil do Amazonas promove capacitação dos municípios que participarão da simulação do sistema Defesa Civil Alerta apareceu primeiro em Agência Amazonas de Notícias.

Receba as últimas notícias de "Manaus Atual" diretamente na sua caixa de entrada.
Powered by follow.it
Assuntos Agência Amazonas, Governo do Amazonas, Governo Wilson Lima, SECOM
Compartilhar este artigo
Facebook Twitter Email Copy Link Print
Painel Informe Manaus de Satisfação: Gostou da matéria?
Love0
Angry0
Wink0
Happy0
Dead0

Você pode gostar também

Amazonas

Educação em saúde é destaque nas ações da FVS-RCP no 27° Festival de Cirandas de Manacapuru

1 de setembro de 2025
Amazonas

Governo do Amazonas apresenta programas e ações na área de saneamento básico, no Seminário Pré-COP30

1 de setembro de 2025
Amazonas

Ciranda Tradicional conquista o título de campeã do 27º Festival de Cirandas de Manacapuru

1 de setembro de 2025
Amazonas

Amazonense é convocado para o Campeonato Mundial de Atletismo em Tóquio

1 de setembro de 2025
Amazonas

Centros de Convivência reforçam cuidado com a saúde mental em abertura do ‘Setembro Amarelo’

1 de setembro de 2025
Amazonas

Prosai terá usina de asfalto própria para acelerar ainda mais as obras em Parintins

1 de setembro de 2025
  • Fale Conosco
  • Termo de Uso
  • Sobre o Site

Siga-nos

Portal Manaus Atual