Durante a Sessão Ordinária desta quarta-feira (10/9), na Assembleia Legislativa do Amazonas (Aleam), o deputado estadual João Luiz (Republicanos) denunciou a “situação caótica, preocupante e que passa dos limites do raciocínio” vivida pela população de Careiro da Várzea, em razão das falhas recorrentes no fornecimento de energia elétrica pela concessionária Amazonas Energia.
Segundo o parlamentar, que participou de Audiência Pública na Câmara Municipal do município com representantes do Instituto de Defesa do Consumidor do Amazonas (Procon-AM), delegacia Especializada em Crimes contra o Consumidor do Amazonas (Decon-AM) e Ministério Público do Estado do Amazonas (MPAM), a comunidade — especialmente as áreas ribeirinhas — sofre com apagões de dois a três dias.
“É simplesmente no abandono que a empresa Amazonas Energia deixou a população do Careiro da Várzea”, afirmou.
Ele relatou que pescadores perdem todo o pescado armazenado em freezers e comerciantes, que compram frango em Manaus para revenda, precisam descartar o produto após interrupções que chegam a durar uma semana.
João Luiz celebrou a decisão da Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel) de conceder à Âmbar Energia o controle do sistema no Estado, em substituição à Amazonas Energia. “Espero que, pelo volume econômico que essa nova empresa tem, ela coloque a energia do Estado do Amazonas no seu devido lugar”, disse.
Interior
O deputado Cabo Maciel (PL) defendeu a importância das visitas parlamentares ao interior do Amazonas para identificar demandas e fortalecer proposições legislativas. Em seu discurso, destacou o potencial produtivo do Sul do Estado, especialmente em Santo Antônio do Matupi (distrito de Manicoré), e fez dois pedidos urgentes ao governador Wilson Lima: a efetivação do hospital local e a criação de um curso técnico de enfermagem.
Maciel enfatizou que suas “peregrinações” pelo interior revelam as dificuldades enfrentadas pela população, como deficiências em segurança pública, educação e setor primário.
“Quando pisamos no interior e ouvimos as pessoas, engrandecemos e enriquecemos o mandato e as proposituras que ingressamos nesta Casa em favor da população”, afirmou. O parlamentar também ressaltou a qualidade da pecuária da região, já adaptada às condições geográficas locais.
Estradas
O deputado Dr. George Lins (UB) destacou a importância de obras estruturais estratégicas. Em visita a Envira, no mês de agosto, ressaltou a necessidade de transformar em BR a rodovia que liga o município ao Acre, consolidando a integração nacional.
Ele mencionou o ramal de 58 quilômetros que conecta Envira ao rio Jurupari, divisa com o Acre, permitindo acesso ao município acreano de Feijó. Lins lembrou que o governador do Acre, Gladson Cameli, também avançou na abertura da estrada pelo lado acreano. “Precisamos transformar essa rodovia em uma BR, com pavimentação pelo Governo Federal, para consolidar essa integração nacional”, defendeu.
Declarações do presidente colombiano
Deputados estaduais do Amazonas repudiaram veementemente as declarações do presidente da Colômbia, Gustavo Petro, durante a inauguração do Centro de Cooperação policial Internacional da Amazônia, em Manaus. O líder colombiano defendeu a legalização da cocaína, gerando forte reação dos parlamentares.
A deputada Débora Menezes (PL) classificou o episódio como “lamentável” e incoerente com o objetivo do evento. O deputado Comandante Dan (Podemos) afirmou que Petro deveria ter sido preso por “apologia ao crime”.
Já o deputado Delegado Péricles (PL) ressaltou a contradição: “Ele veio para um evento de inauguração do Centro de Cooperação policial Internacional da Amazônia, nome pomposo com a ideia boa de integração para combater crimes ambientais e o narcotráfico”.