A deputada estadual Joana Darc (UNIÃO Brasil), presidente da Comissão de Proteção Animal da Assembleia Legislativa do Amazonas (CPAMA-Aleam), reforçou compromisso com a proteção animal ao divulgar, por meio de suas redes sociais, o resgate de uma cadela abandonada em situação crítica, na última segunda-feira (8/09), no bairro Tancredo Neves, na zona Leste de Manaus.
O animal foi encontrado por uma moradora, identificada como Patrícia, que buscou ajuda junto à parlamentar para salvar a cadelinha. Assim que recebeu o chamado, a equipe de Joana Darc foi acionada imediatamente e encaminhou o animal para atendimento veterinário. Segundo a parlamentar, que também é médica veterinária, a cadela perdeu os filhotes.
“Ser deputada da causa animal não é fácil, pois a gente tem que lidar com várias situações de emergência. Resgatamos essa cadelinha no bairro Tancredo Neves, onde ela lutava para dar à luz sozinha nas ruas. Corremos contra o tempo e realizamos a cesárea, mas, infelizmente, não conseguimos salvar seus filhotes”, disse.
No consultório, foi constatado que a cadela sofria de uma grave infecção uterina, causada pela morte dos filhotes que carregava no ventre. Para sobreviver, precisou passar por uma cirurgia de emergência, realizada com sucesso. Agora, ela segue em observação e apresenta boas perspectivas de recuperação.
Para Joana Darc, o caso é mais uma prova da crueldade do abandono e da necessidade de políticas públicas que priorizem a castração, a conscientização da sociedade e o combate aos maus-tratos.
“Esse caso reforça a importância da castração. Quando castramos um animal, evitamos uma série de sofrimentos, como esse, e ajudamos a controlar a população de animais em situação de rua de forma responsável”, destacou a deputada. Após melhorar seu quadro de saúde de forma integral, a cadela ficará disponível para adoção responsável. Os interessados devem entrar em contato, via WhatsApp, pelo número (92) 98145-1111.