Ao usar este site, você concorda com a Política de Privacidade e os Termos de Uso.
Accept
Manaus Atual
Facebook Like
Twitter Follow
Instagram Follow
Manaus AtualManaus Atual
Pesquisar
  • Principal
Follow US
© Foxiz News Network. Ruby Design Company. All Rights Reserved.
Legislativo Estadual

Apoiado por parlamentares, Wilker Barreto propõe emenda parlamentar para que a isenção do IPVA alcance todas as pessoas com deficiência

18 de setembro de 2025
Apoiado por parlamentares, Wilker Barreto propõe emenda parlamentar para que a isenção do IPVA alcance todas as pessoas com deficiência
Compartilhar

Na quarta-feira (17/9), o deputado estadual Wilker Barreto (Mobiliza) apresentou, na Assembleia Legislativa do Amazonas (Aleam), uma Emenda Parlamentar ao Projeto de Lei (PL) nº 803/2025, oriundo da Mensagem Governamental nº 96/2025.
A proposta do Executivo, que integra o pacote fiscal anunciado pelo Governo do Estado, prevê remissão e anistia de multas e juros de tributos como o imposto sobre circulação de mercadorias e Serviços (ICMS), o Imposto sobre a Propriedade de Veículos Automotores (IPVA) e o Imposto sobre Transmissão Causa Mortis e Doação (ITCMD), além da redução em 50% do valor do IPVA a partir de 1º de janeiro de 2026, tornando o imposto médio mais barato do Brasil.
Inclusão para todos
Durante a análise do projeto, Wilker Barreto observou que a redação do Art. 10-A, que trata da isenção do IPVA para pessoas com deficiência, deixava de fora as pessoas surdas e com deficiência auditiva, embora contemplasse deficiências físicas, visuais, mentais severas ou profundas e autistas.
Para corrigir essa lacuna, o parlamentar propôs uma emenda que altera a Lei Estadual nº 4.719, de 12 de dezembro de 2018, para incluir todas as pessoas com deficiência (PCD), conforme os critérios da Lei Brasileira de Inclusão (Lei nº 13.146/2015).
A iniciativa recebeu apoio unânime dos deputados estaduais, que reconheceram a necessidade urgente de ampliar o benefício para todo o público com deficiência, fortalecendo o princípio da isonomia e promovendo justiça social e inclusão plena no Amazonas.
Ao destacar a importância da medida, Wilker Barreto enfatizou que a emenda é fruto de um esforço coletivo na Casa Legislativa.
“No item 7, nessa questão da anistia, eu quero fazer o destaque da Emenda e agradecer a todos os colegas. Porque isso aqui não foi uma construção só minha, foi uma construção mútua que vai permitir, com essa aprovação, que todas as pessoas devidamente comprovadas por lei como PCD possam gozar da isenção do IPVA”, declarou.
O parlamentar também ressaltou o impacto social e econômico da proposta, que, além de ampliar o acesso à locomoção, contribui para reduzir a inadimplência e movimentar a economia.
“Isso é um avanço e eu acredito que a Aleam sai na frente e será exemplo para outras assembleias. É uma pauta positiva, nós sabemos da dificuldade de quem tem algum tipo de PcD. Isso vai suavizar o acesso à locomoção. Fico feliz porque foi um processo de construção mútua. Essa pauta desonera e oxigena a economia e permite que a população saia da inadimplência. A mensagem e o papel do Parlamento é isso: melhorar e aprimorar. E esta Casa foi muito madura ao permitir que todos, sem exceção, que tenham PCD devidamente comprovado por lei, possam gozar desse benefício”, afirmou.
O que muda?
Com a aprovação da emenda, todos os veículos automotores de propriedade de pessoas com deficiência (PcD), ainda que conduzidos por representante legal ou pessoa responsável, estarão isentos do IPVA no Amazonas, reforçando o compromisso do Parlamento Estadual com a inclusão e a justiça tributária.
Lei de Wilker Barreto
Wilker Barreto é autor da Lei nº 5.139/2020, que institui o “Setembro Azul – campanha de conscientização aos Direitos das Pessoas Surdas” no calendário oficial de eventos do Estado.
A propositura tem o intuito de conscientizar a sociedade sobre os direitos da comunidade surda, com reuniões, palestras, seminários, audiências públicas e demais atividades durante o mês, em que também são celebradas as seguintes datas:
10/9 – Dia Mundial da Língua de Sinais
26/9 – Dia Nacional do Surdo
30/9 – Dia Internacional da Pessoa Surda
Confira o documento: https://drive.google.com/drive/folders/1wYRbhZANhS_8i5JTyw3cw2NavF9rFh3e?usp=sharing

Receba as últimas notícias de "Manaus Atual" diretamente na sua caixa de entrada.
Powered by follow.it
Assuntos ALEAM, Assembleia Legislativa do Estado do Amazonas. Legislativo
Compartilhar este artigo
Facebook Twitter Email Copy Link Print
Painel Informe Manaus de Satisfação: Gostou da matéria?
Love0
Angry0
Wink0
Happy0
Dead0

Você pode gostar também

Thiago Abrahim propõe revisão da conta de água em casos de vazamentos ocultos no Amazonas
Legislativo Estadual

Thiago Abrahim propõe revisão da conta de água em casos de vazamentos ocultos no Amazonas

24 de agosto de 2026
Aleam reafirma compromisso com o futuro de crianças e adolescentes no Amazonas
Legislativo Estadual

Aleam reafirma compromisso com o futuro de crianças e adolescentes no Amazonas

24 de agosto de 2026
Amazonas tem maior pressão territorial sobre forças de segurança e Comandante Dan cobra valorização dos profissionais
Legislativo Estadual

Amazonas tem maior pressão territorial sobre forças de segurança e Comandante Dan cobra valorização dos profissionais

24 de agosto de 2026
No segundo sábado de aula, Aleam Educa reúne 310 estudantes em preparação para o Enem
Legislativo Estadual

No segundo sábado de aula, Aleam Educa reúne 310 estudantes em preparação para o Enem

22 de agosto de 2026
Aleam Educa realiza aulão de redação e linguagens neste sábado
Legislativo Estadual

Aleam Educa realiza aulão de redação e linguagens neste sábado

21 de agosto de 2026
Aleam realiza exposição no Agosto Lilás para divulgar ações da Procuradoria Especial da Mulher
Legislativo Estadual

Aleam realiza exposição no Agosto Lilás para divulgar ações da Procuradoria Especial da Mulher

21 de agosto de 2026
  • Fale Conosco
  • Termo de Uso
  • Sobre o Site

Siga-nos

Portal Manaus Atual