Ao usar este site, você concorda com a Política de Privacidade e os Termos de Uso.
Accept
Manaus Atual
Facebook Like
Twitter Follow
Instagram Follow
Manaus AtualManaus Atual
Pesquisar
  • Principal
Follow US
© Foxiz News Network. Ruby Design Company. All Rights Reserved.
Amazonas

Profissionais de saúde do Hospital Platão Araújo realizam capacitação para atuar no novo modelo de atendimento ‘Fast Track’ da unidade

27 de outubro de 2025
Profissionais de saúde do Hospital Platão Araújo realizam capacitação para atuar no novo modelo de atendimento ‘Fast Track’ da unidade
Profissionais de saúde do Hospital Platão Araújo realizam capacitação para atuar no novo modelo de atendimento ‘Fast Track’ da unidade
Compartilhar

Cerca de 100 profissionais participaram do treinamento, que foi dividido entre a etapa teórica e prática

FOTOS: Antonio Lima/SECOM

Os preparativos para o início das operações do NOVO pronto atendimento do Hospital e pronto-socorro (HPS) Dr. Aristóteles Platão Bezerra de Araújo começaram, neste final de semana, com o treinamento de cerca de 100 profissionais que atuarão no modelo Fast Track. A iniciativa, que já foi implantada no Complexo Hospitalar Sul em junho, passará a funcionar na unidade a partir desta segunda-feira (27/10), e tem o objetivo de organizar os atendimentos conforme o grau de complexidade dos casos, garantindo mais agilidade e eficiência no fluxo de pacientes.

FOTOS: Antonio Lima/SECOM

O treinamento envolveu cerca de 100 profissionais, entre técnicos de enfermagem, enfermeiros e médicos, e foi dividido em duas etapas: capacitação teórica e prática, com simulações realísticas. De acordo com a secretária Executiva Adjunta de Assistência, Mônica Melo, o modelo Fast Track representa inovação para a saúde do Amazonas e a capacitação é uma etapa essencial para o sucesso.

“Essa é uma oportunidade de corrigir falhas, inconsistências e redefinir o fluxo de atendimento, caso seja necessário. O treinamento é extremamente importante para que a gente possa aumentar a qualidade e eficácia de todo o trabalho”, destacou a secretária.

FOTOS: Antonio Lima/SECOM

A partir do NOVO modelo, os pacientes classificados como azul ou verde — casos de baixa complexidade — passam a ser atendidos diretamente no pronto atendimento, sem necessidade de ocupar leitos hospitalares. O médico vai até o paciente, realiza a avaliação e, se necessário, o tratamento e alta acontecem no próprio setor.

Os casos moderados ou graves, classificados como amarelos e laranjas, são encaminhados para áreas específicas, onde recebem monitoramento, exames complementares e observação clínica antes da alta ou internação.

A técnica de enfermagem, Daniele Bentes, faz parte do corpo de profissionais que atua no pronto atendimento da unidade e que participou da capacitação. Ela acompanhou o treinamento teórico e destacou a importância da adoção do NOVO protocolo para garantir qualidade no atendimento e o bem-estar dos pacientes.

“É um protocolo que vai nos ajudar a atender o paciente em menos tempo, com mais cuidado e qualidade, de forma que ele não precise permanecer muito tempo na unidade e pegue alta com mais rapidez. Esse é o nosso principal objetivo, que esse paciente saia daqui bem”, disse a técnica de enfermagem.

FOTOS: Antonio Lima/SECOM

Para o enfermeiro do hospital, Felipe Lopes, 23, que participou do treinamento prático com simulações reais de casos de urgência e emergência, a capacitação permitiu que os profissionais conhecessem toda a cadeia de processo de atendimento.

“Vemos sempre o paciente chegando e precisando do auxílio. Hoje, do outro lado, consegui ter esse olhar ainda mais humanizado. O hospital é um lugar que tem muita rotatividade de profissionais, então é importante treinamentos assim para que todos entendam o fluxo de atendimento”, disse o enfermeiro.

FOTO: Antonio Lima/SECOM

Reestruturação do espaço

O espaço foi totalmente reestruturado com base no Sistema Manchester de Classificação de Risco, protocolo internacional que organiza o atendimento conforme a gravidade do quadro clínico. A nova estrutura conta com recepção, triagem, salas de medicação e procedimento, áreas amarela e laranja, posto de enfermagem e médico, farmácia satélite e banheiros, proporcionando mais conforto e fluidez no atendimento à população.

Receba as últimas notícias de "Manaus Atual" diretamente na sua caixa de entrada.
Powered by follow.it
Assuntos Agência Amazonas, Governo do Amazonas, Governo Wilson Lima, SECOM
Compartilhar este artigo
Facebook Twitter Email Copy Link Print
Painel Informe Manaus de Satisfação: Gostou da matéria?
Love0
Angry0
Wink0
Happy0
Dead0

Você pode gostar também

Polícia Civil divulga imagem de criança que desapareceu em Manaus
Amazonas

Polícia Civil divulga imagem de criança que desapareceu em Manaus

27 de outubro de 2025
Ipem Amazonas envia embarcações para a COP 30, em apoio ao Inmetro e à Defesa Civil
Amazonas

Ipem Amazonas envia embarcações para a COP 30, em apoio ao Inmetro e à Defesa Civil

27 de outubro de 2025
Informe da FVS-RCP atualiza panorama de vírus respiratório no Amazonas
Amazonas

Informe da FVS-RCP atualiza panorama de vírus respiratório no Amazonas

27 de outubro de 2025
Centros de Reservação e Distribuição e novos poços do Prosai devem garantir estabilidade no abastecimento de água de Parintins
Amazonas

Centros de Reservação e Distribuição e novos poços do Prosai devem garantir estabilidade no abastecimento de água de Parintins

27 de outubro de 2025
Governo do Amazonas investe recursos na 18ª Exposição Agropecuária de Barreirinha
Amazonas

Governo do Amazonas investe recursos na 18ª Exposição Agropecuária de Barreirinha

27 de outubro de 2025
Amazonas amplia conexões internacionais e conquista prêmio em evento econômico na China
Amazonas

Amazonas amplia conexões internacionais e conquista prêmio em evento econômico na China

27 de outubro de 2025
  • Fale Conosco
  • Termo de Uso
  • Sobre o Site

Siga-nos

Portal Manaus Atual