Ao usar este site, você concorda com a Política de Privacidade e os Termos de Uso.
Accept
Manaus Atual
Facebook Like
Twitter Follow
Instagram Follow
Manaus AtualManaus Atual
Pesquisar
  • Principal
Follow US
© Foxiz News Network. Ruby Design Company. All Rights Reserved.
Legislativo Estadual

Abril Azul: Aleam realiza exposição e emissão de Carteira de Identificação da Pessoa com Transtorno do Espectro Autista

2 de abril de 2024
Compartilhar

Em continuação à programação em alusão ao mês de Conscientização do Autismo, a Assembleia Legislativa do Amazonas (Aleam) realiza, em parceria com a Secretaria de Estado de justiça, direitos humanos e Cidadania (SEJUSC), exposição de quadros produzidos pelo artista Vinícius Castilho, de 17 anos, autista verbal. A mostra foi aberta, nesta terça-feira (2/4), e segue até a quarta-feira (3), no hall de entrada da Casa Legislativa.

“O Poder Legislativo está sempre aberto a receber ações que mostrem atividades artísticas, ainda mais essa que é tão especial. Trouxemos um artista autista, que mostra para todos nós a sua sensibilidade. Estou muito feliz da Casa recebê-lo e ainda promover a inclusão social, nesta data tão importante”, afirmou o presidente da Aleam, deputado Roberto Cidade (UB).

O jovem está expondo, pela primeira vez, os oito quadros de sua autoria, que refletem a sua visão de mundo e também sobre a Amazônia. Ele pinta peixes regionais, realiza auto-retrato e também retrata o avô, em suas obras.

Segundo a mãe de Vinícius, Fabiane Castilho, a escolha do tema veio de impressões espaciais trabalhadas por ele, e que foram refletidas, nas imagens dos peixes.

“Trabalhamos com ele, a questão do lugar, da localização geográfica, pois no Amazonas existem muitos peixes. Então, junto com a mediação terapêutica, foi pesquisando sobre o assunto, gostou e foi retratando em pinturas”, disse.

Ela completa que o plano de educação individual para pessoas com espectro autista precisa de adaptação, sendo um dos motivos da realização da exposição. “É para chamar a atenção das autoridades para uma inclusão verdadeira a essas crianças, que precisam de estímulos para o desenvolvimento das características, tornando-os produtivos e receptivos, expressando suas emoções”, afirmou.

Posto

A SEJUSC também disponibiliza, na sede do Poder Legislativo, um posto de emissão de Carteira de Identificação da Pessoa com Transtorno do Espectro Autista (CIPTEA). O atendimento é realizado das 8h às 12h, no Hall da Aleam, localizada na avenida Mário Ypiranga, bairro Flores.

Os documentos necessários para emissão da CIPTEA são: 1 foto 3×4, RG e CPF, comprovante de endereço, laudo médico com Classificação Internacional de Doenças (CID), descrição do médico que acompanha a PcD pelo sistema SUS.

O serviço foi solicitado pela deputada estadual Dra. Mayara Pinheiro Reis (Republicanos), presidente da Comissão de saúde e Previdência da Casa. “Basta vir até à Assembleia com os documentos exigidos para conseguir a CIPTEA e garantir os benefícios para quem tanto precisa”, explicou.

  

Receba as últimas notícias de "Manaus Atual" diretamente na sua caixa de entrada.
Powered by follow.it
Assuntos ALEAM, Assembleia Legislativa do Estado do Amazonas. Legislativo
Compartilhar este artigo
Facebook Twitter Email Copy Link Print
Painel Informe Manaus de Satisfação: Gostou da matéria?
Love0
Angry0
Wink0
Happy0
Dead0

Você pode gostar também

Legislativo Estadual

Roberto Cidade propõe aviso eletrônico via celular sobre remoção de veículos em estacionamento irregular

11 de setembro de 2025
Legislativo Estadual

Wilker Barreto intensifica alertas sobre contratos bilionários da Saúde do Amazonas

11 de setembro de 2025
Legislativo Estadual

Joana Darc resgata cadela abandonada em estado crítico e reforça importância da castração animal

11 de setembro de 2025
Legislativo Estadual

Comandante Dan pede ao Ministério da Justiça que reconsidere a participação da Colômbia no Centro de Cooperação Policial

11 de setembro de 2025
Legislativo Estadual

Cabo Maciel solicita reforma estrutural da Escola Estadual de Tempo Integral Professor Lázaro Ramos, em Urucará

11 de setembro de 2025
Legislativo Estadual

Comandante Dan avalia que a tragédia de 11 de setembro foi um chamado à gestão integrada da segurança

11 de setembro de 2025
  • Fale Conosco
  • Termo de Uso
  • Sobre o Site

Siga-nos

Portal Manaus Atual