Ao usar este site, você concorda com a Política de Privacidade e os Termos de Uso.
Accept
Manaus Atual
Facebook Like
Twitter Follow
Instagram Follow
Manaus AtualManaus Atual
Pesquisar
  • Principal
Follow US
© Foxiz News Network. Ruby Design Company. All Rights Reserved.
Amazonas

Ações de Educação Ambiental da Sema chegam ao sul do Amazonas

10 de maio de 2024
Compartilhar

Trabalho nos municípios de Lábrea e Canutama alcançaram mais de 1,3 mil pessoas, com 40 Agentes Ambientais capacitados

FOTO: Divulgação/Sema

Ações de Educação Ambiental, promovidas pela Secretaria de Estado do Meio Ambiente (Sema), seguem no sul do Amazonas. Durante a última semana de abril e a primeira semana de maio, 31 técnicos foram capacitados em Educação Ambiental, 40 Agentes Ambientais Voluntários (AAV) foram credenciados e mais de 1,3 mil pessoas foram sensibilizadas.

O trabalho integra a campanha Floresta Faz a Diferença, do Governo do Amazonas, com o tema “Um por todos e todos contra as queimadas”. Por meio da campanha, uma série de atividades educativas é promovida nos municípios, a fim de sensibilizar a população a respeito do desmatamento e das queimadas ilegais, como palestras, conscientização de crimes ambientais e legislações que protegem a fauna e a flora.

Ações nos municípios

Em Lábrea, de 24 a 26 de abril, 728 pessoas foram sensibilizadas entre professores e alunos das escolas da rede estadual e municipal de ensino, além de 204 profissionais da saúde. Também ocorreu uma capacitação em Educação Ambiental para 17 técnicos e agentes da Secretaria Municipal do Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável (Semma) do município.

FOTOS: Divulgação/Sema

“Explicamos a eles por meio de dinâmicas o que são crimes ambientais, queimadas, incêndios, desmatamento, e sobre todos os danos que eles causam à nossa fauna, flora e saúde. Depois de mostrarmos as consequências, mostramos como prevenir, combater e como propagar esse conhecimento que eles têm agora”, explicou a coordenadora do Núcleo de Educação Ambiental da Sema, Edilene Neri.

Em Canutama, de 29 de abril ao dia 3 de maio, 40 agentes foram capacitados e credenciados da Floresta Estadual Canutama, Reserva Extrativista (Resex) Canutama, Área de Proteção Ambiental (APA) Jamanduá e Área do Acordo de Pesca Foz Tapauá.

“Os agentes aprendem sobre conceitos básicos da biodiversidade, legislação ambiental e de recursos pesqueiros, além de técnicas arte/educação. Eles são capacitados para sensibilizar a população a respeito do desmatamento e das queimadas ilegais, além de atuarem na elaboração de um plano de ação para resolver problemas ambientais em suas comunidades”, explicou a coordenadora.

Além do credenciamento dos agentes, 394 alunos e professores de três escolas e uma comunidade rural foram sensibilizados em palestras, e 14 técnicos da Semma do município foram capacitados em Educação Ambiental.

FOTO: Divulgação/Sema

Paisagens Sustentáveis

O trabalho é apoiado por recursos do Projeto Paisagens Sustentáveis da Amazônia (ou ASL, sigla para Amazon Sustainable Landscapes Program). O Ministério do Meio Ambiente e Mudança do Clima (MMA) coordena o ASL Brasil, executado pela Conservação Internacional (CI-Brasil), Fundo Brasileiro para a Biodiversidade (Funbio) e Fundação Getúlio Vargas (FGV), em parceria com Órgãos Estaduais de Meio Ambiente (OEMAs) e Órgãos Federais responsáveis pela gestão de áreas protegidas.

O ASL Brasil se insere no Programa Regional ASL, financiado pelo Fundo Global para o Meio Ambiente (GEF) e implementado pelo Banco Mundial (BM), que inclui projetos no Brasil, Bolívia, Colômbia, Equador, Guiana, Peru e Suriname. Juntos, visam melhorar a gestão integrada da paisagem na Amazônia.

O post Ações de Educação Ambiental da Sema chegam ao sul do Amazonas apareceu primeiro em Agência Amazonas de Notícias.

  

Receba as últimas notícias de "Manaus Atual" diretamente na sua caixa de entrada.
Powered by follow.it
Assuntos Governo do Amazonas
Compartilhar este artigo
Facebook Twitter Email Copy Link Print
Painel Informe Manaus de Satisfação: Gostou da matéria?
Love0
Angry0
Wink0
Happy0
Dead0

Você pode gostar também

Amazonas

Festival de Parintins 2025: Seas reforça rede de proteção em Parintins com ações de combate ao trabalho infantil e exploração sexual

30 de junho de 2025
Amazonas

SSP-AM atende mais de 1 mil pessoas com a emissão da Carteira de Identidade Nacional no município de Boca do Acre

30 de junho de 2025
Amazonas

Sine Amazonas divulga 277 vagas de emprego para esta terça-feira

30 de junho de 2025
Amazonas

Parintins 2025: ‘Água nas Torcidas’ da Cosama atendeu cerca de 600 mil pessoas durante o festival

30 de junho de 2025
Amazonas

Adaf adia obrigatoriedade de vacinação contra a raiva em Apuí

30 de junho de 2025
Amazonas

Festival de Parintins 2025: Mais de 10 mil pessoas visitaram os espaços com ações do Prosai

30 de junho de 2025
  • Fale Conosco
  • Termo de Uso
  • Sobre o Site

Siga-nos

Portal Manaus Atual