Para celebrar o Dia Mundial do Rim, a Prefeitura de Manaus, por meio da Secretaria Municipal de Saúde (Semsa), realiza, nesta quinta-feira, 13/3, uma série de atividades para reforçar a importância da adoção de hábitos saudáveis como estratégia para a saúde renal e a prevenção aos fatores de risco da Doença Renal Crônica (DRC). O início oficial das ações ocorre na Unidade de Saúde da Família (USF) Prefeito Manoel Ribeiro, localizada na rua Leblon, s/nº, no conjunto residencial Viver Melhor 3, bairro Cidade de Deus, zona Norte, a partir das 9h.
A data, comemorada todos os anos na segunda quinta-feira do mês de março, foi idealizada pela Sociedade Internacional de Nefrologia em 2020, com o objetivo de ampliar a conscientização sobre os riscos da doença renal e a importância da prevenção.
A Semsa registrou no ano passado 1.395 atendimentos relacionados à doença renal crônica na Atenção Primária à Saúde de Manaus. A chefe do Núcleo de Atenção à Saúde das Pessoas com Doenças Circulatórias e Diabetes da Semsa, enfermeira Phamela Ferreira da Costa, explica que doença renal crônica ocorre quando os rins não conseguem exercer mais as funções básicas.
“É uma situação crônica, porque essa perda ocorre ao longo do tempo, de maneira lenta, gradual e irreversível. Existe controle e prevenção, mas não tem cura. Por conta desse fator, campanhas de conscientização são essenciais para alertar a população sobre as formas de prevenção e a importância do diagnóstico”, informa Phamela.
As funções dos rins incluem: limpar as impurezas e as toxinas do organismo; manter o equilíbrio das substâncias minerais do corpo; regular a água no organismo; produzir hormônios; controlar a pressão arterial; e ativar a vitamina D.
De acordo com a Phamela Costa, o foco da programação elaborada pelas unidades de saúde será a prevenção e educação em saúde, orientando sobre os principais fatores de risco para a ocorrência da Doença Renal Crônica.
“Alguns dos principais fatores de risco para o desenvolvimento da Doença Renal Crônica são a hipertensão e diabetes, agravos que muitas vezes surgem devido a hábitos de vida pouco saudáveis. Então, as ações nas unidades de saúde vão enfocar a importância da adoção de hábitos saudáveis”, explica a enfermeira.
Também são fatores de risco para a DRC: obesidade, doenças cardiovasculares, tabagismo e o uso indiscriminado de medicações potencialmente tóxicas para os rins.
As orientações para prevenção e controle incluem manter uma alimentação equilibrada, rica em frutas, vegetais, com pouco sal e gorduras saturadas; prática regular de atividade física; manter o peso adequado; e evitar consumo excessivo de álcool e tabaco.
“A Semsa tem como meta ampliar as estratégias educativas para fortalecer a prevenção, mas também reforçar o diagnóstico precoce das doenças renais. Quando a DRC não é diagnosticada e tratada corretamente, a doença pode evoluir para complicações graves e até fatais”, alerta Phamela.
A doença renal, por ter progressão lenta, muitas vezes não apresenta sintomas até o estágio avançado, com comprometimento grave dos rins. Alguns dos sintomas são: o aumento do volume e alteração na cor da urina, fadiga, diminuição do apetite, incômodo ao urinar, dor lombar, anemia e alteração na pressão arterial.
— — —
Texto – Eurivânia Galúcio/Semsa
Fotos – Divulgação/Semsa