Ao usar este site, você concorda com a Política de Privacidade e os Termos de Uso.
Accept
Manaus Atual
Facebook Like
Twitter Follow
Instagram Follow
Manaus AtualManaus Atual
Pesquisar
  • Principal
Follow US
© Foxiz News Network. Ruby Design Company. All Rights Reserved.
Amazonas

Adaf prorroga vacinação contra raiva dos herbívoros até 30 de setembro

5 de junho de 2025
Compartilhar

Medida acontece devido à baixa disponibilidade de vacinas nos municípios onde a imunização é obrigatória

FOTOS: Divulgação/AdafA Agência de Defesa Agropecuária e Florestal do Amazonas (Adaf) prorrogou até o dia 30 de setembro a vacinação de bovinos, bubalinos, equídeos, caprinos e ovinos contra a raiva dos herbívoros. A medida, prevista na portaria nº 256/2025 foi publicada, na segunda-feira (02/06), e é obrigatória nas cidades de Autazes, Careiro Castanho, Santo Antônio do Içá, Tefé, Urucará e Urucurituba.

Realizada a imunização do rebanho, os criadores terão até o dia 31 de outubro para notificar o procedimento junto à Adaf. Nesta etapa, basta apresentar a nota fiscal de aquisição da vacina e informar a data da vacinação, bem como o número de animais vacinados, por espécie.

A vacinação compulsória, nestas cidades, aconteceria no intervalo de 1º de maio a 15 de junho, mas foi prorrogada, devido à baixa disponibilidade de vacinas contra a doença nestes municípios. Os animais vacinados pela primeira vez terão dose de reforço 30 dias após a primeira dose.

Os produtores que descumprirem o prazo de vacinação terão seus animais submetidos à vacinação assistida por servidor da Adaf, sem prejuízo de outras sanções cabíveis indicadas na legislação. Além disso, a emissão de Guia de Trânsito Animal (GTA) somente será realizada após comprovação da vacinação contra raiva.

Além de exigir a vacinação antirrábica, a Adaf, por meio de sua Gerência de Defesa Animal (GDA) promove iniciativas de educação sanitária; cadastramento e monitoramento de abrigo de morcegos hematófagos (que se alimentam de sangue); vigilância em áreas ou propriedade de risco; atendimento aos focos da doença e capturas de morcegos.

A doença

A raiva é uma zoonose (doença que PODE ser transmitida de animais para humanos) causada por um vírus, quase sempre letal, que afeta o sistema nervoso central e evolui rapidamente. Todos os mamíferos (domésticos, silvestres ou de produção) podem ser infectados e passar a doença, sendo o morcego hematófago um dos principais transmissores no ciclo rural.

Caso a população identifique a existência de abrigo de morcegos e mordidas em animais de produção, a Adaf deverá ser notificada imediatamente. A comunicação PODE ser feita pessoalmente em um dos escritórios locais da Adaf, pelo AdafOuv no telefone (92) 99380-9174 ou pelo e-mail Ouvidoria@adaf.am.gov.br.
O post Adaf prorroga vacinação contra raiva dos herbívoros até 30 de setembro apareceu primeiro em Agência Amazonas de Notícias.

Receba as últimas notícias de "Manaus Atual" diretamente na sua caixa de entrada.
Powered by follow.it
Assuntos Agência Amazonas, Governo do Amazonas, Governo Wilson Lima, SECOM
Compartilhar este artigo
Facebook Twitter Email Copy Link Print
Painel Informe Manaus de Satisfação: Gostou da matéria?
Love0
Angry0
Wink0
Happy0
Dead0

Você pode gostar também

Amazonas

CGE-AM recebe Transparência Internacional para alinhar cooperação em obras de infraestrutura

18 de agosto de 2025
Amazonas

Balanço do semestre: Sedurb aponta avanços em habitação, saneamento, iluminação e infraestrutura

18 de agosto de 2025
Amazonas

“Estou muito feliz porque posso voltar a enxergar”, diz paciente sobre cirurgia de catarata que será realizada pelo Governo do Amazonas

18 de agosto de 2025
Amazonas

Ipaam firma acordo com a Semef para fortalecer fiscalização ambiental em Manaus

18 de agosto de 2025
Amazonas

FHAJ e UEA lançam novo Mestrado Acadêmico em Ciências da Saúde na Amazônia

18 de agosto de 2025
Amazonas

Sema Amazonas viabiliza capacitação para monitoramento de quelônios na RDS Piagaçu Purus

18 de agosto de 2025
  • Fale Conosco
  • Termo de Uso
  • Sobre o Site

Siga-nos

Portal Manaus Atual