Ao usar este site, você concorda com a Política de Privacidade e os Termos de Uso.
Accept
Manaus Atual
Facebook Like
Twitter Follow
Instagram Follow
Manaus AtualManaus Atual
Pesquisar
  • Principal
Follow US
© Foxiz News Network. Ruby Design Company. All Rights Reserved.
Legislativo Estadual

Adjuto Afonso destaca avanço na modernização tributária durante lançamento do ‘Regulariza Amazonas’

4 de agosto de 2025
Compartilhar

O vice-presidente da Assembleia Legislativa do Amazonas (Aleam), deputado Adjuto Afonso (UNIÃO Brasil), participou nesta segunda-feira (04/08), na sede do Governo do Estado, do lançamento do programa “Regulariza Amazonas”, que visa facilitar a regularização de débitos inscritos em dívida ativa por pessoas físicas e jurídicas. A iniciativa é fruto direto da Lei de Transação Tributária, aprovada pela Aleam em 2023 com forte articulação do deputado Adjuto.
Estiveram presentes na solenidade, além de Adjuto Afonso, o governador Wilson Lima (UNIÃO Brasil); o procurador-geral do Estado, Giordano Bruno Costa da Cruz; o secretário da Secretaria de Estado da Fazendo do Amazonas (SEFAZ), Alex Del Giglio; Presidente da Câmara de Dirigentes Lojistas de Manaus (CDL Manaus), Ralph Assayag; Aderson Frota, presidente da Fecomercio; Muni Lourenço, presidente da federação de agricultura e pecuária do Amazonas (FAEA); Bruno Pinheiro, Associação Comercial do Amazonas (ACA); e os vereadores Diego Afonso (UNIÃO Brasil), Rodrigo Sá (Progressistas), Allan Campelo (Podemos).
O programa, coordenado pela Procuradoria Geral do Estado (PGE-AM), tem como principal objetivo oferecer condições especiais para contribuintes regularizarem dívidas com o fisco estadual, neste primeiro momento o programa atende especialmente as dívidas referentes ao IPVA até o ano de 2023. A proposta é garantir descontos de até 100% em multas e juros, com parcelamentos em até 12 vezes, por meio de uma plataforma digital desenvolvida em parceria com a Secretaria de Estado da Fazenda (SEFAZ).
O edital já está disponível no site regularizaam.PGE.am.gov.br. As primeiras etapas priorizam pessoas físicas com débitos de pequena monta e pequenas e médias empresas, segmentos que concentram grande volume de processos e têm papel estratégico na geração de empregos no estado.
Durante o lançamento, Adjuto Afonso destacou o compromisso da Aleam em contribuir com políticas públicas que modernizem e desburocratizem a economia do estado.
“A aprovação da lei de transação tributária foi um passo importante para que hoje o Amazonas pudesse dar esse salto com o Regulariza. Estamos falando de uma ferramenta moderna, que beneficia o contribuinte, estimula o ambiente de negócios e ajuda o estado a recuperar receitas importantes. Nosso mandato seguirá comprometido com ações que garantam desenvolvimento com justiça fiscal”, afirmou o parlamentar.
O governador Wilson Lima também celebrou o início do programa e fez questão de reconhecer o papel do Legislativo na construção da política pública.
“O Regulariza Amazonas só é possível porque a Assembleia Legislativa entendeu a importância da transação tributária. Agradeço ao deputado Adjuto Afonso, que foi uma das vozes ativas na defesa da proposta, aprovada em 2023. Essa UNIÃO entre os poderes é fundamental para modernizar o Estado e dar condições para que o contribuinte possa voltar à legalidade”, destacou o governador.
O governador reforçou que o programa promove a chamada “concessão mútua”, o estado abre mão de parte de multas e juros para incentivar que contribuintes em dificuldades financeiras possam se regularizar. E que nesse primeiro momento o mais importante não é a arrecadação do estado, mas a quitação e a regularização dos contribuintes.

Receba as últimas notícias de "Manaus Atual" diretamente na sua caixa de entrada.
Powered by follow.it
Assuntos ALEAM, Assembleia Legislativa do Estado do Amazonas. Legislativo
Compartilhar este artigo
Facebook Twitter Email Copy Link Print
Painel Informe Manaus de Satisfação: Gostou da matéria?
Love0
Angry0
Wink0
Happy0
Dead0

Você pode gostar também

Legislativo Estadual

Presidente Roberto Cidade lidera movimento pela reestruturação da Apae Manaus, que enfrenta ameaça de interrupção das atividades regulares

5 de agosto de 2025
Legislativo Estadual

Aleam debate crise financeira da Apae Manaus em Cessão de Tempo com representantes nacionais da entidade

5 de agosto de 2025
Legislativo Estadual

Aleam retoma os trabalhos legislativos com 12 propostas em tramitação

5 de agosto de 2025
Legislativo Estadual

Aleam retoma atividades com debates de pautas voltadas ao interesse da população

5 de agosto de 2025
Legislativo Estadual

Deputado Daniel Almeida faz alerta sobre déficit na Polícia Militar e propõe ações concretas para segurança pública

5 de agosto de 2025
Legislativo Estadual

Deputada Joana Darc afirma que solicitará aplicativo para facilitar o acesso à castração e denúncias de maus-tratos no Amazonas

5 de agosto de 2025
  • Fale Conosco
  • Termo de Uso
  • Sobre o Site

Siga-nos

Portal Manaus Atual