Na sessão plenária desta quarta-feira (03/09), o deputado Adjuto Afonso (UNIÃO Brasil) registrou a realização da aula inaugural da Balsa escola do Senac no município de Lábrea, distante cerca de 700 quilômetros de Manaus, ocorrida na última terça-feira (02/09). Essa é a primeira vez que a embarcação chega ao rio Purus, no Sul do Amazonas, levando cursos de capacitação profissional para comunidades ribeirinhas e de difícil acesso.
O parlamentar destacou que a iniciativa é fruto da UNIÃO de esforços entre seu gabinete, o presidente da Fecomércio, Aderson Frota, o prefeito de Lábrea, Gerlando Lopes (PL), o vice-prefeito, João Roberto (Podemos), a Câmara Municipal de Lábrea e a diretoria do Senac Amazonas. Em junho deste ano o deputado reuniu as partes envolvidas para a assinatura do Termo de Cooperação Técnica, que oficializou o envio da unidade fluvial ao município.
A vereadora Enfermeira Andrea (UNIÃO Brasil) foi a responsável pela solicitação dessa demanda ao deputado e articulação junto à Prefeitura de Lábrea para a assinatura do documento.
“Este projeto começou a ser sonhado no ano passado e hoje já beneficia nossa população com Qualificação Profissional de qualidade. Investir em capacitação é investir no futuro da nossa gente. Com a capacitação certamente a cidade será um potencial de geração de emprego e renda”, afirmou o deputado.
A Balsa escola conta com salas de aula, laboratórios e infraestrutura completa para a realização de cursos em áreas estratégicas como beleza, gastronomia, turismo e hospitalidade, moda, comércio e gestão, e tecnologia da informação. Cada curso ofertará 20 vagas, possibilitando que dezenas de moradores adquiram novas habilidades, aumentem sua renda, iniciem um negócio próprio ou ingressem no mercado de trabalho.
A Balsa escola é uma iniciativa inovadora do Senac Amazonas, voltada para levar educação profissional de qualidade às comunidades ribeirinhas e de difícil acesso no interior do estado.
Para Adjuto Afonso, a chegada da Balsa escola reforça o potencial turístico e econômico de Lábrea. “Lábrea tem um enorme potencial a ser explorado, e a qualificação da nossa mão de obra é um passo decisivo para transformar oportunidades em desenvolvimento”, completou.