Ao usar este site, você concorda com a Política de Privacidade e os Termos de Uso.
Accept
Manaus Atual
Facebook Like
Twitter Follow
Instagram Follow
Manaus AtualManaus Atual
Pesquisar
  • Principal
Follow US
© Foxiz News Network. Ruby Design Company. All Rights Reserved.
Legislativo Estadual

Adjuto Afonso discute adensamento da cadeia da borracha em Manicoré

28 de maio de 2025
Compartilhar

O deputado Adjuto Afonso (UNIÃO Brasil) participou, nesta quarta-feira (28/5) das discussões do 2º Workshop do Adensamento da Cadeia da Borracha 2025. Organizado pela Secretaria de Estado de Desenvolvimento, Ciência, Tecnologia e Inovação (Sedecti), o evento aconteceu na sede da Câmara Municipal de Manicoré (distante a 350 quilômetros de Manaus).
O objetivo do evento é debater ações para o desenvolvimento sustentável da produção de borracha no Amazonas, reunindo extrativistas, representantes da indústria e da sociedade civil. O município de Manicoré foi escolhido pela Sedecti para sediar o Workshop por ser, historicamente, um dos maiores produtores de borracha do Amazonas.
Apoiador dos trabalhadores da borracha desde o seu primeiro mandato na Assembleia Legislativa do Amazonas (Aleam), o deputado Adjuto Afonso vê grandes possibilidades de crescimento econômico do Estado com a cadeia do produto, principalmente voltado para o Polo Industrial de Manaus (PIM). Para ele, eventos como esse são parte importante para impulsionar atividade.
“Hoje, estados vizinhos, como Acre e Rondônia, já têm grande parte de suas economias baseada na borracha. E nossas indústrias têm plenas condições de absorver a produção local e adensar a cadeia. Para isso, precisamos ouvir e entender as necessidades dos seringueiros. São eles que mantêm a floresta em pé”, defendeu o parlamentar.
Sobre a possibilidade de incremento nos incentivos à produção, Adjuto acredita que é preciso discutir a ideia em níveis estadual e federal para garantir a sustentabilidade econômica. “Tenho certeza de que o Governo do Estado, assim como implantou a subvenção da borracha no passado, após minha sugestão, que PODE novamente pensar em um NOVO tipo de reconhecimento a esses verdadeiros guardiões da floresta. O governador Wilson Lima tem sido sensível ao setor primário e tenho certeza que vamos alavancar ainda mais esse segmento”, finalizou.
De acordo com o presidente da Associação dos Produtores Agroextrativistas do Igarapezinho (Apaiga), Raimundo Nascimento, só em 2024 o município foi responsável pela produção de 86 toneladas de borracha, apesar das dificuldades impostas pela seca recorde. Para 2025, a previsão de produção só da APAIGA, é de 30 toneladas. Mas para que esse objetivo seja alcançado, segundo ele, as parcerias são fundamentais.
“Nossa maior dificuldade é o transporte da nossa produção para Manaus. No ano passado nossas despesas com carros e barcos para o escoamento da produção foi de cerca de R$ 10 mil. Queremos discutir a possibilidade de auxílios, seja estadual ou federal, para poder incentivar cada vez mais essa atividade, que com certeza gera muita receita para o município de Manicoré”, afirmou o produtor.
Além do parlamentar, participaram das discussões o prefeito Municipal de Manicoré, Lúcio Flávio (PSD); vice-prefeito de Manicoré, Paulo Sérgio Machado (Republicanos); o presidente da Câmara Municipal de Manicoré, vereador Yuri Reis (PSD); o chefe do Departamento de Diversificação Econômica da Sedecti, Sandro Ribeiro Amazonas; o engenheiro da Agência de Desenvolvimento Sustentável do Amazonas (ADS), Rizomar Rodrigues; a analista de Conservação e Sociobiodiversidade da WWF Brasil,Natasha Mendes; o  chefe-geral da Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa),  Everton Rabelo Cordeiro e o presidente da Associação dos Moradores Agroextrativistas do Lago Capanã Grande (AMALCG), Reginaldo do Nascimento.
A safra de borracha nativa da Amazônia em 2024 alcançou 160 toneladas, um crescimento de 23% em relação ao ano anterior. A produção gerou R$ 2,2 milhões em renda para 500 famílias de seringueiros em sete municípios do Amazonas: Canutama, Pauini, Lábrea, Manicoré, NOVO Airão, Eirunepé e Itacoatiara.

Receba as últimas notícias de "Manaus Atual" diretamente na sua caixa de entrada.
Powered by follow.it
Assuntos ALEAM, Assembleia Legislativa do Estado do Amazonas. Legislativo
Compartilhar este artigo
Facebook Twitter Email Copy Link Print
Painel Informe Manaus de Satisfação: Gostou da matéria?
Love0
Angry0
Wink0
Happy0
Dead0

Você pode gostar também

Legislativo Estadual

Presidente Roberto Cidade alerta para início do prazo de inscrições para o concurso público da Aleam, nesta quarta-feira, 10/9

9 de setembro de 2025
Legislativo Estadual

Deputados estaduais debatem incentivo à cultura, saúde e infraestrutura em sessão plenária

9 de setembro de 2025
Legislativo Estadual

Em Cessão de Tempo, mãe de jovem vítima de hipertermia maligna pede que lei estadual seja implementada

9 de setembro de 2025
Legislativo Estadual

Alessandra Campelo diz que árbitro que agrediu ex-namorada se mostrou ‘um ser humano deplorável’ e apoia suspensão anunciada pela FAF

9 de setembro de 2025
Legislativo Estadual

Wilker Barreto cobra melhorias em escola indígena e regularização da energia elétrica no interior do Amazonas

9 de setembro de 2025
Legislativo Estadual

Jornada de Cirurgias Oftalmológicas, fruto de emenda parlamentar do deputado Dr. George Lins, é realizada em Tabatinga

9 de setembro de 2025
  • Fale Conosco
  • Termo de Uso
  • Sobre o Site

Siga-nos

Portal Manaus Atual