Ao usar este site, você concorda com a Política de Privacidade e os Termos de Uso.
Accept
Manaus Atual
Facebook Like
Twitter Follow
Instagram Follow
Manaus AtualManaus Atual
Pesquisar
  • Principal
Follow US
© Foxiz News Network. Ruby Design Company. All Rights Reserved.
Amazonas

ADS reúne Comissão Interinstitucional para análise documental de subvenções da borracha e da piaçava

2 de outubro de 2024
Compartilhar

Após análise, a publicação dos credenciados tem previsão a partir do dia 10 de outubro

Foto: Divulgação / ADS

Nesta quarta-feira (02/10), a Agência de Desenvolvimento Sustentável do Amazonas (ADS), realizou a primeira reunião junto à Comissão Interinstitucional para análise documental dos possíveis habilitados que irão receber o pagamento das subvenções econômicas. O encontro marca o início do processo de habilitação dentro do novo credenciamento vinculado à Lei nº 6.865, de 6 de maio de 2024.

Durante a reunião, foi concluída a análise documental das subvenções econômicas destinadas aos extrativistas que serão beneficiados pelo pagamento das subvenções da Borracha e da Piaçava, referentes às safras 2023/2024. Na próxima semana, a comissão se reunirá novamente para avaliar os documentos relacionados às subvenções do Pirarucu e da Juta Malva, também referentes às safras 2023/2024.

Para o suplente da Comissão Interinstitucional, Robson Oliveira, a reunião foi crucial para confirmar todas as instituições aptas a receber o benefício da subvenção.

“Este é um passo importante para garantir a transparência e a eficiência no processo de concessão de subvenções, beneficiando produtores e comunidades envolvidas na produção desses recursos naturais”, declarou a diretora técnica da ADS, Lionilde Gonzaga.

No âmbito do processo de credenciamento, duas comissões desempenham papéis cruciais: a comissão interna e a comissão interinstitucional. A diretora técnica da ADS, Lionilde Gonzaga, explica o funcionamento das duas.

“A comissão interna é responsável pela recepção da documentação e análise inicial. Após essa etapa, a comissão interinstitucional, composta por instituições vinculadas à subvenção, é convocada para realizar uma análise documental detalhada e emitir um parecer técnico, que foi o que aconteceu hoje”, relatou.

O procedimento garante a veracidade dos documentos apresentados, permitindo que a comissão interna de licitação publique a lista dos credenciados habilitados a receber a subvenção.

Segundo a diretora técnica da ADS, Lionilde Gonzaga, a confirmação dos beneficiados só ocorre após a análise final da Comissão Interna de Licitação (CIL), que revisa toda a documentação. “O período estabelecido para a conclusão do credenciamento é de 20 a 30 dias após o fechamento da análise documental. A previsão é que a publicação dos credenciados ocorra a partir do dia 10 de outubro”, ressaltou.

Neste ano, o Governo do Amazonas destinará mais de R$ 3 milhões para o pagamento das subvenções. Os recursos serão distribuídos conforme a necessidade de cada subvenção. O prazo para o envio das documentações para quem desejava participar da iniciativa encerrou em setembro.

As subvenções econômicas para a borracha, juta e malva, pirarucu e piaçava são de extrema importância para a economia local. Elas garantem a sustentabilidade financeira dos pequenos produtores, promovem a preservação das tradições culturais e incentivam práticas de manejo sustentável. Além disso, essas subvenções ajudam a manter a competitividade dos produtos no mercado, assegurando uma fonte de renda estável para milhares de famílias que dependem das atividades.

Receba as últimas notícias de "Manaus Atual" diretamente na sua caixa de entrada.
Powered by follow.it
Assuntos Agência Amazonas, Governo do Amazonas, Governo Wilson Lima, SECOM
Compartilhar este artigo
Facebook Twitter Email Copy Link Print
Painel Informe Manaus de Satisfação: Gostou da matéria?
Love0
Angry0
Wink0
Happy0
Dead0

Você pode gostar também

Amazonas

SSP-AM e Ipem assinam Acordo de Cooperação Técnica do Sistema de Gestão da Qualidade

1 de julho de 2025
Amazonas

Ciama entrega a prefeitura do município de Silves o projeto arquitetônico do Mirante do Cristo

1 de julho de 2025
Amazonas

Governo do Amazonas recebe propostas para edital de apoio à realização de eventos científicos e tecnológicos no estado

1 de julho de 2025
Amazonas

Prato Cheio, da Seas, promove oficinas sobre higienização de alimentos e palestras sobre saúde e cidadania em julho

1 de julho de 2025
Amazonas

Governo do Amazonas entrega 60 mil alevinos para piscicultores de Iranduba

1 de julho de 2025
Amazonas

Secretaria de Educação abre edital para submissão de Procedimentos de Manifestação de Interesse

1 de julho de 2025
  • Fale Conosco
  • Termo de Uso
  • Sobre o Site

Siga-nos

Portal Manaus Atual