A primeira colheita de café de 2025 da Associação Solidariedade do Amazonas (ASA) foi realizada nesta sexta-feira (4), no município de Silves, a 307 quilômetros de Manaus. Ao longo de seus mandatos na Assembleia Legislativa do Estado do Amazonas (Aleam), o deputado estadual João Luiz (Republicanos) destinou R$ 600 mil em emendas parlamentares para fomentar a produção cafeeira na região.
“Esse é um evento importante para o fortalecimento da cultura cafeeira em nosso estado. Temos atuado na Assembleia para impulsionar a produção de café no Amazonas. Agradeço ao governador Wilson Lima pela execução das emendas que destinamos ao setor primário”, destacou o deputado João Luiz.
O produtor rural e representante da ASA, Roque Lins, afirmou que essa é apenas a primeira etapa da colheita em Silves de 2025, que contou com a participação de diversos agricultores locais. “As pessoas que participaram do evento saem com uma nova visão sobre o potencial do agro no Amazonas. Somos gratos ao deputado João Luiz pelas emendas destinadas à cultura cafeeira”, disse Lins.
Para a agricultora Valdenora Castro, a iniciativa representa um marco para o setor primário do município. “Graças à emenda do deputado João Luiz, a produção de café — que antes era apenas um sonho — tornou-se realidade e está trazendo bons frutos para os trabalhadores rurais”, ressaltou.
O gerente da Unidade Local de Silves do Instituto de Desenvolvimento Agropecuário e Florestal Sustentável do Estado do Amazonas (Idam), Nonato Viana, enfatizou a relevância do evento. “Essa é a primeira colheita do ano, e serve de incentivo para os produtores. O deputado João Luiz tem sido um parceiro, destinando emendas que beneficiam diretamente agricultores da estrada da Várzea”, afirmou.
Investimento no setor
As emendas parlamentares do deputado João Luiz foram direcionadas ao fomento da produção agrícola, com recursos aplicados no custeio de projetos, distribuição de mudas e aquisição de um veículo de apoio aos produtores dos municípios de Silves e Itacoatiara.
Setor primário
O deputado João Luiz em apoio ao setor primário destinou mais de R$ 2,5 milhões em emendas parlamentares ao longo dos mandatos no Poder Legislativo.