A iniciativa visa promover as boas práticas, informações sobre adubação e controle de pragas relacionadas à cultura da fruta
Foto: Divulgação/Idam
Em Borba (distante 151 quilômetros de Manaus), produtores rurais de melancia têm recebido orientações de boas práticas em relação à cultura da fruta. À frente da atividade, que ocorre até esta sexta-feira (10/05), está o Instituto de Desenvolvimento Agropecuário e Florestal Sustentável do Estado do Amazonas (Idam), por meio da Unidade local (UnLoc) Idam/Borba.
A ação é voltada ao atendimento de 15 agricultores familiares, com aproximadamente 25 hectares de área plantada. Durante o processo de orientações, que iniciou na última segunda-feira (06/05), o público beneficiado tem tido acesso a informações de adubação, combate à doenças e tecnologias, além de outras boas práticas relacionadas à produção de melancia.
Segundo o gerente da UnLoc Idam/Borba, Aguinaldo Rodrigues, a iniciativa visa impulsionar a produção da fruta e, também, garantir que os agricultores familiares estejam preparados para lidar com as adversidades climáticas, como estiagens.
“Vale destacar que para evitar novos problemas com a estiagem, como ocorreu em 2023, nossos agricultores começaram o plantio já em março e, com isso, iniciamos o acompanhamento necessário voltado à cultura. Estimamos, inclusive, uma produção de 88 milheiros de melancia, entre 500 e 700 toneladas, para esta safra”, delineou o gerente.
Rodrigues pontuou, ainda, que durante os atendimentos tem sido reforçada a importância do trabalho de mecanização realizado com os produtores engajados na cultura, que, de acordo com ele, tem possibilitado o reavivamento da cultura da melancia em Borba.
Foto: Divulgação/Idam
Beneficiados
A ação tem como público-alvo agricultores familiares da estrada Borba-Mapiá; dos Projetos de Assentamento (PA) Puxurizal e Piaba; e das localidades Maripiti, Jatuarana e Pae Trocana.
Entre os beneficiados pela iniciativa do Idam está o produtor Jorge de Souza Nascimento. Com uma área plantada de 1,5 hectare, ele expressou o agradecimento pelo trabalho realizado pela equipe técnica do instituto e mostrou-se entusiasmado com as perspectivas em relação à produção.
“Com a atenção destinada a Borba pelo Idam, não há dúvidas de que a produção local de melancia vai avançar e eu, como agricultor familiar, também serei um dos beneficiados. Então, por meio desse suporte, espero uma safra de oito a dez milheiros para a minha plantação”, projetou o agricultor.