Na manhã desta terça-feira (11), após reunião técnica na Câmara Municipal de Manaus (CMM), o vereador Aldenor Lima (UB) foi indicado como presidente da Comissão de Defesa dos Direitos das Pessoas com Deficiência (COMPCD).
“Isso me deixa muito feliz porque, diariamente, eu vivo isso com meu filho Joaquim, que tem síndrome de Down”, destacou o parlamentar. “Por isso, prometo lutar com rigor para que os direitos dessas pessoas sejam reconhecidos, sobretudo no que diz respeito à inclusão. Só sabemos as reais dificuldades enfrentadas por uma pessoa com deficiência quando vivemos no cotidiano. E, hoje, eu posso dizer que aprendi muito com o meu filho e, todo dia, ele me dá forças para que as dificuldades se tornem conquistas, não somente para ele, mas para todos os PCDs”, completou o vereador, destacando como pretende atuar á frente da comissão.
Comissão do Meio Ambiente
Além da COMPCD, o vereador Aldenor Lima se tornou membro da Comissão de Meio Ambiente, Recursos Naturais, Sustentabilidade e Vigilância Permanente da Amazônia (COMMARESV).
“Não há como falar de animais se não falarmos de meio ambiente e vice-versa. São coisas que estão intrinsicamente ligadas e precisamos respeitar e defender isso”, salientou o parlamentar.
Aldenor Lima, além de ter forte ligação com a causa animal, tem atuado em pautas ligadas ao meio ambiente. A exemplo disso, o parlamentar foi voluntário em um dos maiores desastres ambientais que ocorreram no país, em maio de 2024, quando uma enchente atingiu o Rio Grande do Sul.
“Foram dias intensos, onde nos dedicamos ao resgate de animais e de pessoas. Infelizmente, esse não é o primeiro e não será o último desastre ambiental que testemunharemos, mas trabalharemos arduamente para que Manaus nunca alcance essas proporções. Para isso, contaremos com apoio técnico-científico e planejamento prévio”, ressaltou Aldenor.
Questões regionais
O parlamentar ainda relembrou o caso da morte de mais de 200 botos, espécie ameaçada de extinção, no Lago Tefé, um afluente do Rio Solimões, no Amazonas, por causa da alta temperatura da água. As questões regionais de fauna e flora também farão parte das prerrogativas da comissão.
“Nós, amazônidas, recentemente, tivemos um cenário triste para a causa animal, meio ambiente e conservação de espécies, que foi a mortandade de botos em Tefé, em 2023 e 2024. Não podemos deixar que isso se repita. Essa comissão será muito importante para evitarmos situações como essa em nossa região”, finalizou.
Texto: Saadya Jezine (assessoria de imprensa do parlamentar)
Aldenor Lima é eleito presidente da Comissão de Defesa dos Direitos das Pessoas com Deficiência Câmara Municipal de Manaus.