A procuradora especial da Mulher da Assembleia Legislativa do Estado do Amazonas (Aleam), deputada Alessandra Campelo (Podemos), destacou nesta terça-feira (05/08) as ações da Casa durante o “Agosto Lilás”, mês de conscientização e mobilização sobre a violência contra a mulher e a importância da igualdade de gênero.
A Procuradoria Especial da Mulher é um dos órgãos da REDE de proteção engajados na campanha Agosto Lilás. Segundo a deputada, a cor lilás é usada como símbolo da luta contra a violência e o feminicídio, além de promover a conscientização sobre os direitos das mulheres.
Alessandra Campelo destacou os dois atos simbólicos iniciais da campanha deste ano: o acendimento das luzes alusivas ao Agosto Lilás no Teatro Amazonas, na sexta-feira (01/08), e na Aleam, na segunda-feira (04/08).
“O Agosto Lilás é uma campanha intensa, que envolve os governos estadual e federal, prefeituras, entidades não governamentais, a Procuradoria da Mulher, a Assembleia Legislativa, câmaras municipais, ou seja, é uma conjunção de esforços para que possamos combater os casos de violência contra a mulher”, explicou Alessandra.
De acordo com Campelo, a Procuradoria da Mulher tem promovido ações de conscientização junto à nova geração nos bairros e comunidades de Manaus. A deputada informou que o órgão iniciou um ciclo de palestras na segunda-feira (04/08), atividade que prossegue ao longo do mês em equipamentos públicos, como centros de convivência da família, escolas municipais e estaduais, além das unidades do restaurante popular Prato Cheio.
“Nesta edição do Agosto Lilás, estamos levando palestras a diversos locais com o objetivo de conscientizar a população sobre a importância da denúncia. É um trabalho de prevenção que estamos fazendo nas escolas, com crianças, adolescentes e jovens, para que possamos formar uma nova geração, diferente do que vemos hoje”, ressaltou a deputada.
Operação Shamar
Alessandra Campelo também destacou a participação da Procuradoria da Mulher da Aleam na Operação Shamar, uma ação nacional do Ministério da justiça e Segurança Pública (MJSP) realizada dentro da campanha Agosto Lilás.
A Operação Shamar tem como objetivo combater a violência doméstica e familiar contra a mulher, além de prevenir o feminicídio em todo o território brasileiro. A ação é desenvolvida em parceria com os governos estaduais, por meio das Polícias Civil e Militar, e envolve quatro eixos fundamentais: prisões e medidas protetivas; atendimento às vítimas; campanhas educativas; e operações integradas.
Ligue 180
O Ligue 180 é o canal oficial do Governo Federal para denúncias de violência contra a mulher no Brasil. Gratuito, sigiloso e disponível 24 horas por dia, o serviço realiza acolhimento, orientação e os encaminhamentos necessários para garantir a proteção das vítimas.
Também PODE ser acionado via WhatsApp pelo número (61) 9610-0180.
No Amazonas, denúncias sobre violência doméstica e violações de direitos das mulheres também podem ser feitas à Procuradoria da Mulher da Aleam, pelo WhatsApp (92) 99400-0093.
O sigilo do denunciante é garantido, e o órgão oferece atendimento psicossocial e jurídico às vítimas e suas famílias.