O estudante Kevem Miller Oliveira da Silva, de 11 anos, aluno do 5º ano do ensino fundamental da escola municipal Joana Vieira, da Prefeitura de Manaus, localizada no quilômetro 32, do ramal Água Branca 1, na rodovia AM-010, conquistou uma vaga na fase nacional da Olimpíada Brasileira de Informática (OBI). A competição acontecerá entre os dias 20 e 27 de setembro.
A OBI tem como objetivo despertar nos alunos o interesse pela ciência da computação, promovendo desafios que envolvem raciocínio lógico, criatividade e uma saudável dose de competição. O evento é coordenado pelo Instituto de Computação da Universidade Estadual de Campinas (Unicamp) e está estruturado em duas modalidades: Iniciação e Programação. Em todas as etapas e níveis, os alunos competem de forma individual.
Podem participar estudantes de escolas regulares do ensino básico, além de alunos do 4º ano do ensino técnico e calouros do ensino superior, desde que estejam no primeiro ano do curso durante a realização da prova da fase local.
Para o professor e coordenador do telecentro da escola municipal Joana Vieira, gerenciada pela Secretaria Municipal de educação (Semed), Eumar Nascimento, a conquista de Kevem é motivo de orgulho coletivo.
“Esse resultado é motivo de muita satisfação para todos nós da escola. O mérito é do Kevem, mas também representa o compromisso da nossa instituição em incentivar uma educação de qualidade. É um marco na história da escola e demonstra que, mesmo em uma unidade pública da zona rural, os estudantes têm talentos e podem alcançar grandes resultados”, ressaltou.
No Amazonas, as provas da OBI acontecem no Instituto de Computação da Universidade Federal do Amazonas (Icomp/UFAM), localizado no bairro Coroado, zona leste de Manaus.
Apesar da pouca idade e da estreia em uma competição desse porte, Kevem demonstra confiança e entusiasmo.
“Eu estou feliz por ter conseguido passar para esta fase e, com isso, poder representar a minha escola. Minha expectativa é trazer o título para a área rural de Manaus”, disse.
— — —
Texto – Emerson Santos/Semed
Foto – Divulgação/Semed