Ao usar este site, você concorda com a Política de Privacidade e os Termos de Uso.
Accept
Manaus Atual
Facebook Like
Twitter Follow
Instagram Follow
Manaus AtualManaus Atual
Pesquisar
  • Principal
Follow US
© Foxiz News Network. Ruby Design Company. All Rights Reserved.
Amazonas

Alunos da rede estadual de ensino apresentam projetos na 4ª Feira Amazonense de Matemática

5 de novembro de 2024
Compartilhar

Etapa estadual da feira contou com a participação de alunos e professores de 11 municípios do Amazonas, além da capital.

FOTO: Euzivaldo Queiroz / Secretaria de Estado de Educação e Desporto Escolar – Fotos da gestora com alunos egressos/ Arquivo Pessoal

Alunos e professores de escolas estaduais de 11 municípios do Amazonas e da capital, com o objetivo de mostrar a aplicação da matemática no dia a dia, estão participando da 4ª Feira Amazonense de Matemática (FAM). A feira, que iniciou na última segunda-feira (04/11) e segue até esta quarta-feira (06/11), acontece no Centro de Convenções Vasco Vasques, localizado no bairro Dom Pedro, zona centro-oeste de Manaus.

A 4ª FAM reúne educadores e alunos de todo o Amazonas, e é realizada por meio de parceria entre a Secretaria de Estado de Educação e Desporto Escolar, a Universidade Federal do Amazonas (Ufam) e a Universidade Estadual do Amazonas (UEA).

O tema da feira em 2024, “Matemática Aplicada e/ou inter-relações com outras disciplinas”, possibilitou aos alunos a apresentação de projetos com temáticas variadas. Nesta terça-feira, durante o segundo dia do evento, a secretária de estado de Educação e Desporto Escolar, Arlete Mendonça, visitou a feira e assistiu à apresentação dos alunos da rede estadual. Na ocasião, a secretária destacou a importância do trabalho em conjunto para a realização de eventos como esse.

“Esses momentos oportunizam os estudantes a chegar a outros lugares, evidenciando os trabalhos e projetos que são realizados. A educação, de fato, transforma as nossas vidas”, declarou a secretária durante o discurso de abertura do evento.

Para o organizador da feira, Francisco Feitosa, o espaço também é importante para que os professores possam mostrar os trabalhos que são desenvolvidos dentro da sala de aula e se sintam valorizados como profissionais.

“Muita gente pensa que a matemática é sempre ensinada do mesmo modo, do modo tradicional, e aí os professores demonstram que não. A gente tem professores aqui de Manaus, da zona rural, do interior, fazendo belíssimos trabalhos, desenvolvendo excelentes projetos com os seus alunos, e, de fato, ensinando Matemática”, afirmou o professor.

Olhar o mundo por meio da Matemática

FOTO: Euzivaldo Queiroz / Secretaria de Estado de Educação e Desporto Escolar – Fotos da gestora com alunos egressos/ Arquivo Pessoal

Os alunos Manuelly Lima e Davi Oliveira, do 8º e 9º ano da Escola Estadual (EE) Cecília Carneiro de Oliveira, localizada no município de Iranduba (distante a 27km de Manaus), apresentaram o projeto “Plano Cartesiano de tecido aplicado no ensino de coordenadas geográficas”, trabalho interdisciplinar entre as professoras de Matemática e Geografia da escola.

Para a diretora da unidade escolar, Luciane Gonçalves, a oportunidade de apresentar o resultado do projeto em outra cidade traz aos alunos maior disciplina e estímulo no campo emocional e psicológico.

“Acaba sendo uma forma lúdica de fazer o aluno entender não só a Matemática, descrita como um bicho de sete cabeças, mas também a Geografia, e eles acabam entendendo de uma forma bem mais fácil”, comentou a diretora.

Para a aluna Manuelly Lima, o sentimento de representar a escola na etapa estadual é de felicidade e aprendizado.

“A gente implementou o plano cartesiano da Geografia com os números positivos e negativos, e percebeu o quanto a matemática e as coordenadas geográficas estão presentes no nosso dia a dia, e a gente não faz nem ideia”, afirmou a estudante.

Educação inclusiva

FOTOS: Euzivaldo Queiroz / Secretaria de Estado de Educação e Desporto Escolar – Fotos da gestora com alunos egressos/ Arquivo PessoalOs alunos Joelma Amorim e Enderson Bruno, da educação especial da EE Manuel Antônio de Souza, apresentaram o projeto “Jogos Educativos: Mapeando com a Matemática”, que tem como objetivo estimular o estudo interdisciplinar da Matemática, Geografia, Língua Portuguesa e o ensino de Libras, de maneira lúdica e interativa.

As professoras orientadoras trabalham em um mapa do Brasil, com operações matemáticas a serem realizadas representando cada estado, e, a partir do resultado, os alunos podem ganhar pontos extras caso consigam responder corretamente o nome da capital do estado.

O aluno Enderson Bruno foi o responsável pela apresentação em Libras durante a feira, e destacou o sucesso da atividade.

“Eu consegui aprender bastante relacionando a Matemática com a Geografia e várias outras disciplinas, então eu estou me sentindo muito feliz”, celebrou o jovem.

Receba as últimas notícias de "Manaus Atual" diretamente na sua caixa de entrada.
Powered by follow.it
Assuntos Agência Amazonas, Governo do Amazonas, Governo Wilson Lima, SECOM
Compartilhar este artigo
Facebook Twitter Email Copy Link Print
Painel Informe Manaus de Satisfação: Gostou da matéria?
Love0
Angry0
Wink0
Happy0
Dead0

Você pode gostar também

Amazonas

SSP-AM e Ipem assinam Acordo de Cooperação Técnica do Sistema de Gestão da Qualidade

1 de julho de 2025
Amazonas

Ciama entrega a prefeitura do município de Silves o projeto arquitetônico do Mirante do Cristo

1 de julho de 2025
Amazonas

Governo do Amazonas recebe propostas para edital de apoio à realização de eventos científicos e tecnológicos no estado

1 de julho de 2025
Amazonas

Prato Cheio, da Seas, promove oficinas sobre higienização de alimentos e palestras sobre saúde e cidadania em julho

1 de julho de 2025
Amazonas

Governo do Amazonas entrega 60 mil alevinos para piscicultores de Iranduba

1 de julho de 2025
Amazonas

Secretaria de Educação abre edital para submissão de Procedimentos de Manifestação de Interesse

1 de julho de 2025
  • Fale Conosco
  • Termo de Uso
  • Sobre o Site

Siga-nos

Portal Manaus Atual