Ao usar este site, você concorda com a Política de Privacidade e os Termos de Uso.
Accept
Manaus Atual
Facebook Like
Twitter Follow
Instagram Follow
Manaus AtualManaus Atual
Pesquisar
  • Principal
Follow US
© Foxiz News Network. Ruby Design Company. All Rights Reserved.
Amazonas

Alunos da rede estadual do Amazonas se preparam para representar o Brasil em Olimpíada Internacional de Matemática

14 de fevereiro de 2025
Compartilhar

Competição acontece em Bangkok, na Tailândia, de 22 a 26 de fevereiro

FOTO: Divulgação / Secretaria de Estado de Educação e Desporto Escolar

Com o apoio do Governo do Amazonas, onze alunos da rede estadual do Amazonas e quatros professores integrarão a delegação brasileira que irá competir na Olimpíada Internacional de Matemática – Internacional Talent Mathematics Contest (ITMC) 2025, que ocorrerá de 22 a 26 de fevereiro de 2025, em Bangkok, Tailândia.

Oito dos estudantes são alunos do Centro Educacional de Tempo Integral (CETI) Marcantonio Vilaça II (CMPM II), localizado no bairro Cidade Nova, zona norte de Manaus; enquanto três são alunos da Escola Estadual (EE) Ten. Coronel Cândido José Mariano (CMPM V), localizada no bairro Flores, zona centro-sul de Manaus.

Os alunos do CETI Marcantonio Vilaça II foram selecionados por terem conquistado medalha de ouro na etapa regional, e medalha de prata na edição nacional da Olimpíada Internacional Matemática sem Fronteiras 2024. Desde novembro os estudantes olímpicos vêm se preparando com o auxílio de material didático disponibilizado pelos professores.

“Os treinamentos acontecem de segunda a sexta na própria escola, e também fazemos aulas online para tirar as dúvidas com esses alunos”, afirmou o professor Wellington Morais, do Ceti Marcantonio Vilaça II, que acompanha os estudantes durante essa etapa.

Já os alunos do CMPM V receberam medalha de bronze na Olimpíada Internacional Matemática sem Fronteiras, por isso foram convidados a compor a delegação brasileira.

Novas experiências

A participação dos amazonenses na ITMC simboliza intercâmbio acadêmico e cultural, contribuindo para inspirar outros estudantes a perseguirem a excelência. Destinada para alunos do 2º ano do Ensino Fundamental até a 3ª série do Ensino Médio de escolas públicas e privadas, a olimpíada avalia individualmente os conhecimentos matemáticos dos estudantes da Educação Básica.

Na competição, os estudantes passarão por uma prova de Matemática em língua inglesa, específica para cada série, sem direito a consulta a dicionário ou a tradutor. Ao todo serão 29 questões e mais um problema extra com a duração máxima de 90 minutos para resolução da prova.

“É um turbilhão de aprendizados e desafios, onde a cada etapa você sente que está superando seus próprios limites junto com outros jovens da matemática”, declarou o aluno do Marcantonio Vilaça II, Imael Abner Fonseca.

Na Escola Estadual Ten. Coronel Cândido José Mariano (CMPM V), os professores elaboraram um plano de estudos para os alunos com apostilas e aulas virtuais, garantindo o acompanhamento contínuo durante a preparação para a olimpíada. O aluno McLean Queiroz, da 3ª série do Ensino Médio, irá participar da competição pelo segundo ano seguido.

“Tive a oportunidade de competir no ano passado, e foi uma experiência inesquecível, desafiante, inspiradora e cheia de aprendizados. Agora sabendo o que me espera a empolgação é ainda maior”, afirmou o aluno.

Receba as últimas notícias de "Manaus Atual" diretamente na sua caixa de entrada.
Powered by follow.it
Assuntos Agência Amazonas, Capa, Governo do Amazonas, Governo Wilson Lima, SECOM
Compartilhar este artigo
Facebook Twitter Email Copy Link Print
Painel Informe Manaus de Satisfação: Gostou da matéria?
Love0
Angry0
Wink0
Happy0
Dead0

Você pode gostar também

Amazonas

Procon Amazonas identifica descontos indevidos do INSS e alerta consumidores sobre ressarcimento

12 de maio de 2025

Sine Amazonas divulga 248 vagas de emprego para esta terça-feira

12 de maio de 2025
Amazonas

Regularização de imóvel: ‘Já são 16 anos de espera e esse momento finalmente chegou’ diz moradora do Conjunto Cidadão XII

12 de maio de 2025
Amazonas

Secretaria de Educação abre inscrições para 1ª mobilização do Provão Eletrônico no interior do Amazonas em 2025

12 de maio de 2025
Amazonas

Idam realiza ações de Associativismo e Cooperativismo em Anamã e Rio Preto da Eva

12 de maio de 2025
Amazonas

Idam anuncia mutirões de retificação do Cadastro Ambiental Rural para o segundo semestre

12 de maio de 2025
  • Fale Conosco
  • Termo de Uso
  • Sobre o Site

Siga-nos

Portal Manaus Atual