Estratégias conjuntas priorizam prevenção, diagnóstico e tratamento de pacientes que vivem com HIV/AIDS
FOTOS: Maíra Pessoa/ FVS-RCPCom foco no fortalecimento das ações de prevenção, diagnóstico precoce e tratamento das pessoas que vivem com HIV/Aids, a Fundação de Vigilância em saúde do Amazonas – Dra. Rosemary Costa Pinto (FVS-RCP) participou, nos dias 27 e 28 de agosto, dos encontros da Comissão Intergestores Regional (CIR) da Região de saúde de Manaus, Entorno e Alto Rio Negro, e da CIR do Médio Amazonas.
Além da FVS-RCP, que integra a REDE estadual de saúde e coordena o Programa Estadual de HIV/Aids e outras Infecções Sexualmente Transmissíveis (IST), o encontro reuniu gestores e técnicos de saúde para alinhar estratégias conjuntas que ampliem o acesso da população aos serviços, assegurando cuidado integral e continuidade do tratamento.
Na programação dos encontros, a FVS-RCP apresentou o cenário epidemiológico do HIV/Aids no Estado e conduziu discussões sobre medidas prioritárias, como o fortalecimento da REDE de testagem rápida, a descentralização do atendimento e a integração das ações de vigilância e assistência.
A diretora-presidente da FVS-RCP, Tatyana Amorim, destacou que a participação da Fundação na CIR representa um avanço no compromisso coletivo de reduzir vulnerabilidades, enfrentar o estigma e promover a qualidade de vida das pessoas vivendo com HIV/Aids.
“A FVS-RCP mantém, de forma planejada e estratégica, tratativas com diferentes eixos de atenção à saúde para ampliar, sobretudo, o diagnóstico precoce e o tratamento oportuno para quem mais precisa”, afirmou a diretora-presidente.
Durante as reuniões, o diretor de Vigilância Epidemiológica da FVS-RCP, Alexsandro Melo, reforçou ao colegiado a importância da ampla divulgação, entre os profissionais da ponta, das estratégias de prevenção e tratamento disponíveis no SUS, como a primeira prescrição da Terapia Antirretroviral (TARV), a Profilaxia Pré-Exposição (PrEP) e Profilaxia Pós-Exposição (PEP).
“O Amazonas foi o segundo estado do país a permitir que, além dos médicos, os enfermeiros também possam prescrever os medicamentos, ampliando o acesso da população ao tratamento”, ressaltou Alexsandro Melo.
Avanço no Enfrentamento da AIDS
De forma integrada entre o Ministério da saúde, a FVS-RCP e os municípios polos das regionais de saúde, foi implantado o diagnóstico de Carga Viral pré-TARV e a contagem de LT-CD4+ nos polos de Coari, Humaitá, Itacoatiara, Parintins, São Gabriel da Cachoeira, Tabatinga e Tefé.
O diagnóstico da carga viral possibilita a realização de exames de forma mais rápida e próxima, evitando o deslocamento até Manaus e oportunizando maior agilidade no início do tratamento.
Comissão Intergestores Regional (CIR)
A Comissão Intergestores Regional (CIR) é um espaço permanente do Sistema Único de saúde (SUS) onde gestores municipais e estaduais se reúnem para planejar e organizar os serviços de saúde em cada região.
No Amazonas, as CIR estão distribuídas nas seguintes regiões de saúde: Alto Solimões, Médio Amazonas, Rio Negro e Solimões, Manaus, Entorno e Alto Rio Negro, Baixo Amazonas, Purus, Triângulo, Rio Madeira e Juruá.
As reuniões seguem acontecendo em setembro, conforme a agenda programada de cada regional.
O post Amazonas fortalece combate à HIV/Aids durante encontros da Comissão Intergestores Regional apareceu primeiro em Agência Amazonas de Notícias.