Ao usar este site, você concorda com a Política de Privacidade e os Termos de Uso.
Accept
Manaus Atual
Facebook Like
Twitter Follow
Instagram Follow
Manaus AtualManaus Atual
Pesquisar
  • Principal
Follow US
© Foxiz News Network. Ruby Design Company. All Rights Reserved.
Amazonas

Amazonas realiza 5ª Conferência Estadual do Meio Ambiente a partir desta quarta-feira

11 de março de 2025
Compartilhar

Evento avaliará mais de 300 propostas de projetos e políticas para sustentabilidade e conservação ambiental no país

Foto: Noir Miranda/Sema

O Estado do Amazonas realiza, a partir desta quarta-feira (12/03), a sua 5ª Conferência Estadual do Meio Ambiente (Cema). O evento acontece simultaneamente em diversos estados, com o objetivo principal de debater propostas que possam influenciar legislações, programas governamentais e políticas públicas voltados à sustentabilidade e à conservação ambiental.

A Conferência do Amazonas é promovida por meio da Secretaria de Estado do Meio Ambiente (Sema), e vai ocorrer no Tribunal de Contas do Estado do Amazonas (TCE-AM), avenida Efigênio Salles, 1155 – Aleixo, zona centro-sul de Manaus, até a sexta-feira (14/03). Durante o encontro serão avaliadas 325 propostas, que foram construídas durante as conferências Municipais, Livres e Intermunicipais, realizadas entre janeiro e fevereiro deste ano.

Do total de proposituras, apenas 20 serão selecionadas e levadas para apresentação na 5ª Conferência Nacional do Meio Ambiente (CNMA), que vai ocorrer de 6 a 9 de maio, em Brasília. Nesta etapa, as propostas do Amazonas serão somadas às iniciativas de outros estados, que também realizam suas próprias conferências.

“As Conferências ocorrem de forma periódica, com o objetivo principal de reunir propostas para formular novas diretrizes da Política Nacional de Meio Ambiente. Dessa forma, conforme as etapas vão avançando, as propostas vão sendo filtradas, até que o Estado consiga reunir as 20 melhores ideias para levá-las à etapa nacional”, explicou o secretário de Estado do Meio Ambiente, Eduardo Taveira.

As propostas a serem discutidas a partir desta quarta-feira (12/03) foram elaboradas com a participação da sociedade civil, setor privado e instituições governamentais. Um dos focos do evento do Amazonas será garantir a representatividade local na fase nacional da Conferência, segundo frisa Taveira.

“Essa conferência reunirá autoridades e profissionais de destaque para discutir temas ambientais cruciais para todo o Brasil, como bioeconomia, transição energética e valorização de áreas protegidas. Nosso objetivo é garantir que a pauta estadual esteja bem representada na Conferência Nacional, que é a próxima etapa, onde as decisões tomadas poderão influenciar políticas e projetos em âmbito federal”, declarou.

Eixos temáticos

Antes da Conferência Estadual, as conferências municipais, intermunicipais e livres tiveram como objetivo incentivar a ampla participação da população na construção de propostas para enfrentar os desafios climáticos, além de eleger delegados e delegadas para representar os municípios na etapa estadual.

Cada proposta apresentada nessas etapas reflete as prioridades e desafios do estado em cinco eixos temáticos: mitigação; adaptação e preparação para desastres; justiça climática; transformação ecológica e governança e educação ambiental.

Eixo 1: Mitigação

Para este eixo, foram priorizadas ações voltadas à recuperação ambiental, à redução de emissões de carbono, à melhoria da qualidade da água e do ar, além do fortalecimento da sustentabilidade e da qualidade de vida nas comunidades locais.

As propostas também incluem ações para transição energética, controle do desmatamento, incentivo a modelos sustentáveis de agricultura, projetos de reflorestamento, proteção de áreas verdes, bem como a capacitação de povos tradicionais para gestão de projetos de créditos de carbono.

Eixo 2: Adaptação e preparação para desastres

Fundos de emergência e proteção para financiar planos de recuperação rápida e sustentável estão entre as pautas do Amazonas. Foram também abordadas propostas de preparo para a estiagem, como construção de poços e melhora dos sistemas de abastecimento locais.

Programas de assistência a vítimas de desastres, incentivo à cobertura vegetal e ampliação de investimentos na estrutura governamental para o eixo também foram citados nas propostas.

Justiça climática

Neste eixo, foram selecionadas propostas de geração de renda para comunidades sustentáveis, a partir da valorização de produtos da sociobiodiversidade, com o objetivo de criar mecanismos de compensação que direcionem recursos a comunidades mais vulneráveis às mudanças climáticas. Além disso, as propostas visam garantir que estas comunidades participem efetivamente das tomadas de decisão relacionadas.

Transformação ecológica

A transformação ecológica refere-se a mudanças profundas e sistêmicas em economias e sociedades para promover o desenvolvimento sustentável. Incentivo à agroecologia, a sistemas agroflorestais e tecnologias de manejo do solo, para fortalecer a agricultura familiar e a economia local são o foco das propostas do eixo. Também estão pautados o reflorestamento estratégico das cidades, o incentivo ao uso de energias renováveis, reciclagem sistematizada e outros.

Governança e Educação Ambiental

Entre as propostas a serem debatidas estão a inclusão da Educação Ambiental na grade curricular da educação básica à superior, com a integração de saberes tradicionais. Ampliar os mecanismos de captação de recursos para a agenda ambiental também estão entre as pautas.

Sobre a 5ª CNMA

Com o tema “Emergência Climática: O Desafio da Transformação Ecológica”, a 5ª CNMA é organizada pelo Ministério do Meio Ambiente e Mudança do Clima (MMA). No Amazonas, a agenda é conduzida pela Secretaria de Estado do Meio Ambiente (Sema).

A etapa estadual é realizada com o apoio do Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama), do Centro Gestor e Operacional do Sistema de Proteção da Amazônia (Censipam), Serviço Geológico do Brasil (SGB), da Universidade Federal do Amazonas (Ifam), Instituto Federal do Amazonas (Ifam) e da Universidade do Estado do Amazonas (UEA).

A agenda também tem como parceiros o TCE-AM e a Escola de Contas Públicas do Tribunal, a Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa), o Sebrae, o Instituto Nacional de Pesquisas da Amazônia (Inpa) e a Federação das Indústrias do Estado do Amazonas (Fieam).

Receba as últimas notícias de "Manaus Atual" diretamente na sua caixa de entrada.
Powered by follow.it
Assuntos Agência Amazonas, Governo do Amazonas, Governo Wilson Lima, SECOM
Compartilhar este artigo
Facebook Twitter Email Copy Link Print
Painel Informe Manaus de Satisfação: Gostou da matéria?
Love0
Angry0
Wink0
Happy0
Dead0

Você pode gostar também

Amazonas

Sine Amazonas divulga 236 vagas de emprego para esta sexta-feira

8 de maio de 2025
Amazonas

Secretaria de Educação destaca apoio a estudantes da rede estadual que vão participar da Olimpíada de Matemática no Japão

8 de maio de 2025
Amazonas

Prato Cheio promove palestras sobre saúde e combate à violência infantil

8 de maio de 2025
Amazonas

Governo do Amazonas promove 4ª edição Bazar das Mulheres Empreendedoras do Prosamin+

8 de maio de 2025
Amazonas

Foco na ZFM: Sefaz reúne setor produtivo e discute nova etapa da reforma tributária

8 de maio de 2025
Amazonas

Governo do Amazonas divulga boletim sobre a cheia no estado, nesta quinta-feira (08/05)

8 de maio de 2025
  • Fale Conosco
  • Termo de Uso
  • Sobre o Site

Siga-nos

Portal Manaus Atual