LIRAa proporciona indicadores de circulação do Aedes aegypti
FOTOS: Divulgação/FVS-RCPOs municípios do Amazonas realizam o quarto Levantamento Rápido de Índices para Aedes aegypti (LIRAa) neste mês de novembro. A Fundação de Vigilância em Saúde do Amazonas – Dra. Rosemary Costa Pinto (FVS-RCP), da Secretaria de Estado de Saúde (SES-AM), destaca que o objetivo é nortear as ações de prevenção ao mosquito, transmissor de arboviroses, como dengue, zika e chikungunya.
O LIRAa é realizado pelas equipes de vigilância em saúde municipais e proporciona a obtenção de indicadores entomológicos, permitindo compreensão da circulação do Aedes aegypti no estado. A partir do levantamento é realizada a classificação de risco que guia as ações de controle de mosquito.
“O levantamento é uma importante ferramenta para identificar potenciais criadouros, como recipientes com água parada, que podem servir de locais para a reprodução do mosquito. Contamos com a ação das vigilâncias municipais tanto na coleta de informações, como nas ações de mobilização social para prevenção”, destaca a diretora-presidente da FVS-RCP, Tatyana Amorim.
A partir do LIRAa, é possível realizar a delimitação eficaz das áreas de risco entomológico. “O LIRAa fornece informações detalhadas sobre percentual de imóveis com a presença de larvas do mosquito e porcentagem de depósitos com larvas”, acrescenta o diretor de vigilância ambiental da FVS-RCP, Elder Figueira.
Todos os 62 municípios do Amazonas devem realizar, anualmente, os quatro ciclos de LIRAa, de modo amostral. Trinta e sete dos municípios do Amazonas agendaram a realização do levantamento para as duas primeiras semanas do mês de novembro.