O trabalho de acompanhamento visa orientar, fortalecer e apoiar os 62 municípios na execução das políticas públicas de assistência social
Foto: Divulgação/SEAS
A Secretaria de Estado da assistência social e Combate à fome (SEAS) alcançou 22 municípios amazonenses, presencialmente, em 2025, com o apoio técnico realizado todos os anos para capacitar gestores e técnicos que atuam na REDE do Sistema Único de assistência social (Suas), na implementação das políticas públicas.
O trabalho é um acompanhamento especializado feito por profissionais da secretaria para orientar, fortalecer e apoiar os municípios na execução das políticas públicas de assistência social. PODE acontecer por visitas técnicas, reuniões, capacitações, entre outras ações.
Esse apoio técnico é realizado também de forma não presencial aos 62 municípios do estado, sistematicamente, através reuniões on-line, videoconferência, e-mail, WhatsApp, ligação telefônica, assim como, recebendo os técnicos dos municípios no próprio órgão.
O objetivo é garantir apoio qualificado à gestão municipal de assistência social, realizando o monitoramento e a avaliação das metas de pactuação nacional e de indicadores de gestão, bem como, o aprimoramento da gestão e a continuidade das ações, dos programas, projetos, benefícios e serviços socioasssitenciais.
Além disso, também visa ajudar na organização dos serviços (CRAS, CREAS, etc.), orientar o uso correto dos recursos federais, apoiar o planejamento e monitoramento das ações, capacitar equipes municipais, esclarecer dúvidas sobre normas e procedimentos.
Responsável pelo Departamento de Gestão do Suas, a psicóloga Karla Marques, explica que o apoio técnico aos municípios é feito de forma conjunta por vários departamentos da SEAS, cada um atendendo de acordo com suas especificidades. Juntos, os setores se mobilizam no acompanhamento da gestão do Suas no estado como um todo, tornando a assistência social cada vez mais forte no Amazonas.
Fotos: Divulgação/SEAS“Trabalhamos as unidades, os equipamentos, as secretarias de assistência, Conselho Municipal, orientando, verificando se os municípios estão trabalhando dentro das legislações, das tipicações, para que eles possam atuar dentro da política de assistência do Suas”, destacou.
Além do Departamento de Gestão do Suas (DGSUAS), fazem parte desse trabalho nos municípios o Departamento de proteção social básica (DPSB), Departamento de proteção social especial (DPSE), a Secretaria Executiva Adjunta de Segurança Alimentar e Nutricional (Seasan), Programa Primeira Infância no Suas/Criança Feliz, cadastro único e Bolsa Família, Conselho Estadual de assistência social (Ceas).
O post Apoio técnico da SEAS para gestores e técnicos alcança 22 municípios do Amazonas apareceu primeiro em Agência Amazonas de Notícias.