Ao usar este site, você concorda com a Política de Privacidade e os Termos de Uso.
Accept
Manaus Atual
Facebook Like
Twitter Follow
Instagram Follow
Manaus AtualManaus Atual
Pesquisar
  • Principal
Follow US
© Foxiz News Network. Ruby Design Company. All Rights Reserved.
Prefeitura de Manaus

Artigo sobre práticas e desafios da atenção à saúde mental da prefeitura em Manaus é publicado em revista da UFPE

6 de janeiro de 2025
Compartilhar

As práticas e os desafios vivenciados pelas equipes de atenção à saúde mental da Prefeitura de Manaus foram tema de um artigo publicado na “Revista de Enfermagem UFPE On-line”, periódico científico da área de Ciências da Saúde da Universidade Federal de Pernambuco (UFPE). O trabalho foi produzido pela servidora da Secretaria Municipal de Saúde (Semsa), mestre em Enfermagem em Saúde Pública pela Universidade do Estado do Amazonas (UEA), Andreia Fernandes de Oliveira.

O artigo de Andreia, elaborado em coautoria com Sonia Maria Lemos e Flávia Regina Souza Ramos, enfoca o trabalho dos profissionais da Semsa no matriciamento em saúde mental, metodologia que busca a atuação integrada das equipes de atenção primária e especializada. O estudo é fruto do Programa de Mestrado Profissional em Enfermagem em Saúde Pública da UEA, com o apoio da Escola de Saúde Pública (Esap) de Manaus.

Para Andreia, a publicação do artigo na revista da UFPE representa um avanço para a produção acadêmica do município e da região, dada a escassez de textos sobre o tema produzidos no Norte, bem como fonte de orgulho como pesquisadora e servidora da saúde municipal. “Hoje podemos destacar o avanço no mundo acadêmico em Manaus com essa publicação”, pontua.

A pesquisadora se diz grata por contribuir com o serviço de saúde por meio do estudo, que aponta medidas necessárias para favorecer e fomentar práticas na saúde mental, com ênfase na realidade da região. “Podemos ter orgulho de nossa cidade e de sermos servidores da Semsa, com comprometimento no mundo acadêmico. Aqui também produzimos ciência”, afirmou.

O artigo completo está disponível ao público em geral pelo endereço periodicos.ufpe.br/revistas/index.php/revistaenfermagem/article/view/260991.

Entrevistas e temas

Andreia, que atua como enfermeira na Semsa desde 2015, relata que a proposta da pesquisa surgiu a partir de sua atuação no Centro de Atenção Psicossocial Benjamim Matias Fernandes (Caps Sul). Na unidade, ela verificou a grande demanda de atendimento pelos profissionais e a resistência de usuários e familiares ao matriciamento, por temor de desassistência e/ou da dificuldade de continuação do tratamento adequado na Atenção Primária à Saúde (APS).

“Também eram comuns relatos dos colegas profissionais de saúde da Atenção Especializada sobre a dificuldade do matriciamento como dispositivo de cuidados na Rede de Atenção Psicossocial (Raps)”, conta.

Para o estudo, a pesquisadora entrevistou 32 profissionais de saúde, inclusive gestores, atuantes nos Caps e em unidades básicas da rede municipal, ao longo de 2022, durante a pandemia de Covid-19. “Tivemos que tomar várias medidas preventivas para as entrevistas, que foram todas feitas presencialmente, e pude observar o imenso esforço dos profissionais para prestar assistência aos usuários, famílias e comunidade”, lembra.

As temáticas levantadas nos depoimentos, conforme Andreia, foram elencadas em várias categorias com foco no matriciamento em saúde mental, compreendendo vivências e reflexões, condições necessárias, obstáculos, facilitadores ou potencializadores, impactos vislumbrados e demandas tecnológicas para a aplicação da metodologia.

Os resultados obtidos no estudo, relata a pesquisadora, evidenciam a implementação do matriciamento como uma oportunidade para a efetivação da atenção integral à saúde, além de proporcionar oportunidades significativas de desenvolvimento de habilidades para todos os profissionais envolvidos.

“O desejo dos profissionais de saúde por melhorias na assistência prestada a pessoas em sofrimento psíquico coloca ainda a educação permanente em saúde como caminho a ser fomentado para a consolidação do matriciamento em saúde mental”, conclui Andreia.

— — — 

Texto – Jony Clay Borges/Semsa

Fotos – Divulgação/Semsa

Receba as últimas notícias de "Manaus Atual" diretamente na sua caixa de entrada.
Powered by follow.it
Compartilhar este artigo
Facebook Twitter Email Copy Link Print
Painel Informe Manaus de Satisfação: Gostou da matéria?
Love0
Angry0
Wink0
Happy0
Dead0

Você pode gostar também

Prefeitura de Manaus

Píer Manaus 355 e mirante Lúcia Almeida reafirmam papel estratégico como polos turísticos e culturais no centro histórico

30 de junho de 2025
Prefeitura de Manaus

Unidade de saúde L-30 passa a funcionar em novo endereço a partir desta segunda-feira

29 de junho de 2025
Prefeitura de Manaus

Prefeitura de Manaus informa locais de atendimento das unidades à saúde da mulher

29 de junho de 2025
Prefeitura de Manaus

Sine Manaus oferta 214 vagas de emprego nesta segunda–feira, 30/6

29 de junho de 2025
Prefeitura de Manaus

Prefeitura de Manaus e Sebrae-AM iniciam tratativas para acordo técnico sobre modelo de plano diretor para cidades da região metropolitana

27 de junho de 2025
Prefeitura de Manaus

Prefeitura ajusta semáforos com tempo de direita livre e melhora fluidez no trânsito no bairro Oswaldo Frota 

27 de junho de 2025
  • Fale Conosco
  • Termo de Uso
  • Sobre o Site

Siga-nos

Portal Manaus Atual