Ao usar este site, você concorda com a Política de Privacidade e os Termos de Uso.
Accept
Manaus Atual
Facebook Like
Twitter Follow
Instagram Follow
Manaus AtualManaus Atual
Pesquisar
  • Principal
Follow US
© Foxiz News Network. Ruby Design Company. All Rights Reserved.

Assembleia Legislativa apresenta Projetos de Lei voltados aos idosos e ao direito do consumidor

22 de agosto de 2024
Compartilhar

A Assembleia Legislativa do Amazonas (Aleam) recebeu um conjunto de propostas nesta quinta-feira (22/8) que começam a tramitar seguindo o rito de três dias em pauta. Ao todo, 32 matérias legislativas se encontram sob análise e, após a tramitação nas comissões técnicas, seguem para a inclusão na ordem do dia.

O deputado estadual Mário César Filho (UB) apresentou o Projeto de Lei (PL) nº 547 de 2024, que pretende conscientizar a sociedade amazonense sobre a importância da visitação a asilos, abrigos e instituições de longa permanência de idosos.

De acordo com as diretrizes estabelecidas, a campanha tem como principais objetivos conscientizar a população amazonense sobre a relevância das visitas aos idosos, promover a visitação como uma forma de melhorar o bem-estar e a saúde dos residentes, e apresentar à sociedade os diversos trabalhos desenvolvidos nas instituições de acolhimento de idosos no Estado.

“A visitação a essas instituições desempenha um papel fundamental na promoção da saúde e do bem-estar dos idosos, contribuindo para o fortalecimento de laços afetivos e para a melhoria da sua qualidade de vida. A interação com familiares, amigos e voluntários é uma forma de proporcionar momentos de alegria e de integração social, elementos essenciais para a saúde mental e emocional dos idosos”, justificou.

A campanha também pretende promover debates e disseminar informações sobre a importância do cuidado com os idosos, incentivando parcerias estratégicas com instituições da sociedade civil e órgãos governamentais.

Nesse sentido, poderão ser realizados eventos como palestras, cursos, congressos e reuniões, além da veiculação de peças publicitárias que ressaltam a importância do acolhimento, saúde e lazer para a terceira idade.

Cobranças indevidas

Em resposta a crescentes reclamações de consumidores, o deputado Mário César Filho apresentou o Projeto de Lei nº 550 de 2024, cujo principal objetivo é obrigar estabelecimentos comerciais a realizarem a devolução imediata de valores em casos de falhas ou problemas técnicos em transações realizadas por meio de maquininhas de cartão de crédito, débito ou Pix.

A medida visa proteger os direitos dos consumidores e garantir que não sofram prejuízos financeiros decorrentes de problemas nas transações.

“Recebemos diversas denúncias na Comissão de Defesa do Consumidor da Assembleia Legislativa (CDC-Aleam), relatando casos em que consumidores foram prejudicados por falhas nas maquininhas de pagamento, resultando em descontos indevidos e dificuldades para reaver os valores pagos. Esses relatos são preocupantes, pois evidenciam a vulnerabilidade do consumidor em situações em que o sistema de pagamento falha, deixando-o sem acesso imediato aos seus recursos financeiros”, explicou o parlamentar estadual.

A Lei também estabelece que o consumidor tem o direito de escolher entre concluir a compra ou exigir o estorno imediato do valor pago, independentemente de novas tentativas de realizar a transação com a mesma maquininha ou outro equipamento disponível. Essa flexibilidade garante que o cliente não seja forçado a seguir com a compra após enfrentar uma falha na transação.

PEC da Unale

Modificar os artigos nº 22 e nº 24 da Constituição Federal para descentralizar e ampliar competências em favor dos Estados e do Distrito Federal é o principal objetivo da Proposta de Resolução Legislativa (PRL) nº 50 de 2024, apresentada pelo deputado Adjuto Afonso (UB), com o intuito de apoiar a União Nacional dos Legisladores e Legislativos Estaduais (Unale), que está no primeiro dia de tramitação.

A justificativa para apresentação da Proposta de Emenda à Constituição (PEC) dada pela Unale é de que na prática restam poucas atribuições legislativas para o nível estadual da Federação, uma vez que a capacidade de autolegislação é um dos aspectos essenciais da autonomia política ostentada pelos entes federativos.

De acordo com Adjuto Afonso, para a apresentação da PEC, a Unale precisa que a maioria das 26 Assembleias Legislativas do Brasil, mais a Câmara Legislativa do Distrito Federal, apoiem a iniciativa.

“Hoje os deputados estaduais são apenas carimbadores de matérias do Executivo, propomos Leis que depois são vetadas por inconstitucionalidade. Queremos ter nossas prerrogativas como parlamentares estaduais devolvidas, como a autonomia para a criação de novos municípios, por exemplo”, explicou.

 

  

Receba as últimas notícias de "Manaus Atual" diretamente na sua caixa de entrada.
Powered by follow.it
Assuntos ALEAM, Assembleia Legislativa do Estado do Amazonas. Legislativo
Compartilhar este artigo
Facebook Twitter Email Copy Link Print
Painel Informe Manaus de Satisfação: Gostou da matéria?
Love0
Angry0
Wink0
Happy0
Dead0
  • Fale Conosco
  • Termo de Uso
  • Sobre o Site

Siga-nos

Portal Manaus Atual